July 31, 2006

Deus do impossível

31.07.06
Chérie, tudo bem com vc?

Eu tô zen... zen ânimo (rs). Peguei um resfriado dos infernos que acabou comigo. Pela graça de Deus aconteceu um milagre na sexta-feira: nos 45 minutos do 2º. tempo a viagem a Salvador foi cancelada (a TAM derrubou a lista de espera por causa da grande procura de passagens: quebradeira da Varig e retorno das férias). Resultado: quem tocou o evento foi a rede Bahia e eu me pirulitei com uns colegas para Campos do Jordão (uhúúú).

Só que alegria de pobre dura pouco (joke). Fora a chuva, veio a gripe que me deixou de cama o finde inteiro (das 48 horas acho que dormi pelo menos 28h). Por um lado foi bom porque recarreguei as pilhas. Mas por outro, não fiz nada do que pretendia fazer (continuar minha pesquisa sobre o livro de Daniel, que aliás está show de bola).

Ontem aconteceram 2 coisas incríveis: de manhã, fui conversar com o novo gerente predial (olha só que benção, ele tb é de Jesus). Na sexta ele havia dito que só assumiria se tivesse 100% de aprovação (empresa, síndico e moradores) e eu, crente que estava abafando (rs) disse que não era bem assim. O que ele tinha de fazer não podia depender da aprovação dos outros (até soltei a pérola: Se nem Jesus agradou todo mundo, não é vc quem vai agradar).

Só que estamos falando do Todo Poderoso, né! E na segunda-feira, ele disse que assumiu com 100% de aprovação.

Na hora lembrei do teste de Gideão (Jz 6). Deus é fiel, Ele responde aos que O invocam em espírito e verdade (Dt 4: 29). Não existe impossível para Ele (Jo 11).

E quem somos nós, para acharmos que sabemos mais que Ele? Foi um tapa na cara (acorda Alice, sai do País das Maravilhas) rs!

O outro presente do Pai foi uma amiga queridíssima dar sinal de vida. A gente não se falava já 3 meses (ela é muito, muito especial: numa época punk, foi a palavra profética e a mão amorosa de Jesus na minha vida). Engraçado que no domingo de madrugada acordei do nada e comecei a orar por ela. Foi tão bom a gente voltar a se falar (e compartilhar o que Deus fez, faz e ainda vai fazer nas nossas vidas)!

Acredito que o tempo todo o Pai fala com a gente (Hb 1), porém às vezes estamos surdos para a Sua voz.

E é neste clima de reflexão e apreensão que me encontro. Porque a minha mãe voltou a entrar na espiral da depressão. Isto me baqueou demais.

Minha prima diz que um problema traz consigo a pergunta: - o que eu tenho de aprender com isto? E qdo algo se repete é pq não sabemos por quê estamos sendo disciplinados (a teoria dela é a seguinte: qto mais rápido descobrirmos, mais rápido termina a disciplina)!

Presumo que o Pai queira que eu aprenda a ser mais piedosa com pessoas que têm um ritmo diferente do meu. Se talvez eu não tivesse a mãe que tenho, provavelmente não respeitaria (como às vezes não respeito) pessoas sensíveis. Na minha opinião, pessoas sensíveis são criativas, têm um jeito diferente de ver a vida. E eu, que sou tão racional, só lembro disto qdo a minha mãe entra numa crise de depressão.

Outra coisa: passei a semana inteira meditando na mensagem do pr. Vandeir sobre não queixar nem falar mal dos outros. É engraçado qdo a gente se dispõe a aprender de verdade e abrir o coração, o Pai exorta (e exorta em amor). Percebi que para a gente reclamar dos outros, é pq a gente se julga melhor (ou seja, além de queixar e falar mal dos outros, a gente julga esquecendo que, para tirar o cisco do olho do outro, precisa tirar primeiro o poste que está no nosso).

A Palavra fala para a gente não julgar para não ser julgado na mesma medida (Mt 7: 1). E aí descubro que o buraco é mais embaixo: qdo a gente julga, a gente se coloca na posição do Pai (só Ele é Juiz – Tg 4: 12) e esquece que Ele perdoa as nossas faltas. Resumo da ópera: da mesma maneira que recebemos o perdão, devemos perdoar os outros. Ninguém é melhor que ninguém. E o Pai, que é rico em misericórdia e compaixão, convida vc e a mim para crescermos e ficarmos cada dia mais parecidos com Ele (pq filho de peixe, peixinho é).

Vou ficando por aqui (este desabafo tá parecendo sessão de alcoólatras anônimos) rs.

A minha oração é para que vc, assim como eu, tb cresça em graça e sabedoria diante do Pai e de todos que te cercam.

Bjs com carinho,

KT

July 28, 2006

It isn´t enough!

23.06.06

Trocar e-mails não me faz mais amiga de ninguém. Saber o que acontece na vida dos outros tb não.

Lembro que numa reunião de trabalho, um diretor comentou de um jantar que teve com alguns empresários e gracejou sobre o resultado de uma pesquisa que mostrava que grande parte da população respondia boa noite qdo o William Bonner e a Fátima Bernardes encerravam o Jornal Nacional. Logo depois, ficou constrangido pois percebeu que naquela sala, muitas pessoas adotavam a mesma postura (muito medo nesta hora).

É o problema da pós-modernidade: como temos acesso a tudo, criamos uma falsa ilusão de intimidade (superficialidade em detrimento à profundidade).

No entanto, amizade sólida não se constrói assim, com babás eletrônicas. Pelo menos, para mim não é suficiente.

Gosto de olhar nos olhos, de ouvir a voz, tocar no braço, rir junto, ir na casa dos outros ou receber gente em casa. Gosto de prestar atenção na comunicação não verbal, de escutar com os ouvidos do coração, de orar junto, de abraçar, de beijar e até de chorar (de preferência lágrimas de alegria) rs. Pq para mim, isto que é intimidade.

Vida real implica em relacionar-se com pessoas de carne e osso, que te amam de verdade (não pq vc seja perfeito, muito menos elas - mas porque escolheram amar), que se importam e que são corajosas para assumir os desafios que uma amizade representa de crescimento, sinceridade consigo mesmo e com os outros.

Chega de fingir que está tudo bem. Para que ser amigo de alguém se vc não tem liberdade de abrir o seu coração? Vc não se abre pq não admite para si mesmo que tem problemas? Ou pq tem medo?

"Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados" (Tg 5: 16).

Este é o convite da comunidade de amor.

Reverência ao Destino

(Carlos Drummond de Andrade)

"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado. Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.

Fácil é dizer "oi" ou "como vai?" Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas..

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados. Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras. Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que deseja saber. Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.

