March 30, 2014

Saindo do feudo de disputa e intrigas pelo poder para a morada do Amor

.
Chérie, como está?

Eu estou em estado de graça - voltei de um final de semana com uma nenê que todo dia ensina uma coisa nova.

Uma delas tem sido recuperar o olhar de maravilhamento e espanto para com a vida - sabe quando você vê, vive ou sente algo pela 1a. vez?

Isto é muito lindo e é uma pena a gente perder ao longo do caminho.

A gente vai vivendo uma vida mais-ou-menos, ligada no piloto automático, se preocupando em sobreviver em meio a intrigas palacianas e disputas pelo poder que, ao primeiro movimento do outro ainda que seja para abraçar, a gente já interpreta como ameaça e se arma com pedras e paus para atacar ou defender - já reparou nisto?

Chérie, você já se perguntou por que Jesus veio como um nenê entre nós?

Porque não existe nada mais inofensivo do que um bebê ; )!

Ele é a Palavra que se tornou atitude, e habitou entre nós, cheio de amor e verdade (Jo 1: 14).

Quando Deus convida - a você e a mim - para voltar ao Primeiro Amor, é para a gente sair do chiqueiro do medo para a morada do amor.

Pois na casa de meu Pai há muitas moradas e - você, eu, nós - somos todos convidados.

Vamos, vamos?

Bjs,

KT
.

March 27, 2014

O paradoxo da fraqueza

.
Para impedir que me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.  

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 

Portanto, me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias.

Pois, quando estou fraco, é que sou forte. 
2 Co 12:7-10

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=529pAVbyIDs
.

March 26, 2014

Você me ama?



.
Jesus disse:

— Venham comer!

Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor. Então Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com os peixes.

Foi esta a terceira vez que Jesus, depois de ter sido ressuscitado, apareceu aos seus discípulos.

Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro:

— Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?

— Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! — respondeu ele.

Então Jesus lhe disse:

— Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela segunda vez:

— Simão, filho de João, você me ama?

Pedro respondeu:

— Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus lhe disse outra vez:

— Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela terceira vez:

— Simão, filho de João, você me ama?

Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu:

— O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus ordenou:

— Tome conta das minhas ovelhas. Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.

Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado.

Então Jesus disse a Pedro:

— Venha comigo!

João 21: 12-19
 
PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=svHhGAmGz5g
. 

March 18, 2014

Estou fazendo coisa nova, porventura, não percebeis?

.

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: - “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador.

Dei como pagamento o Egito, a Etiópia e Seba a fim de que você fosse meu. Para libertar você, entrego nações inteiras como o preço do resgate, pois para mim você vale muito. Você é o povo que eu amo, um povo que merece muita honra. Não tenha medo, pois eu estou com você.

“Do Leste e do Oeste levarei o meu povo de volta para o seu país. Ordenarei ao Norte que os deixe sair e direi ao Sul que não os segure. Dos lugares mais distantes do mundo deixem que os meus filhos e as minhas filhas voltem para casa! Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.”

O Senhor Deus diz: - "Tragam o meu povo para ser julgado. Eles têm olhos, mas não veem, têm ouvidos, mas não ouvem. Reúnam-se no tribunal, todas as nações, ajuntem-se, todos os povos. Por acaso, um dos seus deuses anunciou o que ia acontecer? Algum deles disse o que está acontecendo agora? Que eles tragam as suas testemunhas e provem que estão certos, a fim de que todos digam: ‘É verdade mesmo!’ ”

O Senhor diz: - “Povo de Israel, você é a minha testemunha; você é o servo que eu escolhi para que me conheça, e creia em mim, e entenda que eu sou o único Deus. Antes de mim, não houve nenhum outro deus e nunca haverá outro depois. Eu, só eu, sou o Senhor, somente eu posso salvar vocês. Fui eu quem prometeu salvá-los e, de fato, foi isso que fiz. E vocês são testemunhas de que não foi outro deus que fez isso. Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço.”

O Senhor, o Santo Deus de Israel, o Deus que salva, diz ao seu povo: - “Por causa do meu amor por vocês, enviarei contra a Babilônia um exército que conquistará a cidade, e os gritos de alegria dos babilônios virarão choro. Eu sou o Senhor, o Santo Deus de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei.” Há muito tempo, o Senhor abriu um caminho no mar, uma estrada no meio das águas perigosas. Ele derrotou um poderoso exército, um exército de carros e cavalos de guerra. Eles caíram para nunca mais se levantar; acabaram-se como um pavio que está se apagando.

Mas agora o Senhor Deus diz ao seu povo: - “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas. Serei louvado pelos animais selvagens, pelos chacais e pelos avestruzes. Pois farei com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido. Este é o povo que criei para que fosse meu a fim de que desse louvores ao meu nome.”

