July 30, 2010

Defeitos x desvios de caráter

30.07.10
É preciso saber separar defeitos de desvios de caráter.

Ninguém é perfeito (incluindo eu) rs: existe muita chatice, perfeccionismo, arrogância, teimosia, preguiça, procrastinação... e por aí vai.

Mas falta de caráter é demais, não dá para encarar...

July 28, 2010

Crise, tempo e escolhas

.
Em chinês, crise pode significar risco ou oportunidade.

Em grego, tempo pode significar kronos (corrosão) ou kairós (oportunidade).

Desde que o mundo é mundo, Deus conclama céus e terra como testemunhas que propõe vida e morte, benção e maldição, e convida: - escolha vida (Dt 30: 19)!

A questão é o livre arbítrio, a nossa liberdade (e responsabilidade) de escolha...
.

July 27, 2010

Respeito

.
Maturidade é crescer, seguir seu caminho, ser coerente com suas convicções e nem por isto descer goela abaixo suas crenças pessoais.

Amizade não é ter de concordar sempre, mas aceitar que você e o outro podem ter pensamentos diferentes para um mesmo tema e nem por isto precisam se tornar adversários.

É estar tão seguro de si que você não precisa convencer ninguém, pois você sabe que não existe o risco de trair a si mesmo.

Respeito é atitude de gente madura.
.

July 25, 2010

Tailor made

24.07.10
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que se é. E que coisa mais triste é categorizar pessoas, rotulá-las e encaixotá-las conforme seus preconceitos!

Não existe melhor ou pior – e quem é você para julgar?

Só quem está envolvido numa situação sabe de verdade onde é que o calo aperta.

Somos seres únicos, especiais. Por isto mesmo não existem respostas prontas.

Só Deus sabe como cada um é de verdade, conhece nossos sonhos, anseios, necessidades e lutas; sabe quais são as tristezas, frustrações e desafios que cada um tem.

July 23, 2010

O Tempo - parte II

.
Muitas vezes o tempo do outro é diferente do nosso tempo.

É um tempo que nega a velocidade humana, construído quase à força. O resultado em câmera lenta é de uma ternura incomum, quase ingênua, mas verdadeira. Uma resistência à linguagem televisiva que se traduz na ausência de parágrafos.

Na contramão dos outros a aposta é no otimismo. Os problemas que enfrentamos são parte da vida e não um obstáculo intransponível criado por um mundo perverso – talvez acreditar demais no mundo, no ser humano.

Sempre há uma fronteira a ser vencida por alguém que decide arriscar-se por força de uma exigência material.

Que fronteira é essa, vigiada, perigosa?

Pouco importa: o que conta é o abandonar das pequenas coisas da vida, o telefone, o carro, a bolsa, os objetos, a casa.

Os tiros não dados pelos sentinelas acabam por confirmar que o pior não são os desfechos, mas as esperas.

Para refletir:

Para entender o valor de um ano,
pergunte a um estudante que não passou nos exames finais.

Para entender o valor de um mês,
pergunte a uma mãe que teve um filho prematuro.

Para entender o valor de uma semana,
pergunte ao editor de uma revista semanal.

Para entender o valor de uma hora,
pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro.

Para entender o valor de um minuto,
pergunte a uma pessoa que perdeu o trem, ônibus ou avião.

Para entender o valor de um segundo,
pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente.

Para entender o valor de um milisegundo,
pergunte a uma pessoa que ganhou uma medalha de prata nas Olimpíadas.

O tempo não espera por ninguém.
Valorize cada momento de sua vida.
.

July 20, 2010

Feliz Dia do Amigo!

.
O amigo
faz você ver
que o mundo é grande
e precisa de muito amor.

O amigo
abre os braços
e você descobre
que o amor
que ele sente por você
é o maior presente
do mundo!
.

July 19, 2010

A boca fala o que está cheio o coração

.
Vou trabalhar com o coração pesado e no primeiro instante, já sou acolhida:

- Você é muito bonita! É a pessoa mais elegante e a mais simpática!