Fácil é dar um beijo. Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.

Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo porém com tamanha intensidade, que se petrifica e nenhuma força jamais o resgata."

July 27, 2006

Is it enough?

18.07.06

Eu quero é mais do que me contentar em aceitar as coisas pq sempre foram assim, sem ao menos questionar e tentar fazer diferente. Não quero mais (e imagino que nem Deus espera isto de mim) viver ligada no piloto automático: para não ter de morrer tanto, deixar de viver.

Não!

Como diria Edgard Morin: vida quer dizer enfrentar a morte e, fúria de viver quer dizer enfrentar a dificuldade. Chega de viver numa poça d´água rasa... quero mais é mergulhar em águas profundas e sei que isto só vai ser possível qdo eu crescer. Chega de comer papinha, eu quero mais é alimento sólido.

Mas a questão é: isto é suficiente?

A verdade é que vc nunca vai ser amada da maneira que gostaria. Vc nunca vai encontrar nos outros (pai, mãe, companheiro, carreira ou amigos) o que somente Deus pode te dar: amor incondicional.

A minha graça te basta pq o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Pq qdo estou fraco é que sou forte” (II Co 12: 9 e 10).

Este é o paradoxo.

July 24, 2006

Bênçãos inesperadas

24.07.06
Chérie!

Apesar da gente não estar se falando, sempre oro por vc (vc está na minha listinha VIP de oração, lembra?) rs. E por colocar a tua vida diante do Pai, sinto vc pertinho de mim.

O que acho mais lindo em orar por alguém, é acompanhar o que Deus está fazendo na vida desta pessoa (qdo temos parceiros de oração, a fé de um é fortalecida e a do outro, encorajada ; )! Por exemplo, depois de anoooos de intercessão, um amigo me ligou no domingo à noite para contar que o pai havia aceitado Jesus, benção pura (a gente não se cabia de tanta felicidade)!!!

E o teu finde, como foi? Que sol lindo, não?!
Mas o mais importante é o sol brilhar no teu coração!

Semana passada li um texto judaico sobre o que é paz. Os ocidentais hedonistas separam dor de prazer (e só querem o prazer) rs, enqto que os orientais sabem que alegria e tristeza caminham de mãos dadas. Felicidade é perceber que os problemas sempre vão existir, a vida nunca vai ser como a gente gostaria que fosse e nem por isto a gente tem de dar piti feito uma criança birrenta (rs). Nesta hora, o rabino até deu um exemplo, de um comerciante que veio procurá-lo pq sempre batia boca com uma freguesa, uma senhora muito simples. Ela sempre falava de paz, da beleza imensurável do Universo e aquele homem sempre refutava, citando a violência crescente através das guerras, mortes e atrocidades... Um dia ele não resistiu e disse: - Minha senhora, mostre-me um lugar seguro onde exista esta paz que a senhora tanto fala. E a mulher, enfaticamente, apontou o próprio coração e respondeu: AQUI EXISTE PAZ.

O homem ficou perturbado e foi conversar com o rabino pq percebeu que aquela mulher, na sua pobreza, tinha mais consciência da vida do que ele. Isto me fez lembrar do X-Men 2, qdo o monge mutante fala para a Tempestade: “Depois de um tempo, a raiva se transforma em pena. Pq vc percebe que poucas pessoas têm a capacidade de enxergar além daquilo que seus olhos enxergam”. E não é que é verdade?

O meu finde foi maravilhoso, fiquei em Sampa (hahaha, mas nem dá para festejar muito pq semana que vem já me pirulito para Salvador a trabalho), ui.

Fui ao cinema (iuuuupi) ver Piratas do Caribe 2 (valeu como entretenimento) rs e Superman (que decepção). Fizeram um Super-Homem imaturo: além de ser refém da aprovação dos outros e de si mesmo (identidade calcada naquilo que faz e não naquilo que é), é utilitarista (não tem vida pessoal, a família só aparece qdo está numa enrascada) e mal-educado (some sem dar satisfação para as pessoas que lhe são mais caras – reflete comigo: se por educação, damos feedback aos nossos clientes, pq não damos aos queridos que se importam de verdade com a gente?).

No sábado à tarde fui visitar uma amiga (a história da gente é muito louca; na verdade ela é amiga de uma outra amiga - só que, por causa de uns babados fortes, fiquei mais amiga dela do que a antiga) rs e foi tudo de bom trocar figurinhas premiadas. A gente se fala pelo menos uma vez por semana, e o Pai sempre usa sua vida para falar comigo (todos os questionamentos que ela tem, busca respostas na Palavra) e tenho visto o Pai ser fiel, o que tb me encoraja!

Ela é muito serena, muito madura e compartilhamos os mesmos valores (ética acima de tudo). É bacana qdo a gente tem alguém assim perto, pq qdo perdemos o rumo, a outra que está fora do problema, enxerga melhor a situação e pode apontar o caminho das pedras.

Por exemplo, estávamos discutindo sobre o papel da aflição. Eu disse que a função da fé era da gente conhecer quem era Deus de verdade: rico em poder, glória e majestade. Nós humanos, não temos como vislumbrar a altura, a largura, a profundidade e a extensão do amor dEle (se coubesse em nossas limitadas percepções, seria pqno demais para ser Deus). Ela concordou, mas foi além: disse que a provação tb tem o intuito de mostrar quem somos de verdade (Deus já conhece o coração de cada pessoa – Sl 139), o problema é que nós mesmos não nos conhecemos (não sabemos qual é o nosso limite)! Somos pedras preciosas diante do Pai, diamantes brutos que precisam ser lapidados para refletir a Sua maravilhosa luz.

* * *

No domingo fui na PIBJI (aêh) e como sempre foi benção pura. Vc não tem idéééééia de como o meu coração salta de felicidade qdo vou lá, é muito louco (rs). Só que desta vez, o bicho pegou forte pq a mensagem foi um chacoalhão do tipo acorda Alice, sai do país das maravilhas (rs). Para vc ter idéia, antes de começar o pr. Vandeir disse que “não adiantava só ouvir e achar bonito pq o desafio era colocar em prática”.

Não faleis mal uns dos outros (Tg 4: 11)
Não queixeis uns aos outros (Tg 5: 9)

Falar mal é usar inadequadamente a capacidade maravilhosa que Deus nos dá de comunicarmos e nos expressarmos.

Tem gente que, para sair bem na foto, detona os outros. Como assim? A pessoa tem necessidade de diminuir os outros para se sobressair (fala sério, bem coisa de gente com baixa auto-estima, né) que mêda.

Palavras a serem evitadas (Ef 5: 4): “nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças”.

Palavras de JESUS (Mt 12: 36 e 37): “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”.