O Senhor diz ao seu povo: - “Vocês se enjoaram de mim e pararam de me adorar. Vocês não me ofereceram carneiros para serem queimados em sacrifício, nem me honraram com outros sacrifícios. Eu não os obriguei a me apresentarem ofertas de cereais, nem fiquei exigindo que me oferecessem incenso. Vocês não foram obrigados a comprar plantas cheirosas para apresentá-las a mim, nem tiveram de me oferecer a gordura dos animais para me agradar. Pelo contrário, vocês me cansaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades.

“Mas eu — eu mesmo — sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço.

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=FMQlalQKOII
. 

March 17, 2014

Liderando com o coração


“Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.”

Neemias 1:11b

Um aspecto tremendamente importante da liderança é saber quando e como se comprometer com um projeto.

Com o exemplo de Neemias aprendemos que antes de nos comprometermos com o projeto temos de analisar tudo que for possível e estiver ao nosso alcance. A falta de respostas para algumas perguntas não precisa inviabilizar a iniciativa, mas temos de ter todas as respostas que forem possíveis.

Você vê que Neemias fez a sua lição de casa quando lê o capítulo 2, logo a seguir este versículo, e nota que ele teve todas as repostas às perguntas que o rei fez. Isso tinha que ser assim, pois ele iria pedir a permissão e ajuda ao rei mais poderoso de sua época para executar o seu projeto de reconstruir a cidade de Jerusalém.

Você deve lembrar que não era uma tarefa fácil, pois a cidade havia sido destruída e queimada décadas antes por causa da sua rebelião contra o rei da Babilônia. A ideia de reconstruir uma cidade que havia sido rebelde não era das melhores.

É por isso que, apesar de ter um plano, Neemias ora a Deus pedindo que Ele toque o coração do Rei.

Neemias devia conhecer o provérbio “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21:1) Assim ele deposita a sua confiança em Deus e no fato de crer que este projeto tinha a Sua inspiração.

Muitas pessoas acham que planejar é falta de fé, mas planejar não é falta de fé, absolutamente. Pelo contrário, é preciso ter muita fé para planejar, pois trata-se de olhar para o invisível e imaginá-lo concretizado. Planejar é olhar com antecedência para algo que ainda não aconteceu, isso é fé.”

Neemias orou, planejou, orou, falou com o rei, orou, viajou, orou, executou o plano e orou no fim de tudo.

Após identificada a necessidade que move o coração do líder, um bom plano e muita oração e dependência de Deus é a receita para o projeto realizado.

“Senhor, mostra-nos que antes de sair tentando realizar qualquer coisa, devemos buscar em ti ajuda para planejar com sabedoria o projeto que confiaste ao nosso coração.”

- Vinicios Torres

Fonte: http://www.ichtus.com.br/dev/2014/03/06/liderando-com-o-coracao-planejamento-e-dependencia/

March 16, 2014

Primeiro Amor

.
Chérie,

você não é definido pelo que faz (conquistas) ou por onde anda (circunstâncias), mas pelo que você é.

Filho amado em quem Deus tem todo carinho!

Para viver a vida plena, rica e abundante que Deus sonhou para você, já sabe: volte ao primeiro Amor.

Bjs,

KT
.

March 15, 2014

Ouvindo a voz de Deus em meio às circunstâncias


“Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?”

Hebreus 12:7

Além da Palavra de Deus e da nossa consciência, Deus usa as circunstâncias da vida para falar conosco.

Aqui também precisamos estar atentos para reconhecer a voz de Deus. A maioria das pessoas não consegue perceber como Deus fala através das circunstâncias, tanto das boas como das más. Aliás, é normal as pessoas acharem que Deus usa apenas as circunstâncias ruins para falar conosco; talvez pelo fato de que estas sejam as circunstâncias que nos levam a clamar a ele buscando solução.

Para facilitar a compreensão vamos ver três circunstâncias da vida e entender como Deus nos fala nelas:

1. Circunstâncias que são resultado de nossas próprias decisões – decidimos gastar mais do que ganhamos, decidimos não estudar para a prova, decidimos dar tempo para a televisão em vez de para a família, decidimos não economizar ou investir para o futuro. Todas essas decisões, e outras como essas, são sementes lançadas na terra da vida que no futuro nos darão seus amargos frutos, ou não nos darão nada justamente no momento que precisarmos. A Bíblia (veja o livro de Provérbios) diz que devemos buscar a sabedoria para viver bem e tomar boas decisões. Muitas pessoas acham que Deus as castiga ou que o Diabo as oprime quando, na verdade, estão apenas colhendo o que elas mesmas semearam.