De bate-pronto quase faço pouco caso e desconsidero o elogio da Didi, mas depois aceito e agradeço de coração pois sei que foi Deus quem mandou o recado para o meu começo de semana.

No final da noite ainda tem o email do Gui (também super-carinhoso) e aí me dou conta de que a cada momento Deus mostra que o mundo está cheio da glória dEle, que não preciso responder mal com mal e que sim, é possível vencer o mal com o bem (afinal a vitória é dEle, eu só preciso 'escolher').

July 18, 2010

O poder e a força de uma equipe

17.07.10
Hoje foi dia de treinamento da FRM e, apesar de ser no meu tempo livre, foi simplesmente maravilhoso!

Quando a gente faz as coisas com o coração, a vida ganha novas cores. E quando você vê que não está sozinho, que existem mais pessoas que acreditam que é possível fazer o mundo melhor, aí é que não tem para ninguém (rs)!

Imagino que o céu deva ser assim: uma comunidade de amigos onde todas as diferenças sejam oportunidades de convergência num ambiente de diálogo, paz e respeito.

July 16, 2010

"...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

16.07.10
A melhor maneira de cortar o telefone sem fio é ir direto à raiz do problema (quem quer solução, vai à fonte. Quem não quer, faz fofoca).

E lá vou eu, me abrir, ficar vulnerável e ouvir com atenção o que os outros têm para dizer, para descobrir a verdade.

... e ela aparece!

Muitas vezes as pessoas dizem mais pelo que escondem (gestos que denunciam) do que pelo que falam. Até mesmo o silêncio pode falar; basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir.

E como é bom ter sabedoria para distinguir o que é opinião ou sentimento daquilo que é realmente fato!

July 14, 2010

Cuide do seu coração

.
Depositando as feridas aos pés da cruz

-Isabelle Ludovico

É muito difícil olhar para dentro de si e reconhecer que há feridas de rejeição, abandono, incompreensão, negligência, eventualmente até maus tratos e abusos. É dolorido perceber que estas feridas foram feitas pelas pessoas mais próximas: pais, parentes, pessoas que deveriam ter cuidado de nós, nos acolhido e protegido. No entanto, Jesus traz uma boa notícia quando afirma que “... Nada há, fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar. Mas é o que sai dele que o contamina... Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, e a loucura. Todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem” (Mc 7.1-23).

Cristo nos afirma que este mal não precisa nos contaminar. Em primeiro lugar, não somos responsáveis pelo que o outro fez, mas apenas pelo que fazemos com o mal que nos fizeram. Podemos tentar fazer de conta que não existe, negar que tenha nos machucado, justificar aqueles que nos feriram e assumir a culpa deles. Neste caso, somos candidatos a doenças físicas, dor de estômago, enxaqueca e outros distúrbios que não passam de somatizações das emoções reprimidas. Ou nos tornamos extremamente perfeccionistas para garantir o reconhecimento do outro e tentar evitar novas agressões.

Outra alternativa destrutiva é abrigar este mal, remoê-lo, perpetuá-lo, ou seja, alimentar a ferida para punir o outro ou para que tenham pena de nós. É a atitude do deficiente que acentua sua deformação para pedir dinheiro na rua. Podemos ainda revidar e, com isto, nos assemelhar justamente àquilo que repudiamos. Tornamo-nos pessoas amargas, críticas e agressivas. Nestas três hipóteses, o mal venceu, pois conseguiu nos contagiar. Nós nos machucamos e machucamos o outro a partir destas feridas não curadas. Desenvolvemos mecanismos de defesa e ataque que fazem de nós pessoas perigosas, como o terrorista que mata para vingar a morte de amigos e parentes.

Mas existe um caminho de cura que passa pelo reconhecimento da amplitude do mal e o perdão fundamentado na atitude de Jesus na cruz. Vencer o mal com o bem é resistir ao mal, recusar-se a deixar que ele tome conta do nosso coração, deforme nossa auto-imagem e nos leve a desistir de amar e ser amado. Deus nos capacita a digerir os pensamentos e as emoções que nos assaltam quando depositamos todas estas feridas aos pés da cruz. A vitória que Ele já conquistou também é nossa se escolhemos o bálsamo e o antídoto do seu amor.