(Nesta hora, um arrepio frio percorreu a espinha - eu e minha amiga olhamos uma para a cara da outra e falamos que tínhamos de comprar correndo uma focinheira)!

Outra coisa interessante foi o alerta sobre o cuidado falso que certas criaturas possuem do tipo “vamos orar por sicrano que...” Na verdade isto é ser hipócrita, é fofoca disfarçada - veneno embalado em papel de doce.

Saí de lá meditando sobre o assunto e percebendo que:

  • É preciso buscar tratamento antes do problema se instalar de vez e se tornar crônico, ou seja, o correto é se prevenir. Para quê sentar-se na roda dos escarnecedores qdo a tendência de cair na maledicência é maior (Sl 1)?
  • Se reclamar adiantasse, o mundo seria perfeito. E quem fica vigiando o quintal do outro, perde tempo precioso que poderia ser investido na pp vida. Por isto, o ideal é olhar para dentro de si mesmo e ver o que pode ser mudado em vc (é ilusão achar que os outros vão mudar por causa da gente; uma pessoa só muda qdo ela quer). A começar em mim, quebra corações!
  • Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? (Tg 3: 11). A boca fala o que está cheio o coração (Mt 12: 34). Para cuspir ácido, a pessoa precisa ter um bule fervendo dentro de si. Por isto preste muita atenção ao que vc anda dizendo.
  • Dureza é qdo a gente armazena lixo como maus sentimentos: raiva, mágoa, falta de perdão, inveja e por aí vai. Além de adoecer - lixo traz doença - respinga sujeira para quem está perto (um dia ouvi uma pessoa e depois nem conseguia dormir de tão triste que fiquei).
  • Qual é o remédio? Ações de graça (Ef 5: 4). Quem conhece o Todo Poderoso, sabe que Ele é digno de toda a honra e adoração. Sabe que o mundo repousa em Suas mãos fortes. E quem se conhece de verdade, não precisa se comparar com ninguém, pq sabe que ninguém é melhor que ninguém. Sabe que não é digno de ser chamado de filho, qto mais receber o Presente. E aceita em postura humilde (não tem como retribuir), agradece. Pq esta é a única atitude correta diante do Pai.
* * *

Meio maluco falar sobre isto. Pq a etiqueta japonesa não permite aceitar um presente sem depois retribuir. Não é questão de ser espontâneo, é educação. Só que este comportamento atrapalha o entendimento do sacrifício de Jesus naquela cruz (graça, favor imerecido).

Nós nunca vamos conseguir retribuir por mais que façamos (pq a sociedade pós-moderna confunde o fazer x ser, igual o Super-Homem) rs.

Para encerrar com chave de ouro (pq Deus é fogo) rs, no domingo à noite uma amiga queridíssima passou em casa... e deixou um presente. Na hora parecia criança abrindo o pacote, mas depois veio um sentimento de “eu não mereço”.

Mas aí lembrei da cruz de Cristo, do amor do Pai e das misericórdias que se renovam a cada manhã (Lm 3: 22 e 23). A sua amizade, por exemplo, é uma delas - muito obrigada!

A minha oração é para que a cada dia vc esteja com os olhos bem abertos para perceber o mover de Deus na sua vida!

Um restinho de semana repleto de bênçãos inesperadas,

KT

July 21, 2006

Ninguém merece!

20.07.06

Chérie,

neste finde estive em ATA e para variar, quase rola um barraco (joke). Primeiro, pq a minha mãe parecia um disco riscado no gramofone; depois ficou passando na frente da TV e por último, como ninguém deu atenção, desligou o aparelho e saiu correndo (até agora não sei se fez isto de criancice ou de canalhice). Vc vê, se nem em uma família de 4 pessoas a gente encontra espírito de respeito e cooperação, o que esperar de um país com 180 milhões de habitantes?

Há 1 mês estou tentando resolver as milhagens do programa Smiles e hoje era dia de leilão (ai que mêda)! Por isto fui com o coração na mão (antes coloquei ao Pai: - Olha, queria muito que esta viagem fosse momento de alegria na família, mas o Senhor sabe que ninguém merece)...

Enqto caminhava, lembrei do episódio de Sadraque, Mesaque e Abedenego que foram fiéis ao Pai mesmo qdo Nabucodosor ameaçou jogar os três na fornalha ardente. A resposta deles foi um ato de confiança: - Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer (Dn 3: 16~18).

E lá vou eu: - Pai, tá na Tua mão... Se o Senhor quiser dar este presente que NÃO merecemos, vou ficar feliz... Mas se não der, vou ficar feliz da mesma maneira (em outros tempos, estaria fazendo chantagem emocional com o Todo Poderoso) rs.

Resumo da ópera: não tinha fila (milagre, milagre)! O atendente emitiu as passagens prontamente e a japa aqui não sabia se ria ou chorava em plena av. Paulista.

Favor imerecido

Paul Tournier e Dietrich Bonhöeffer têm em comum a diferenciação entre graça barata x graça verdadeira. A graça barata sucateia a cruz de Cristo enqto que a graça verdadeira resgata o seu valor.

Muitas vezes, sem perceber, perdemos noção do que é graça. Graça é favor imerecido. Vc não merecia ganhar o presente (merecia era apanhar, isto sim) rs!

Qdo oramos a Deus Pai, precisamos ter noção disto. Para que as nossas orações não se tornem uma lista de supermercado.

Ao orar, devemos nos colocar em nossos devidos lugares, com a consciência de quem somos de verdade e quem é Deus. Então podemos ir sem medo até o Seu trono.

Talvez vc não receba aquilo que esperava, mas com certeza receberá mais daquilo que pensou ou imaginou (Ef 3: 20). Pq Deus, como Pai que ama, não dá tudo o que vc quer (para vc não se tornar um pequeno tirano), mas com certeza dará tudo o que vc, filho amado precisa.

Beijão,

KT

July 20, 2006

Feliz Dia do Amigo

A cura do paralítico de Cafarnaum
(Marcos 2.1-12)

- por Ariovaldo Ramos

Jesus está em Cafarnaum, sua base operacional. Ele foi para aquela cidade provavelmente porque, em Nazaré, não havia fé e é exaustivo realizar qualquer coisa onde não existe fé, mesmo para Jesus Cristo.

Ele mudou então de cidade e muita gente O procurou para ouvi-Lo, para ser curado.

Dentre os que rumaram para Cafarnaum havia um grupo carregando um jovem paralítico na esperança de o colocarem em contato com Jesus. E Jesus, vendo a fé daquele jovem e de seus amigos, o curou.

Que bom que este homem tinha amigos...

