October 27, 2005

Estamos todos cegos? - episódio 3

Data: Thu, 27 Oct 2005
Chérie, tudo bem com vc?

Espero que o Pai esteja cobrindo vc por trás, diante, dos lados etc. (Sl 139) porque se Ele é por nós, quem será contra nós (Rm 8)?!

Bem, por aqui a casa tá caindo, amanhã estarei em Salvador então preciso adiantar uma série de coisas (tô parecendo o coelho de Alice no País das Maravilhas)...

Ontem participei de um estudo sobre João 9 (vc vai dizer: - e o Kiko? E o que é que eu tenho a ver com isto?) rs! Ora, tudo porque era sobre a cura de um cego de nascença! Não que vc seja cego (como eu hahaha), mas lembra que fiquei de contar as descobertas que estava fazendo?

A história é bem interessante, tem vários personagens: Jesus, o cego, os discípulos, os pais do cego, os fariseus... O que me marcou foi perceber que o único - além de Jesus, claro - que enxergava alguma coisa ali era o CEGO (muito medo nesta hora) rs!!! Leia e veja se vc tb concorda comigo.

De coração espero que o material abençoe vc como abençoou a minha vida!

Deixa eu ir nesta...

Beijão e até!

KT
João 9 - A cura de um cego de nascença
Objetivo dos milagres: que os homens creiam que Jesus é o Messias.


1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego.
2 Os seus discípulos perguntaram: - Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?
3 Jesus respondeu: - Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.
4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar.
5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.
6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego
7 e disse: - Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer "Aquele que Foi Enviado".) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.
8 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: - Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola?
9 - É! - diziam alguns. - Não, não é. Mas é parecido com ele! - afirmavam outros. Porém ele dizia: - Sou eu mesmo.
10 - Como é que agora você pode ver? - perguntaram.
11 Ele respondeu: - O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: "Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto." Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo.
12 - Onde está esse homem? - perguntaram. - Não sei! - respondeu ele.
13 Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego.
14 O dia em que Jesus havia feito lama e curado o homem da cegueira era um sábado.
15 Aí os fariseus também perguntaram como ele tinha sido curado. - Ele pôs lama nos meus olhos, eu lavei o rosto e agora estou vendo - respondeu o homem.
16 Alguns fariseus disseram: - O homem que fez isso não é de Deus porque não respeita a lei do sábado. E outros perguntaram: - Como pode um pecador fazer milagres tão grandes? E por causa disso houve divisão entre eles.
17 Então os fariseus tornaram a perguntar ao homem: - Você diz que ele curou você da cegueira. E o que é que você diz dele? - Ele é um profeta! - respondeu o homem.
18 Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele
19 e perguntaram: - Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo?
20 Os pais responderam: - Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.
21 Mas não sabemos como é que ele agora pode ver e não sabemos também quem foi que o curou. Ele é maior de idade; perguntem, e ele mesmo poderá explicar.
22 Os pais disseram isso porque estavam com medo, pois os líderes judeus tinham combinado expulsar da sinagoga quem afirmasse que Jesus era o Messias.
23 Foi por isso que os pais disseram: "Ele é maior de idade; perguntem a ele."
24 Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram: - Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador.
25 Ele respondeu: - Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!
26 - O que foi que ele fez a você? Como curou você da cegueira? - tornaram a perguntar.
27 O homem respondeu: - Eu já disse, e vocês não acreditaram. Por que querem ouvir isso outra vez? Por acaso vocês também querem ser seguidores dele?
28 Então eles o xingaram e disseram: - Você é que é seguidor dele! Nós somos seguidores de Moisés.
29 Sabemos que Deus falou com Moisés; mas este homem, nós nem mesmo sabemos de onde ele é.
30 Ele respondeu: - Que coisa esquisita! Vocês não sabem de onde ele é, mas ele me curou.
31 Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade.
32 Desde que o mundo existe, nunca se ouviu dizer que alguém tivesse curado um cego de nascença.
33 Se esse homem não fosse enviado por Deus, não teria podido fazer nada.
34 Eles disseram: - Você nasceu cheio de pecado e é você que quer nos ensinar? E o expulsaram da sinagoga.
35 Jesus ficou sabendo que tinham expulsado o homem da sinagoga. Foi procurá-lo e, quando o encontrou, perguntou: - Você crê no Filho do Homem?
36 Ele respondeu: - Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele?
37 Jesus disse: - Você já o viu! É ele que está falando com você!
38 - Eu creio, Senhor! - disse o homem. E se ajoelhou diante dele.
39 Então Jesus afirmou: - Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que vêem.
40 Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: - Será que isso quer dizer que nós também somos cegos?
41 - Se vocês fossem cegos, não teriam culpa! - respondeu Jesus. - Mas, como dizem que podem ver, então continuam tendo culpa.