É importante reconhecer no nosso íntimo a tentação de sucumbir ao mal, de deixar-nos abater e até destruir por ele. Somos tentados a desconfiar do amor de Deus por ter deixado acontecer aquele sofrimento. A vida nos parece absurda e perdemos o desejo de viver. Mas quando consideramos que até Cristo foi alvo da maldade humana e não fugiu, nem cedeu ao ódio, mas, pelo contrário, reafirmou o seu amor incondicional, somos encorajados a seguir suas pegadas e atravessar o vale da sombra da morte porque encontramos nEle esta fonte inesgotável de amor. Assim, levantamos a cabeça e nos dispomos a encarar a vida de peito aberto, com sua porção de sofrimento, mas também de alegria, de realizações, de presentes a serem desfrutados.

Isabelle Ludovico da Silva, psicóloga com especialização em Terapia Familiar Sistêmica. isabelle@ludovicosilva.com.br

July 13, 2010

Amor e verdade

.
A Palavra precisa virar atitude, senão é estéril.

Não adianta ter amor se não há verdade, assim como a verdade dissociada do amor é oca.

É preciso coragem para ser honesto e verbalizar sem ferir o outro.

Só assim o terreno se torna fértil para dar frutos.

July 12, 2010

Vence o mal com o bem

.

"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, e se tiver sede, dá-lhe de beber. Porque assim amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".

(Romanos 12: 20 e 21)

Como é que ele conseguiu? Como é que ele conseguiu perdoar as pessoas que tiraram a sua liberdade por 27 anos e ainda mataram seu filho?

O desafio é este: não permitir que as experiências difíceis transformem tua natureza e você perca a essência.

É deixar a vingança nas mãos do Juiz e verbalizar para Ele com sinceridade todos os seus sentimentos e toda a sua indignação (doentio é se calar e fingir que está tudo bem quando não se está, isto sim).

July 11, 2010

Verdade

.
Pior do que mentir aos outros é mentir a si mesmo.

Talvez Deus (pacieeeente) espere atravessarmos certos limites para que possamos nos dar conta do que queremos e acreditamos de verdade.

- Grow up, darling...

July 08, 2010

Divórcio de corpo e alma (ou o cadáver ambulante x a alma penada)

.
O desafio de viver é integrar crença, fala e atitude. Mas quantas vezes (senão a maioria) o nosso discurso é divorciado da ação?

Por exemplo, se eu acredito que o corpo é santuário de Deus, porque trato o meu com tanta negligência? Não tenho noção de espaço, me entupo de salgadinhos apesar do problema no fígado e do colesterol alto, não faço esportes...

Como é tratar bem os outros e não tratar bem a si mesmo?

- Wake up, darling...


July 07, 2010

A generosidade do saber

.
A melhor maneira de aprender é ensinar. Porque você precisa entender primeiro antes de repassar o conhecimento aos outros.

E a vida só vale a pena enquanto estivermos aprendendo, seja relacionamentos, trabalho ou circunstâncias.
.

July 05, 2010

Tudo igual (mas tudo diferente)

.
Depois de ficar quase 20 dias fora, a impressão que dá é que nada mudou.

Porém, por conta do distanciamento, você consegue enxergar as coisas de um ângulo diferente, percebe com nitidez as migalhas atiradas, as mesquinharias de poder... aff!

Não tenho (nem quero ter) mais estômago para isso.

July 02, 2010

É mais fácil não se envolver

.
É mais fácil dar dinheiro, uma esmola, lavar aos mãos e dizer que ajudou e fingir que fez a sua parte.

Difícil é se envolver, carregar peso e ver o quanto é sofrido fazer supermercado para alimentar uma família com 20 reais (e 1 semana sem pagamento ainda pela frente).