O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação? Ele estava estirado num leito. Não tinha como locomover-se, nem como chegar onde Jesus estava. Como fazê-Lo saber da sua situação?

Mas ele tinha amigos... E que bom que ele os tinha!

Você alguma vez já precisou de um amigo e este lhe faltou? Você alguma vez já precisou de amigos e não achou um único sequer? Eu me lembro da história de um homem que ligou para um pastor pedindo ajuda: "Pastor, eu tenho 53 anos e estou numa situação muito difícil. A esta altura da vida eu fiz uma lista dos meus amigos e só achei dois!".

Há certas coisas, e certos momentos da vida, que a gente não vai conseguir fazer ou alcançar, sem a ajuda de amigos. Não tem jeito, simplesmente não dá pra fazermos tudo sozinhos. Além do que, a solidão é uma péssima companheira...

Mas, que bom que aquele homem tinha amigos. Quantos amigos você tem? De quantas pessoas você é amigo? Quantas pessoas podem contar com você? Com quantas pessoas você pode contar?

Que bom que os amigos dele eram "parteiros"...

Mas, amigos podem ser "parteiros" ou "coveiros". Sabemos que os parteiros ajudam crianças nascer, a virem à luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.

Aqueles amigos acreditaram na possibilidade. Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem em sua cura? Talvez, ele até tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já não é má coisa.

Mas, seus amigos, o levaram a Cristo, porque acreditaram na possibilidade. Eles foram amigos "parteiros". Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser mudada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre.

É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas potencialidades, que são eternos "coveiros" das nossas idéias, dos nossos sonhos, possibilidades...

Esses amigos são maridos, filhos, pais, esposas, dizendo para seus respectivos cônjuges, filhos, ou pais: "Você não pode! Você não vai conseguir! Nem adianta tentar!". Pergunta: Como você é como amigo? Como você é como esposo? Como você é como pai, mãe, filho ou filha? Você é do tipo "parteiro" ou faz o estilo "coveiro"?

Quando as pessoas chegam a você elas são estimuladas, ou você acaba de enterrá-las? É muito difícil viver com gente assim, é muito difícil conviver com gente que diz: "Não dá! Não dá, não dá... Olha, você não vai conseguir!".

Isso mata as pessoas, mata grandes idéias e mata possibilidades no nascedouro. Quanta gente talentosa não desenvolveu seu talento porque, a primeira pessoa a quem demonstrou o seu potencial resmungou: "Ah, isso é bobagem! Não perca tempo com isso não... É besteira!", e um talento maravilhoso, uma possibilidade maravilhosa morreu ali.

Quantas pessoas se casaram esperando ser felizes e se viram dia-a-dia, anuladas por maridos ou esposas que só criticam: "Nem tente, que não dá! Bobagem, esquece... É perda de tempo! Isso não vai dar certo!"?

Que bom que esse homem tinha amigos dispostos a carregá-lo...

Há momentos na vida que precisamos ser carregados e, se não o formos, morreremos no meio do caminho. Questiono outra vez: Que tipo de amigo você é?

As pessoas sabem que podem contar com você para carregá-las? Você é dos tais "parteiros" que todo mundo gosta de ter por perto? Aquele sujeito que gosta de estar sempre incentivando: "Vamos lá! É isso aí! Nós vamos conseguir! Deus é bom e joga no nosso time!" ?

Que bom que ele recorreu aos amigos...

Quantos de nós estão sofrendo sozinhos?

A solidão é uma péssima companheira. A solidão é como o silêncio. E o silêncio só é bom quando, entre sons, comunica; quando é uma breve pausa entre sons, porque, se for eterno, é o silêncio da morte.

O silêncio é maravilhoso quando nos ajuda a apreciar melhor os sons que ouvimos, quando, recobra em nós, a capacidade do ouvir.

Mas, o silêncio é muito triste quando representa a interrupção de todas as nossas atividades. O silêncio é ótimo quando representa renovação e, muito triste, quando é o anúncio do fim.

A solidão também é assim. Ela é ótima quando é uma pausa entre encontros, mas, quando é resultado de um desencontro absoluto, ela se torna a pior das companheiras. E como é triste estar só!

Que bom que aquele moço recorreu aos amigos...

Quanta gente há, nestes dias, tentando se virar sozinha, achando que vai dar um jeito... Deus não criou o homem assim. Aliás, a segunda coisa que Deus disse sobre o homem foi: "Não é bom que ele esteja só".

Deus não criou os seres humanos para a solidão e nem mesmo Ele é um ser solitário mas triuno, como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é a comunhão de três grandes amigos, e criou os seres humanos à Sua imagem e semelhança para que eles também experimentem a comunhão da amizade e cheguem, guardadas as devidas proporções, à unidade.

Não é bom que o homem esteja só.

Mas, quanta gente sozinha há! Quanta gente há se julgando super-homem. Ora, super-homens não existem! Nietzsche dizia que o homem devia buscar superar-se a si mesmo e tornar-se um super-homem. Saiba que ninguém consegue ser o super-homem que Nietzsche preconizou. Ninguém consegue andar nos passos de Zaratustra, seus passos são muito tortuosos.

Todos precisamos de amigos, todos precisamos de ajuda porque, há momentos que a nossa fé, por melhor que seja, é insuficiente para nos levar à presença de Jesus Cristo. Não que precisemos de uma fé especial para chegar à presença de Cristo. Não é isto! Uma fé do tamanho de um grão de mostarda já faz muito.

É que a nossa fé é do tamanho da nossa esperança e quando a nossa esperança se desvanece e a fé vai embora com ela, aí não dá mesmo para chegarmos à presença de Jesus Cristo sozinhos.

E que bom que esses amigos sabiam o que fazer...

Aqueles homens sabiam a quem levar o amigo enfermo. Sabiam que deviam levá-lo à presença de Jesus Cristo.

Ser amigo é acreditar nas possibilidades que o outro tem a partir dos seus talentos, dos seus dons, das suas inclinações.

Ser amigo é acreditar na possibilidade do outro quando este é posto na presença de Deus. É acreditar que se for levado à presença de Jesus Cristo, Ele irá ajudá-lo de tal maneira que todos os seus dons, todas as suas capacidades, serão restauradas; tudo o que ele tem de melhor virá à tona, todo o seu talento emergirá e, ao invés dele ser carregado, ele é que vai sair de lá carregando.

Porque, fé, é crer nas possibilidades que existem, quando vamos à presença de Jesus Cristo.

É por isso que o livro de Hebreus diz que quem se aproxima de Deus precisa crer que Ele existe e que Ele se torna galardoador daqueles que O buscam.