Novo Testamento Comentado:

v. 3 – Jesus não negou que o homem era pecador mas nem por isto que merecia sofrer. Algumas lições parecem ser melhor aprendidas por meio do sofrimento do que pelo triunfo (um copo de água no palácio não tem a mesma importância do que um copo de água no deserto). Teísmo (Deus se importa) x Deísmo (Deus criou mas largou o mundo): Jesus quer que saibamos que tudo em nossa vida tem um propósito (Rm 8: 28) e que mesmo numa condição horrível (o cego não era um boneco) pode ser participante da glória de Deus.
v. 4 – cegueira (a noite impede de trabalhar, vc corre o risco de tropeçar e é nesta hora que aparecem os predadores). Durante o dia vc pode servir.
v. 5 – Jesus aparece para fornecer luz espiritual. Sem luz (sol) não pode haver vida
.v. 6 – saliva (transferência de energia de uma pessoa) cf Tácito e Suetônio (estudiosos romanos). Em Mc 8: 22-26 vemos outro caso de cura com saliva. No caso do lodo (saliva + poeira) foram elementos para exercer a fé do cego.
v. 7 – paralelo com Jesus (= Enviado). Cego de nascença voltou enxergando, porém não havia ainda conhecido o Messias.
v. 8 – olhar p/ o cego: Antes do milagre: “faça algo por mim”, vc tem alguma esmola?
Depois do milagre: é a evidência viva de que agora ele pode ver.
v. 9 – “um humilde que afirma em sua pp experiência, merece ser ouvido; mas o mais esperto dos homens que nega em sua ignorância não é digno de um minuto sequer de atenção”.
v. 10 – pergunta vital que mostra que os “cegos espirituais” jamais perceberam que Jesus era o Messias, que Deus podia se aproximar deles.
v. 11 – Jesus foi chamado de “homem” – sua missão não foi compreendida ainda; na maioria dos casos, a compreensão da realidade espiritual vem aos poucos, não é imediata. O mais bonitinho é saber que Deus tem paciência para nos ensinar a verdade.
v. 14 – causou diferença de opinião entre os fariseus.
v. 15 – cegueira e dureza de coração (quando o legalismo toma o lugar do amor).
v. 16 – nem sempre as provas fazem vc se render ao amor de Deus (nem as 10 pragas do Egito, nem as fontes de água do deserto, nem o maná muito menos as codornizes fizeram Israel se “converter”).
v. 17 – o cego teve mais visão: enxerga que Jesus é profeta em contraponto aos fariseus (teve coragem para reconhecer ao invés de se calar).
v. 18 – ceticismo: vontade de não crer (cuidado para não ser empecilho no seu caminhar)!
v. 19 – os fariseu quiseram debilitar o testemunho do filho deles abafando a tempestade que girava em torno do milagre.
vv. 20 e 21 – os pais foram astutos, porém não foram honestos. Reconheceram a identidade, mas não se envolveram. Faltou força para demonstrar gratidão além de não ficarem ao lado do filho.
v. 22 – significa muito mais do que se abster das reuniões pq colocava o indivíduo em péssima situação dentro de sua comunidade porque o centro social, educacional e religioso era justamente na sinagoga.
v. 23 – egoísmo que é a base da maioria das mentiras e desonestidades.
v. 24 – as evidências eram fortes demais, queriam forçar o cego a se contradizer.
v. 25 – mostra a distinção absoluta entre as trevas e a luz. Quem vê, não precisa de mais provas. Toda discussão e debate não convencem como a pp experiência (Jó 42: 5). E afinal, só o cego sabe pelo que ele mesmo passou...
v. 26 – parece interrogatório!
v. 27 – deve ter sido um tapa na cara para aqueles como Nicodemos que não assumiam publicamente sua fé como o cego.
v. 28 – tu x nós: antítese (eles preferiam ser discípulos de um servo – Moisés – do que do pp Deus encarnado)!
v. 30 – fariseus covardes, não abertos à verdade, acomodados: amar de verdade significa sinceridade, não ter preconceitos, estar aberto a mudanças, correr riscos (trocar a segurança pelo sofrimento). É difícil, mas isto que é amor!
v. 31 – a falsa identidade cai por terra, pois Deus não usa pecadores para fazer prodígios. Talvez o cego tenha ouvido isto a vida inteira. Interessante notar que é a 1ª. vez que há cura em cego de nascença.
v. 32 – coloca Jesus em outro patamar, agora ele é mais que profeta (a literatura e a tradição judaica dão crédito a 66 milagres realizados por Moisés).
v. 33 – os olhos espirituais do cego também estavam sendo abertos (o Espírito capacitou-o para responder às autoridades).
v. 34 – os fariseus não admitiram que estavam errados, colocaram a verdade numa esfera hermética, continuavam julgando-o (presumiam que o pecado devia ser tão monstruoso pelo homem ser cego de nascença) ao invés de tirarem a trave do pp olho (que de tão grande, dava para fazer gol) rs!
v. 35 – enquanto que os outros, por receio, não se aproximaram (para o cego foi um golpe sério atrás de outro: primeiro nasceu cego e agora está sozinho, não vai poder mais mendigar, foi cortado da sociedade, talvez estivesse reduzido a um estado de desespero), Jesus vai ao encontro dele porque Ele era verdadeiramente humano, se importava com as pessoas.
v. 36 – apesar de vir ao mundo salvar toda Humanidade (Jo 3: 16), Jesus se apresenta de forma particular, individual. Ele dá valor extraordinário à alma. Deus pode tornar cada um de nós participantes de sua gloriosa obra.
vv. 37 e 38 – Jesus convida a um relacionamento e exorta sempre em amor (nunca com julgamento ou acusação).
v. 39 – afirmação positiva e negativa – responsabilidades: nenhum de nós é melhor do que os cegos de nascença. Reconhecer a nossa cegueira é o 1º. passo para a cura (o pior cego é aquele que não quer enxergar), a qual a graça de Jesus pode produzir uma completa recuperação da vida. Tornar-se “cego” é o obscurecimento, o endurecimento provocado pela incredulidade e a falta de humildade.
v. 40 – os fariseus ainda estavam por perto (Mt 15: 14), hipócritas, ao invés de demonstrarem alegria e amor, tornaram-se pedra de tropeço.
v. 41 – quem conhece sua necessidade espiritual pode ser curado (1 Jo 1: 9); quem nega seu pecado, permanece nele (Sl 32: 3 – 5). A cegueira espiritual inconsciente só admite a necessidade de cura com extrema dificuldade (Ap 3: 17-18). Não puderam indagar: “- quem és tu?“ para que pudessem ver. Confessar nossa cegueira leva a uma iluminação espiritual (existem pessoas tão mergulhadas no reino das trevas que não reconhecem sua pp cegueira). Os fariseus conheciam as leis e aferrando-se à intelectualidade conquistada, fecharam-se à fonte da verdadeira luz, tornando-se cegos.

