October 12, 2004

Bênção pura!

.
Bonjour, chérie!

Olha, esta passagem está ardendo no meu coração desde sexta passada por isto queria compartilhar com vc. Talvez vc já conheça ou tenha ouvido falar. É uma história com muitos personagens e várias nuances que não devem ser ignoradas. Porém, gostaria de me concentrar em Naamã. Depois de ler, gostaria que vc lesse novamente os grifos que fiz.

2 Reis 5

Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

1. Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele.
2. Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã.
3. Um dia a menina disse à patroa: - Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença.
4. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito.
5. E o rei ordenou: - Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas.
6. A carta que ele levava dizia assim: "Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure."
7. Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: - Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga!
8. O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: - Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel!
9. Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu.
10. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
11. Mas Naamã ficou muito zangado e disse: - Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria!
12. Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo.
13. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: - Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?
14. Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.
15. Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse: - Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel.

Talvez vc conheça hoje alguém que seja como Naamã, um soldado valente que sofre de alguma doença física ou até na alma. Talvez esta pessoa tenha perdido as esperanças e não acredite em mais nada. Ou talvez tenha muitas idéias pré-concebidas e gostaria que as coisas fossem da maneira como ela imagina.

Eu queria fazer um desafio agora porque Naamã, apesar de ser comandante do exército da Síria, aceitou e ouviu o que os outros tinham para dizer. Ele deu atenção para o que a menina escrava disse. Ele ouviu seus empregados que insistiram para que ele mergulhasse no rio Jordão. Talvez o milagre tenha começado quando Naamã abriu os ouvidos e o coração para receber a cura, não como ele imaginava, mas como Deus apresentou.

Hoje eu me sinto como a menininha israelita, uma criança humilde que pode ser instrumento do Pai para abençoar outra pessoa. Porém um dia já fui como Naamã, alguém doente que achava que sabia demais, até mais do que o próprio Deus vivo. Quem me conhece sabe como eu era, o que eu passei e como estou. E sabe os milagres que eu e minha família vivemos (claro, ainda tem muita coisa para ser feita, mas acredito que “aquele que começou a boa obra vai terminar até a volta do nosso Senhor Jesus Cristo” - Fp 1: 6). Hoje, como Naamã, posso afirmar que no mundo inteiro não há outro Deus tão poderoso em glória - não porque ouvi falar - mas porque vivi na própria pele o que Ele pode fazer.

A partir de março a 1ª. Igreja Batista do Jardim das Imbuias vai abrir uma turma para o curso Introdução à Restauração da Alma. A igreja fica perto da Unisa de Santo Amaro (eu sei, eu sei... é meio longe para vc, mas o milagre de Naamã aconteceu no rio Jordão, lembra?). A notícia boa é que o pessoal do REVER (Restaurando Vidas e Equipando Restauradores) compactou o módulo em apenas 3 meses (março a maio) e estará ministrando aos domingos de manhã.

Se vc conhece alguém que pode ser abençoado, faça com a menina israelita, fale do curso. E se vc estiver como Naamã, vá lá. Tenho certeza de que Deus vai se mostrar como Ele é - ou seja, muito mais daquilo que vc pensa ou imagina (Ef 3: 20). Se vc precisar de outras informações, escreva para a coordenação do REVER no e-mail hildetedantas@uol.com.br.

A minha oração é para que vc seja surpreendido pelo amor cuidadoso de Deus como eu fui e que seja abençoado ricamente!

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração". (Jr 29: 11 a 13).

É promessa, ouse e tome posse!

Um abraço,

KT