Deus é assim. Quando você Lhe entrega um pedaço de madeira quebrada, Ele a devolve inteira, como se esta nunca tivesse tido sequer uma lasquinha, quanto mais uma fratura.

Deus é assim. Quando você leva a Ele um pavio que está se apagando, Ele o devolve como uma labareda. E uma labareda que incendeia pela eternidade!

Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a carregá-lo.

Que bom que esses amigos não sonegaram os seus dons...

Sim, por que há amigos que se dispõem a ir com a gente até um determinado ponto, mas, quando se dão conta de que nos ajudar de verdade terão que dispor dos seus dons, da sua capacidade, do seu trabalho, do seu sacrifício, eles param.

Aqueles amigos, quando viram a multidão, com gente "saindo pelo ladrão" - tanta gente que não havia nem lugar para sentar - poderiam ter dito para o moço: "É companheiro, vai ficar para a próxima. Todas as portas estão fechadas", e fechadas por outras pessoas, por gente, o que é muito pior.

Porque quando as portas estão apenas trancadas, sempre se pode derrubá-las. Às portas, às janelas, seja qual for o obstáculo. Mas, quando gente decide atrapalhar, quando gente decide ser o problema, a obstrução do caminho, daí só Deus mesmo! Porque, lidar com gente não é fácil... Deus que o diga!

Eles poderiam ter dito ao paralítico: Olha, quando Jesus voltar à cidade, a gente chega antes. Quando Ele entrar na casa a gente já vai estar lá.

Que bom que eles não pensavam assim! Que bom que eles dispuseram seus dons, seus talentos, seu recursos para ajudar o amigo.

Que bom que eles se dispuseram ao sacrifício, que bom que eles disseram: "Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma! E vamos fazer no teto, porque o único jeito de fazer porta fácil é no teto". É só arrancar a cobertura e, naquele tempo, nem telha era.

Você é um amigo assim? Disposto a abrir portas onde elas não existem? Você é um amigo assim? Pronto a dar do que você sabe, e tem, para criar portas? Afinal, há tanta gente que só precisa de uma porta aberta!

Você é assim?

E você tem amigos assim?

Que bom que os amigos daquele moço eram do tipo que abriam portas.
E que garotada boa, eficiente! Um teve a idéia, outro já foi providenciar a corda, um terceiro ficou lá com ele dizendo: "Calma que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!".

Aí, o mais magrinho deles deve ter subido ao telhado, por causa da fragilidade do teto. E os outros, sempre trabalhando em equipe e com a mesma motivação, conseguiram prendê-lo bem, içá-lo, depois, com todo o cuidado, descer o leito na presença de Jesus.

Que bom que eles colocaram os seus talentos, seus dons, seus recursos, em favor daquele amigo necessitado!

Você sabia que Deus nos dá dons, talentos e recursos para isto?

Há tanta gente necessitada... É por isso que você tem tantos dons!

Não sei por que "cargas d'água", Deus resolveu fazer com que eu e você, de vez em quando, tivéssemos um experiência como a d'Ele.

É como se Ele dissesse: "Eu vou lhe dar uma grande oportunidade. Eu vou fazer você experimentar a alegria que Eu experimento. Eu vou deixar você fazer o papel de Deus para alguém. Eu vou lhe dar tantos recursos, que quando as pessoas baterem à sua porta, você vai poder fazer como Eu. Você terá a chance de abençoá-las e irá descobrir o que sinto quando abençôo você.

Você vai descobrir o que é que motiva o meu coração a abençoá-lo. Vai descobrir a alegria de agir como Eu ajo. Vou lhe dar uma oportunidade de agir como Deus na vida de alguém, mas não o Deus judicioso que você gostaria de ser, não! Essa qualidade pode deixar comigo, que sou misericordioso e sei como fazê-lo. Como você não o é, melhor você não experimentar isto.

Mas, que coisa chata! É justamente isso que a gente quer experimentar o tempo todo! Essa capacidade divina de fazer cair fogo do céu e dizimar os nossos adversários.

Esse é o poder que a gente quer experimentar todos os dias - a capacidade divina de julgar, de dizer: "culpado!". É desse poder que a gente gosta.

Mas aí Deus diz: "Não. Não vou deixar! Você não tem a misericórdia que Eu tenho e quem não conhece a misericórdia, jamais conhecerá a justiça, porque não há justiça onde não há misericórdia. Não há justiça onde não há amor. Não há justiça onde não há perdão. Então, deixe isto comigo. Mas vou te dar uma outra chance. A chance de ser abençoador. Você vai experimentar o que eu experimento!"

Que bom que os amigos desse moço agiram como se soubessem disso, que agiram como se aquele obstáculo fosse a grande oportunidade que tinham de experimentar, ainda que um pouquinho, o que significa ser um Deus abençoador.

E aquele grupo de amigos levou o moço à presença de Jesus. Ora, na presença de Jesus, tudo é festa! Quem precisa ser perdoado, o será; quem precisa ser curado, o será. Jesus reagiu à fé do moço e dos seus amigos.

Fé genuína é assim: arregaça as mangas. Quem crê, arregaça as mangas. Quem crê que é possível transformar uma vida, vai ao encontro da vida. Por isso Tiago diz que fé tem que ter obras, senão, é morta.

E Jesus viu a fé desses meninos e disse para o moço: "Filho, perdoados estão os teus pecados!". As pessoas ficaram bravas... Muita gente fica brava quando há perdão. Há uma grande disposição nos seres humanos de condenar, acusar, exterminar, matar. Há quem ache que perdão sempre, é demais.

E Jesus o perdoou...

Porque é assim... As vezes a luta do nosso amigo só vai ser vencida se ele for perdoado. E o perdão cura!

Há alguém precisando de seu perdão? Perdoe-o para que ele possa andar de novo.

Há alguém a quem você precisa pedir perdão? Então, se apresse em pedi-lo para que você possa andar de novo.

Jesus pega nossa maior fraqueza e a transforma no nosso maior troféu.

A cama era a marca da derrota daquele homem. Quem é o sujeito? É aquele que não sai da cama. Ele não tem alternativas, só pode ficar sobre a cama, e agora, depois do encontro com Jesus, quem é o sujeito? E aquele que carrega sua cama!

Antes, ele era carregado sobre ela, agora, é ele quem a carrega sobre os ombros porque Jesus Cristo age assim. Ele pega sua maior fraqueza e a transforma no seu maior troféu.

Eu não me canso de contar a história de um amigo do "Jovens da Verdade" que foi ladrão. Ele tinha diversas passagens pela prisão e um dia teve um encontro com Jesus, se converteu. Ele tornou-se uma das pessoas mais honestas que conheço. Você poderia entregar o que tivesse de mais valioso em suas mãos que estaria seguro. A sua fraqueza tornou-se o seu maior troféu!