October 18, 2005

RG: ser amado - parte 2

.
Bonjour, chérie!

Olha eu de novo (hehehe, sei que às vezes pareço um teletubbie: de novo, de novo) joke!

Então, apesar de ter entregue aquela história nas mãos do Pai, confesso que as escoriações na alma ainda doíam (que maricas) hahaha! E olha que bonitinho: antes que vc comece com a ladainha do "ih, lá vem ela com a mesma história, que babaquice, se preocupar com uma coisa tão pequena blábláblá" saiba que o Todo Poderoso (siiiim, Ele mesmo) se preocupa com TUDO que a gente sente ou pensa - e o mais importante: acolhe em amor, viu?!

Tá certo que às vezes Ele dá uns chacoalhões (rs) – Içami Tiba fala que pais que amam os filhos, disciplinam; no entanto, como a educação pós-moderna proíbe os tapas, o psicoterapeuta recomenda chacoalhões – como a mensagem do pr. Ed sobre o amor de Jesus (benção após benção: a Pat ouviu e me contou, a Silvia comprou o CD e vc agora pega carona com a gente lendo um trecho da mensagem que já enviei para algumas pessoas), olha só:

A cruz é este paradoxo onde a gente aprende que é impossível uma relação de amor sem horror

Quem quer amar sem sofrer, não vai amar.
Quem quer amar sem ser cuspido na cara, não vai amar.
Quem quer amar sem ser rejeitado, não vai amar.
Quem quer amar sem ser traído, não vai amar.
Quem quer de fato amar sem ter de conviver com a necessidade constante de perdoar, não vai amar.
Quem quer amar sendo compreendido sempre, não vai amar.
Quem quer amar sendo tratado com justiça sempre, não vai amar.
Quem quer amar sem ter pedaços de si arrancados, não vai amar.

Então vc diria: que dura coisa é amar! A menos que o amar seja um ato voluntário. Porque cada pedaço arrancado, a gente diz: não foi vc quem arrancou, fui eu que deixei vc arrancar. Porque eu te amo.

