April 04, 2005

Salmo 84 - o lugar da identidade

Sent: Monday, April 04, 2005
Chérie,

como foi de finde? Aproveitou o solzão? Dilíííííícia!

Bem, para variar eu corri feito uma louca, estou parecendo o coelho da Alice no País das Maravilhas (rs)!

Neste domingo fui à IBAB e foi TUDO DE BOM! Como sempre, a Palavra foi certeira (toda vez peço ao Pai uma Palavra especial para mim), o pr. Ariovaldo Ramos trouxe o Salmo 84 e falou sobre a importância de estarmos firmados no Pai, confiantes diante do Seu altar e com uma identidade bem clara para nós mesmos como filhos amados de Deus. Por que os passarinhos fazem ninho no tabernáculo? Porque é ali que eles encontram segurança (e com nós tem de ser a mesma coisa)!

Olha que lindo:

Salmo 84

1 Como é bom estar no teu templo, ó Senhor Todo-Poderoso!
2 Eu anseio, tenho um profundo desejo de entrar nos átrios da tua habitação. Todo o meu ser reclama a presença do Deus vivo!
3 Até mesmo os pardais e as andorinhas têm a felicidade de poder abrigar-se e fazerem o ninho, para si e para os filhotes, perto do teu altar, Senhor dos exércitos divinos, meu rei e meu Deus!
4 Felizes são os que têm o privilégio de habitar na tua casa cantando a ti louvores.
5 Felizes aqueles cuja força vem de ti, e que desejam, do coração, seguir nos teus caminhos.
6 Quando atravessarem o vale de lágrimas, farão dele um lugar de fontes, um lugar de poços cheios das chuvas das tuas bênçãos!
7 E assim irão, com forças constantemente renovadas, apresentar-se perante Deus, em Sião.
8 Ó Senhor, Deus dos exércitos do céu, escuta a minha oração! Inclina os teus ouvidos, ó Deus de Israel!
9 Ó Deus, nosso defensor, tem compaixão daquele que tu escolheste, que elegeste como rei.
10 Porque vale mais um dia passado no teu templo do que uma vida inteira noutro sítio qualquer, por muito bom que seja. Preferia ficar nem que fosse só à porta da morada do meu Deus, do que viver em palácios, onde haja maldade.
11 Porque o Senhor Deus é como um Sol, ele é a nossa proteção. Dá-nos a sua bondade, e quer honrar-nos. Não negará bem algum aos que andam na retidão.
12 Senhor dos exércitos celestiais, abençoados são os que confiam em ti!

Uma das coisas que achei mais bonitinha foi o pr. Ariovaldo falar que a pessoa que confia no Senhor é uma benção aonde quer que esteja (vide verso 6)! Olha, vou ver se pesquiso melhor esta passagem porque logo cedo ouvi um comentário sobre este mesmo salmo e, como não existe coincidência na vida dos filhos de Deus, alguma coisa Ele está querendo dizer para mim, né (depois te conto) rs!

Depois do culto, fui para casa, almocei e fui ao cinema ver Ray. É muito lindo, até chorei (porque tinha a ver com uma conversa que tive com uma pessoa no sábado + com uma parte da mensagem do pr. Ariovaldo + o filme). Tem uma parte do filme que mostra o envolvimento do Ray Charles com as drogas. Fala do passado triste e dá a entender que foi por isto que ele começou a usar heroína. Na conversa que tive no sábado, compartilhei sobre uma passagem onde Jesus fala que devemos deixar pai, mãe e irmãos se quisermos seguí-Lo. Sempre achei este texto forte, frio até. Tem gente que segue ao pé da letra, mas sempre tive convicção de que não era isto que Deus queria dizer. Se Ele é o próprio Amor, que amor é este que vc abandona seus próprios familiares? O verdadeiro sentido de abandonar pai, mãe e irmãos é vc perdoar o passado, esquecer as mágoas, uma palavra dura, o amor finito de seus pais (porque nenhum ser humano pode suprir o amor ilimitado que vc busca), brigas, disputas... o pr. Ariovaldo falou que muitas coisas que permeiam a nossa jornada vida afora são coisas que aconteceram qdo tínhamos 5, 6 anos de idade (qdo a nossa personalidade está em formação). E qtas vezes não carregamos uma rejeição, um sentimento de culpa qdo devíamos "deixar para trás" o passado? Tem um momento de nossa vida que precisamos ser irmãos de nossos pais - amarmos como Cristo amou - e não ficar exigindo determinado comportamento (ninguém tem controle sobre ninguém). O amor infinito que todo ser humano busca nunca vai ser encontrado em ninguém (pai, mãe ou em substitutos como namorado, marido etc.), mas no Senhor Jesus Cristo. Sobre o "deixar para trás" penso que muitas vezes repetimos os erros de nossos pais e carregamos suas histórias inconscientemente. É preciso deixar o passado no passado, nos tornarmos nova criatura (2 Co 5: 17) e passarmos a ser responsáveis por nossas próprias escolhas (Dt 30:19).

Bem, como sempre falei demais (rs)!

Chérie, queria que estivesse intercedendo por mim, esta semana vai ser punkérrima. Estou apreensiva e confesso que tem sido um aprendizado confiar no Pai (difícil para a "ansiosa de plantão" aqui).

Muito obrigada por ser meu suporte em oração! Saiba que tb tenho orado por vc e sei que testemunharemos muitas VITÓRIAS por meio dAquele que nos amou (Rm 8)!

Beijos com carinho e uma óTEMA semana,

KT