Vale a pena acreditar nas possibilidades que as pessoas têm quando são colocadas na presença de Jesus Cristo. Gosto de pensar que esses amigos representam a Igreja de Jesus Cristo. Porque Ele a fundou para ser uma nação de amigos. Uma nação de gente que se carrega mutuamente.

Jesus Cristo não fundou Sua Igreja para ter uma nação de juízes. Jesus Cristo fundou Sua Igreja para ter uma nação de sacerdotes. E o sacerdote é, antes de tudo, um amigo. Ninguém pode ser sacerdote se, antes, não for um amigo.

É lamentável ver que, nos nossos dias, muitos que se chamam (ou são chamados) de "sacerdotes" são tudo, menos, amigos. São tudo, menos gente com quem se pode contar. É impossível alguém ser sacerdote se, antes, não for aquele que carrega, aquele que leva o outro a ser perdoado.

A Igreja de Jesus Cristo tem esse chamado: a amizade.

Sua esposa sabe que casou com um amigo? Seus esposo sabe que casou com uma amiga? Seu filho sabe que tem um pai que é amigo, uma mãe que é amiga?

Seu pai sabe que tem um filho que é amigo, uma filha que é amiga, com quem ele sempre pode contar e que sempre vai ver as coisas de um lado positivo, e sempre vai ser um estímulo?

O sonho de Deus é ter um mundo de amigos.

O sonho de Jesus Cristo é ter uma Igreja de amigos.

Que o meu sonho e o seu sonho seja o de "ser amigo", porque há coisas que a gente não faz sem amigos. Há lugares que a gente não vai sem amigos, há coisas que a gente não alcança sem amigos. O sonho de Deus é uma Igreja de amigos, um mundo de amigos...

Eu queria desafiá-lo a buscar ser amigo de alguém. Quero desafiar você, que está sozinho, a pedir amigos a Deus. Quero desafiá-lo a abrir o seu coração e a colocar os seus dons à disposição dos amigos. Queria desafiá-lo a ser alguém que se dispõe a ser amigo, que pede ajuda aos amigos - que pede ajuda -, não, que os explora.

Um "mundo de amigos", é isso que a Igreja de Jesus Cristo tem de ser, foi isso que Jesus Cristo veio construir na Sua cruz e na Sua ressurreição: Ele veio trazer aos homens a paz e a amizade n'Ele.

Fonte: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=112

July 18, 2006

Alegria, alegria

17.07.06

Hoje passei o dia com o coração na mão, de tanta ansiedade. Sabe qdo vc quer muito que algo aconteça, que não vê a hora? Hoje foi assim...

Lembro que, qdo era criança, até chorava. Aí minha avó, muito sábia, me colocava em frente ao relógio para ver literalmente a hora passar (hahaha)...

Na época achava ela meio sádica (joke)... por isto Deus, rico em misericórdia, “conhecendo” a filha que tem, fez o meu dia bem corrido para eu não ficar mergulhada na ansiedade.

Parecia o papa-léguas (bibíííííííí) para dar conta do recado: cobrir a SPFW (que ódio, justo hoje nasceu uma cara na minha espinha, parecia um chokito) rs, almoçar lanchinho enqto a cópia beta ficava pronta, voltar para o escritório para aprovar o VT de um evento além de checar o número de inscrições de outro que acontece no final do mês... ufa!

Depois de quase 1 mês a Hildete e o pr. Vandeir vieram jantar em casa; me senti a pp Zaqueu qdo Jesus disse: "desce depressa, pois em tua casa vou pousar”... É tão bom qdo Deus atende nossas orações!

E olha que lindo, foi benção pura (eles moram longe pra caramba, do lado da PIBJI). Fiquei tããão feliz!

Fazia tempo que eu não ria de chorar e doer a barriga (hahahahahah). Compartilhamos, buscamos respostas na Palavra, oramos... realmente o Pai estava com a gente (pq onde estiverem 2 ou 3 reunidos em Seu nome, Ele estará no meio deles) e quer saber?

Jesus riu com a gente, viu ; )!

July 17, 2006

Magnificent

14.07.06
Who compares to You?
Who set the stars in their place?
You who calmed the raging seas
That came crashing over me.

Who compares to You?
You who bring the morning light,
The hope of all the earth
Is rest assured in Your great love.

You are magnificent,
Eternally wonderful, glorious.
Jesus, no one ever will compare
To You, Jesus.

Where the evening fades,
You call forth songs of joy.
As the morning wakes,
We Your children give You praise.

Jesus, no one ever will compare
To You, Jesus.
No one ever will compare
To You, Jesus.

Esta música não sai do meu aparelho pq fala que ninguém pode se comparar com Deus.

Engraçado que, de uns tempos para cá, não consigo pedir nada ao Pai - só agradecer. É tanta beleza, tanta majestade! Imaginar que Ele criou céus e terra, as estrelas... E elas lhe obedecem qdo as chama pelo nome (só nós humanos, não obedecemos)...

Para completar, li os salmos 77 e 74 (chacoalhão de amor) rs e aí é que me senti pequenininha mesmo... Percebi que, enqto estamos desfiando a mesma ladainha (aquela que nem a gente mais agüenta ouvir: tadinha de mim, ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém me chama de meu amor) rs, perdemos o foco, desviamos os olhos do alvo que é Cristo, o Pai da Eternidade.

Deus está no controle de tudo, Ele tem o Universo em Suas mãos fortes.

E se Ele cuida até de um passarinho, pq comigo ia ser diferente? Muito pelo contrário, Ele se importa tanto, que deu o Seu único filho para morrer no nosso lugar.

Quer maior amor do que este?

Acreditar neste Deus repleto de poder e bondade tranqüiliza o meu coração, me faz ver que não preciso ter medo. Posso me aquietar em Seus braços de amor como um bebêzinho que acabou de mamar (Sl 131)....

July 14, 2006

Seminário sobre co-dependência (vamos, vamos?)!

06.07.06
"Deus, dá-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
coragem para mudar as que estão ao meu alcance e
sabedoria para distinguir umas das outras"

Co-dependência - imagine a cena: alguém sentado numa cadeira, na qual um dos pés está quebrado. Para manter o equilíbrio, uma pessoa precisa ficar ao lado, segurando a cadeira, para que a sentada não caia.

Patético?

Agora vc sabe o que é um relacionamento co-dependente. Duas pessoas passivas diante de um problema: se a sentada se levantasse, a cadeira (problema) poderia ser consertada. E a pessoa que está em pé, ao invés de ficar parada segurando a cadeira, poderia fazer outras coisas.