A cada injustiça, a gente diz: não foi vc que não me entendeu, não foi vc que me ofendeu, não foi vc que me agrediu, mas eu entendo que vc é incapaz de enxergar e eu estou disposto a amar assim.

Vc não faz de mim gato e sapato, eu estou escolhendo pagar o preço de te amar. Não é que não estou vendo tudo o que vc faz comigo, contra mim. Não é que eu estou iludido de paixão. Eu tomei uma decisão de amar. E se vc pensa que me controla, vc está enganado. É que vc ainda é cego e eu espero que te amando, os teus olhos se abram.

Por isto que há muita gente infeliz. Que quer amar sem sofrer, quer amar sem se dar. E abre mão de qq relacionamento de amor tão logo começa a doer, tão logo exige sacrifício, tão logo exige renúncia, tão logo exige perdão. É porque não consegue transformar estas exigências todas em ato voluntário. E já não chama mais de sacrifício.

É dom de si, é oferta de si mesmo. É uma oferta de si mesmo porque há uma aliança com o Pai e há um compromisso com a ovelha.

Meu filho, sabe por que vc faz tudo isto comigo? É porque eu te amo.

E sabe quando é que vc vai conseguir despertar ódio no meu coração ao seu respeito? Nunca. Porque eu tenho uma aliança com meu Pai e eu tenho um compromisso de amor com vc.

- pr. Ed René Kivitz

Fonte: Trecho da mensagem O paradoxo da cruz de Cristo (João 10: 14-21) ministrada na IBAB no dia 02/10/05 às 10h.

Bem, depois de ouvir tudo isto, fica a certeza de que amar não é um sentimento e sim uma ESCOLHA consciente. Todo mundo quer ser amado desta maneira corajosa e profunda! Mas quem quer amar assumindo um compromisso desta grandeza?

O mais maluco é perceber que o que as pessoas mais querem é amar e serem amadas, mas têm medo. Poucas estão dispostas a pegar o pacote completo. E a tentação para fugir do sofrimento é grande, acreditamos que é possível pegar atalhos.

Mas, que atalhos são estes (Pv 14:12)?

De acordo com um cara que eu gosto muito (talvez vc já tenha ouvido falar, o Henri Nouwen) são estes: a independência, o poder e a admiração.

Independência
é vc achar que dá conta do recado sozinho, não “precisa” de Deus (o desafio é vc aprender a se tornar dependente do Espírito que sopra para onde o Pai quiser, é abrir mão do controle e deixar Ele te levar... como tb aprender a desenvolver relacionamentos interdependentes com as pessoas – eu disse 'interdependentes' e não dependentes, viu cara-pálida) rs!

Poder é vc impor sua vontade coagindo os outros através do medo (Jesus mostra através da pp vida que ter autoridade é mais importante que poder... quer outro exemplo? Lembra do filme O Gladiador? Então, mesmo escravo Max é reconhecido como líder por todos que o cercam).

Admiração (genérico da inveja) é vc “achar” que é amado pelo que vc tem (bens materiais ou talentos naturais) ou pelo que vc faz (desempenho, ativismo, coisas que faz ou deixa de fazer). Infelizmente muita gente confunde tudo e não percebe que ser admirado não significa ser amado e acaba concentrando esforços em conquistar status, ter coisas e se meter em um milhão de atividades ao invés de SER filho amado de Deus.

Qq atalho que escolher, vc terá a falsa ilusão de que está no controle, de que pegou o novelo de lã apenas com as coisas boas (porque o problema do amor é este: ou vc pega o novelo inteiro com coisas boas e nem tão boas tudo junto ou não pega nada) rs. E pelo medo de amar, vc se contenta com migalhas, com arremedos e vive de forma limítrofe, à margem daquilo que o Pai sempre sonhou para vc (digo isto porque já peguei estes três atalhos e quebrei a cara). Que punk!

Mais uma vez, meu coração fica apertado... Porque o amor que Deus mostrou por mim é real: Jesus pagou um preço! E quer maior prova de amor do que esta: morrer no meu lugar? Está parecendo uma fase da minha vida que eu achava que era adotada (apesar de ser a cara do meu pai) rs. E por que é que eu continuo insegura em relação à minha identidade? Porque a graça está na cabeça, na razão, nas idéias e não desceu para o coração (como diz o pr. Vandeir, o caminho da graça tem 30 cm – do cérebro para o coração - mas como é loooongo)!

Talvez a melhor coisa a fazer seja ficar quieta e me deixar envolver por este amor. É fechar os olhos e enxergar com os olhos do coração os pequenos milagres, a Sua mão de amor a me guiar, a cuidar de mim, a me acolher. Porque o segredo de amar é este: amamos porque Ele nos amou primeiro.