Reflexão: qtas vezes nós já não nos relacionamos desta maneira?! Ou pior, estamos envolvidos sem nos darmos conta! Vc pode ser a pessoa sentada “empatando” a sua vida e a dos outros, mas tb pode ser a que segura a cadeira, impedindo a “sentada” de crescer (além de deixar de viver sua pp vida).

É preciso muita coragem e amor para enfrentar uma situação desta (e eu me incluo neste time que admite que precisa de ajuda).

Notícia boa: isto tem jeito (mas dá trabaaaalho)!

A Primeira Igreja Batista em Jardim das Imbuias ministrará um seminário (05/8) e posteriormente abrirá grupos de apoio (03/09/06 a 11/02/07) sobre o tema.

Ficou interessado? Então tome uma atitude, arregace as mangas e vamos lá (pq se reclamar adiantasse, o mundo seria perfeito) rs!

Conhece alguém que precisa de ajuda? Divulgue (pq se a pessoa pudesse resolver, já teria dado conta do recado sozinha, não é mesmo?)!

Para maiores informações ligue para (11) 5928-2550 / 5927-7270 / 5939-5333 ou mande um e-mail para hildetedantas@uol.com.br.

Já aviso que será b-e-n-ç-ã-o p-u-r-a (já fiz 3 cursos na PIBJI e Deus usou tremendamente as experiências para transformar minha vida).

Se Deus quiser, a gente se vê lá (eu vou - vamos vamos?)!

Abs,

KT

July 12, 2006

Por uma vida mais ordinária

07.07.06

Fui 'convocada' para ir na festa de lançamento da nova novela (em outros momentos surtaria, mas desta vez soou como obrigação) e lá vou eu de cara amarrada cumprir o protocolo...

Como já imaginava, a cenografia estava maravilhosa (a Globo arrasa nos eventos, não tem para ninguém), mas me senti um peixe fora d´água: eram tantos empresários, socialites e artistas...

Qdo estou nos meus eventos trabalhando, é uma coisa; mas desta vez estava de “pochette”: fui só acompanhar (rs). Por isto, antes das 21h não tive dúvida, depois dos 5 S (surgir, saudar, sorrir, sorver e sumir) dei linha na pipa com a certeza de que definitivamente não gosto de lugares repletos de gente.

Dureza é que na ouuuuutra semana tenho mais um calvário para encarar a trabalho: SPFW (ninguém merece: qto mais eu rezo, mais a assombração aparece)...

11.07.06

Jantamos eu, Keiko, Mimi e Lumi. Foi tão gostoso passarmos estes momentos descontraídos, trocarmos figurinhas, resgatarmos memórias e darmos juntas muuuuitas gargalhadas.

Fazia tempo que não me sentia assim (gosto de infância): leve, alegre, imanente e ao mesmo tempo ordinária.

Tenho me encantado com tudo isto (por incrível que pareça): assistir filmes em casa, comer em casa, sair com amigos de infância (ao invés de ir às baladas dos finais de semana: cinema, restaurante e festas de arromba)...

Porque vida real é feita de intimidade e não de glamour (aparência).

July 11, 2006

Fala sério!

30.06.06

Se tem uma coisa que me irrita tremendamente é a falsidade. Prefiro uma pessoa que é sincera em admitir que não vai com a minha cara do que aquela que finge que é minha amiga e por trás desce a lenha. Por isto a irritação em perceber este tipo de comportamento dentro do Corpo.

Se pregamos amor aos não-cristãos, se somos complacentes com os incrédulos, por que não estender graça aos nossos irmãos? Jesus não disse que o mundo se voltaria para Ele por causa do amor que teríamos uns pelos outros?

Por isto, se vc ama alguém de verdade, vai lá e fale na cara (pelo menos vc dá chance da outra mudar). Às vezes ela não faz aquilo por maldade, mas pq não sabe (e ninguém tem obrigação de saber o que a gente pensa, pq ainda não existe bola de cristal) rs.

Claro, existe o risco do outro não mudar (mas pelo menos vc fez a sua parte, verbalizou). Onde existe mentira (distorção ou omissão), Deus não está presente.

É preciso ter muito amor e coragem para ser verdadeiro.
E respeito é fundamental.

Dureza é perceber que é bem mais fácil apontar o problema dos outros (atire a 1ª. pedra quem nunca pecou) ao invés de admitir que NÓS tb temos nossa parcela de culpa. Sim, pq o dedo na mão que acusa o outro 'esquece' que mais quatro apontam para si mesmo (ahá)!

Ah, se todo mundo cuidasse do pp quintal (pecados ocultos como orgulho, falta de perdão, mágoa, inveja, ira e por aí vai) o mundo seria bem melhor...

July 10, 2006

Eis que estou à porta e bato...

09.07.06

De manhã fui de bike ao Pavilhão Japonês para ler e meditar sobre a necessidade de nos desprender daquilo que não faz mais sentido na vida (síndrome de Diógenes) rs.

Precisamos abrir espaço novo para receber o que o Pai quer nos dar, por isto a importância de colocar o lixo para fora (papéis, roupas, mágoa, falta de perdão e relacionamentos doentios).

Estava quente à beça e o Ibira, lotadíssimo por conta do desfile de 9 de julho. Conclusão: voltei seca para casa, desesperada por um mergulho na piscina. Mas bastou colocar os pés na água para... ui! Que gelo.

À noite fui na PIBJI e recebi um chacolhão de amor XXL do Pai: - "Saia da zona de conforto pq molhar os pés não é suficiente; é preciso mergulhar de cabeça na piscina da graça".

A mensagem do pr. Kevin foi "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Ap 3: 20). O desafio foi para a gente não ficar igual à igreja de Laodicéia, que trancou Jesus porta afora e se perdeu em meio às 1.001 atividades e legalismo.

Gosto muito da interpretação do pr. Badu para esta passagem: Jesus bate à porta pq não entra sem ser convidado, e fala em ouvir a Sua voz (primeiro é preciso silenciar o nosso coração, são tantas vozes!) pq neste mundo violento só abrimos a porta para quem conhecemos.

Sim, o que Deus quer é INTIMIDADE.

Sentar-se à mesa tb é outro ato de intimidade. Jesus é o Pão da vida e quer vir até vc e a mim para que tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10:10).

A questão é: - Vc ouve a Sua voz? Vai abrir a porta do Seu coração para Ele?
A PORTA

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se!

Mas também tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta... A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno.

A vida é generosa, a cada sala que se vive e descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.

Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens.

Quando uma porta se fecha, a outra se abre. Mas muitas vezes ficamos tão preocupados com a porta que fechou que nem conseguimos ver a outra se abrindo.