Quando sentimos no coração que somos amados (a graça que desce, lembra?) aí sim o coração cresce, se expande e pode amar as pessoas, acolher os outros em nosso coração. Em amor.

A minha oração hoje é para que vc, apesar de não conhecer o rosto de Deus, possa reconhecer a Sua presença; apesar de não tocar nas Suas vestes, possa sentir o Seu perfume e apesar de nunca ter ouvido Sua voz, vc tenha a certeza de que ela te guia!

Sim, porque vc como eu é "filho amado no qual o Pai tem todo carinho"!

Beijão,

KT

October 17, 2005

RG: ser amado!

.
Bonjour chérie!

Como foi de finde? Descansou? Ou se acabou (rs)?!

Eu estou numa fase meio brava, de planejamento (profissional e pessoal). Tenho reavaliado prioridades, valores, conceitos... confesso que o humor não anda lá estas coisas (nem eu estou me agüentando) rs!

Mas deixa eu contar uma coisa que tem me incomodado: a fragilidade de minha identidade como filha amada de Deus (está tudo na razão, mas às vezes não desce para o coração).

Há um tempo resolvi sair do anonimato (calma, não me inscrevi para o Big Brother) rs! É que apesar de ter nascido num lar cristão, só agora tenho defendido a minha fé. Confesso que não tem sido nada fácil.

Primeiro, porque como “agente secreta” do Reino (hahahah) a gente não tem compromissos e responsabilidades, o que é meio cômodo, né?! E segundo porque como filha de Deus, vc precisa estar bem segura da sua identidade senão a casa cai. Como assim? Você precisa alicerçar sua vida no amor de Deus, ou melhor, vc precisa acreditar que é amada pelo que vc é e não pelo que vc faz ou pelo que vc tem. E que nada, absolutamente nada, pode roubar a segurança e a alegria deste amor eterno.

Um exemplo prático: na última aula de inglês expus minha fé e quase fui massacrada (olha só, se em português já é difícil explicar, imagina em inglês)! Saí moída emocionalmente, mas não deixei por menos, fui conversar com o Pai. E sabe o que veio? “Bem-aventurados os perseguidos”... fala sério!

Ahá, então tá, Pai: a tua Palavra fala que o Espírito sopra para onde o Senhor quiser e tb diz que a Tua Palavra nunca volta vazia, então vou lançar as sementes e o Senhor, por favor, faz a boa obra, tá?!

Neste meio tempo, havia decidido abrir do curso para priorizar outras áreas (numa outra oportunidade explico melhor) mas aí ficou a dúvida: - e agora? Será que estou fugindo da raia? Entreguei a situação ao Pai, lancei as sementes (com o coração na mão) e literalmente “seja lá o que Deus quiser”.

A 1ª. coisa que senti (depois da taquicardia) rs foi uma paz maravilhosa, a mão do Pai me acolhendo e a certeza de que sou a filha amada na qual Ele tem todo o carinho. A 2ª. coisa foi ser surpreendida pelo carinho das minhas companheiras de classe (sim, abri mão da bolsa) e pela receptividade à Palavra (olha só, uma delas até pediu que eu continuasse mandando mais mensagens, vc acredita?)!

Tudo isto me fez ver o quão frágil ainda é a minha fé. Porque fiquei angustiada de não estar tomando a decisão certa e tb pelo desejo de ser aceita pelos outros (ao invés de firmar minha identidade naquilo que o Pai pensa de mim).

Chérie, gostaria que vc estivesse orando para que Cristo continuasse trabalhando em minha vida. Para que eu me torne represa do amor do Pai inundando todos que convivem comigo. Sei que Deus começou uma boa obra na vida das minhas colegas e, Ele mesmo que começou, irá terminar. Mas confesso que queria muito testemunhar as maravilhas que Ele vai fazer (olha só a curiosa de plantão) rs! Ore comigo para a gente pegar carona nesta benção!

Bem, deixa eu ir nesta. Hoje tenho reunião de lançamento de produto e tenho de resolver umas pendências para o próximo evento. Amanhã tenho 2 palestras, então não se apavore se eu não der sinal de vida, tá (rs)!

Muito obrigada por seu apoio e amizade!

A minha oração de hoje é para que vc, como eu, tb tenha a sua identidade firmada no amor de Deus. E que a graça de Jesus, presente na sua mente, desça para o seu coração trazendo paz (aquela que o mundo não conhece porque a paz dEle excede todo entendimento)!

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16: 33).

Força aí!

Beijão,

KT