Nunca deixe de abrir uma nova porta. Por ela podem entrar amigos inesperados, amores verdadeiros, aventuras inesquecíveis... E não se esqueça, principalmente, de manter a janela bem aberta. Ela trará ao final de cada dia um lindo pôr-do-sol.


PS- Vá lá: http://www.youtube.com/watch?v=TQpByza3k94
.

July 06, 2006

O poder do louvor

05.07.06
O louvor liberta. Porque te faz ver as coisas como elas são e coloca elas nos seus devidos lugares.

Deus é o Criador de todas as coisas, tudo gira em torno dEle. Ele detém o mundo em Suas mãos de amor. Por isto merece toda nossa honra, adoração e louvor.

A única atitude correta diante de tanta grandeza e majestade é agradecer. É se prostrar diante dEle e dizer com lágrimas nos olhos: - muito obrigada!

July 04, 2006

Oração

04.07.06
"Pai de amor,

quero te louvar porque o Senhor criou céus e terra, criou todas as formas de vida e tudo subsiste porque é a Tua mão que sustenta e segura, que impede que o mundo entre no caos.

Pai, quero te agradecer porque as Tuas misericórdias se renovam a cada manhã e o Teu amor está presente nas pequenas coisas como no sol que nasce, no alimento que nunca falta no prato, no sorriso espontâneo daqueles que amamos e que estão próximos de nós e na restauração da saúde de doentes amigos.

Jesus querido, quero pedir perdão se estamos cegos ao teu mover, se não temos nos submetido nossas vontades diante de Ti. Por causa da nossa obstinação, queremos que as coisas saiam da nossa maneira: do nosso jeito e no nosso tempo e não enxergamos que o Senhor, que sabe de todas as coisas e sempre quer o melhor para nós, é que vai adiante de nós. É Tu, Senhor, que estás no centro de todas as coisas, tudo gravita em torno de Ti! Por favor, ajuda-nos a encontrar nossos lugares como cooperadores de Ti. Purifica-nos com Teu sangue precioso e com a tua brasa, purifica os nossos lábios para que possamos te glorificar e louvar Teu santo nome.

Jesus, vou ser honesta com o Senhor: estou desestabilizada porque muitas pessoas queridas próximas a mim estão oprimidas, estão sofrendo e estão assustadas. Sei que vivemos num mundo caído, pq o Senhor não criou a gente para o sofrimento e para a dor. Na tua oração (Jo 17) o Senhor não pede que seu povo seja tirado do mundo, mas que seja livrado do Maligno. Pai, entra com providência na vida destes teus filhos, mostra o Teu favor. Está muito difícil de carregar este fardo e a tua Palavra fala para a gente trocar de jugo contigo. Pai, o teu jugo é suave e teu fardo é leve. Vejo muito sofrimento, muita tristeza no meio do teu povo e não tenho a quem recorrer. Mas a Tua Palavra diz que podemos nos achegar diante do teu trono em busca de graça e misericórdia em tempos de necessidade, por isto venho a Ti porque sei que o Senhor é soberano e está agindo.

Tu és Pai de amor, Deus zeloso então vem segurar estes teus filhos em Tuas mãos de amor - o Senhor morreu naquela cruz, sabe o que é dor, sofrimento, coração contrito. Vem Pai amado derramar o teu bálsamo de cura e restauração. Com o teu toque, quero pedir humildemente cura. Deus querido, sei que o Senhor está presente em todos os lugares porque a Tua glória enche céus e terra, mas manifesta o Teu amor de maneira perceptível, restaura a visão do teu povo; fortalece cada filho.

Meu coração está pesado, triste por causa do sofrimento destes irmãos e não posso fazer nada. Mas confio e entrego estas vidas em Tuas mãos fortes porque sei que o Senhor é Poderoso para fazer mais daquilo que pedimos ou pensamos.

Deus querido, entrego esta situação a Ti porque sei que o Senhor tem planos de paz e prosperidade para a tua comunidade e porque a Tua vontade é santa, perfeita e agradável.

Em nome de Jesus, amém".

KT

July 03, 2006

O que é vida para vc?

01.07.06

Acordei hoje com esta pergunta, antes de me encontrar com a Lu (marcamos umas trocentas vezes até acertamos a agenda, parecia novela mexicana) rs.

Ela tem uma história linda de vida, de garra, de transformação (tô “enchendo” para ela escrever, e outras pessoas poderem pegar carona na benção dela) rs e a família me recebeu com tanto carinho! Fiquei tocada com a postura e a coragem deles. Mas o que mais me encantou foi conhecer as particularidades e histórias de cada um; por exemplo, a avó de 80 anos praticava remo na raia olímpica da USP, vc acredita? Na mesma hora falei: - qdo crescer, quero ser igual vc!

Uma coisa bonitinha foi lembrar de uma colocação do Henri Nouwen sobre intimidade. Vc só convida para sentar à mesa um amigo (a não ser que vc seja muito falso) rs. Porque sentar-se à mesa e dividir uma refeição é um momento de celebração da vida, de alegria (pelo menos deveria ser). Me senti tão querida estando lá com eles.

Como vc vê, logo depois do almoço, já sabia responder ao questionamento da vez: viver)!

Semana passada Deus me deu outro presente: a oportunidade de visitar outra amiga (o filho tinha sido operado) e conhecer sua família (eu parecia criança qdo a filha dela mostrou a coleção de Stars Wars, nem preciso dizer que surtei) rs!

Chérie, isto que é vida.

Vida real de pessoas com nome e sobrenome (fazendo parte de uma família), com sonhos, lutas, alegrias (e tristezas) para compartilhar. Pessoas como eu e vc, com limitações, mas nem por isto infelizes igual o Hardy (aquela hiena de desenho animado: - oh céus, oh vida, oh azar) rs.

Realmente sou privilegiada por ter amigas maravilhosas e com famílias tão lindas!

Será que um dia tb terei uma família assim?

Opsss... Calma lá, um dia por vez... (que tal terminar esta canjica primeiro) rs?!

Beijins e bom finde!

KT

PS- me explica o que aconteceu no jogo do Brasil e da França que não entendi até agora (rs)... Sabe que logo após a partida, liguei para ATA e até minha mãe perdeu a fala (morri de rir)?!

Brincadeiras à parte, vc percebeu que a Copa tinha virado a morfina da vez? Ninguém mais falava em corrupção, votações suspensas no congresso, julgamento da Suzane... As preocupações do país eram se o Ronaldinho tinha engordado, se o Robinho ia entrar... francamente! E raciona comigo: já pensou se o Brasil ganha? Aí que ninguém ia agüentar o Lula usando a Copa como campanha eleitoreira...