2. Circunstâncias que Deus provoca para nos corrigir – Jesus nos ensinou que o relacionamento que Deus quer ter conosco é o relacionamento de pai e filho. Em todos os lugares em que este propósito é mencionado fica claro que Deus quer ter um relacionamento de amor cuidado paternal para conosco. Ele quer cuidar de nós e nos proteger. Mas Ele deixa claro que devemos obedecer-lhe e almejar o crescimento e a maturidade em Cristo. Quando nos desviamos do propósito de Deus, ele, muitas vezes, faz uso das circunstâncias para nos corrigir. O salmista afirmou “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmos 119:71) A correção de Deus tem o propósito de nos fazer voltar a Ele e ao Seu caminho. Esse é um ato de amor dEle por nós.

3. Circunstâncias que Deus nos envolve para Sua glória – Existem circunstâncias em nossa vida que não são fruto de nossa semeadura e não são consequência de nosso pecado, mas mesmo assim nós acabamos sofrendo. Muitos cristãos não conseguem aceitar esse fato, mas Deus pode nos colocar em situações onde o único propósito é que a Sua glória seja manifesta através da nossa vida. Em João 9:1-3, os discípulos questionam a Jesus o motivo de uma pessoa ter nascido cega. Na sua limitada compreensão eles acharam que aquilo só podia ser resultado de pecado. Mas Jesus lhes ensinou que nem tudo na vida se resume a causa e consequência, existe também propósito de Deus. E nesse caso, Jesus afirmou que aquele homem nasceu assim para que o poder de Deus se manifestasse e Ele fosse glorificado.

Está você passando por algo que, apesar de toda análise, você ainda não encontrou motivo para estar passando? Então, pare um pouco e ouça a Deus. Será que Ele não está chamando você para um novo nível de dependência, um aprofundamento na comunhão e a uma maior confiança, a fim de que Ele seja exaltado e glorificado como Deus que é em sua vida?

“Senhor, dá-me sabedoria para viver bem. Ajuda-me a entender a sua correção. Mas, principalmente, glorifica a Ti mesmo em minha vida.”

- Vinicios Torres

Fonte: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/10/08/ouvindo-a-voz-de-deus-circunstancias/

March 14, 2014

Escolha de patamar

.

Se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos?

Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão?
.

March 13, 2014

Batalha espiritual

.
Chérie,

para entrar numa guerra, não basta disposição.

É preciso estar preparado.

Certifique-se de que vestiu toda a armadura de Deus e saiba de antemão que numa batalha, só os fortes sobrevivem.

Agora, se você ama desafios e, apesar do frio na barriga, tem convicção de que por Cristo, é mais do que vencedor - alegre-se ; ).

Quanto maiores as batalhas, maiores as vitórias!

E o próprio Senhor dos Exércitos promete estar à frente.

Bjs,

KT

Planejamento

Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!
 
Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz.
Lc 14: 28-32

Armadura de Deus

Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 

Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.

Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  

Peguem agora a armadura que Deus lhes dá. 

Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. 

Estejam preparados

Usem a verdade como cinturão

Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.  
Levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.

Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.

Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele.

Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus

Fiquem alertas.

Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. 
Ef 6: 10-18 
.

March 12, 2014

Convite para fazer parte de um mundo novo ; )

.
Ef 5
  1. Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele.  
  2. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! 
  3. Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.  
  4. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.  
  5. Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria). 
  6. Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele.  
  7. Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente.  
  8. Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz,  
  9. pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. 
  10. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.
  11. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz.
  12. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo.
  13. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada.  
  14. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” 
  15. Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 
  16. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. 
  17. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.
  18. Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus
  19. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. 
  20. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.
 PS- Mó chacoalhão, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=sn2a73B0uB0
.

March 11, 2014

Amigos, amigos

.
A cura do paralítico de Cafarnaum
 Marcos 2:1-12
  1. Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
  2. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem,
  3. trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens,
  4. mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.
  5. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: — Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
  6. Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar:
  7. “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!”
  8. No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: — Por que vocês estão pensando essas coisas?
  9. O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”?
  10. Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico:
  11. — Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
  12. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: — Nunca vimos uma coisa assim!
- pr. Ariovaldo Ramos

Jesus está em Cafarnaum, sua base operacional. Ele foi para aquela cidade provavelmente porque, em Nazaré, não havia fé e é exaustivo realizar qualquer coisa onde não existe fé, mesmo para Jesus Cristo. 
 
Ele mudou então de cidade e muita gente O procurou para ouvi-Lo, para ser curado.
 
Dentre os que rumaram para Cafarnaum havia um grupo carregando um jovem paralítico na esperança de o colocarem em contato com Jesus. E Jesus, vendo a fé daquele jovem e de seus amigos, o curou.
 
Que bom que este homem tinha amigos...
 
O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação? Ele estava estirado num leito. Não tinha como locomover-se, nem como chegar onde Jesus estava. Como fazê-Lo saber da sua situação?
 
Mas ele tinha amigos... E que bom que ele os tinha!
 
Você alguma vez já precisou de um amigo e este lhe faltou? Você alguma vez já precisou de amigos e não achou um único sequer? Eu me lembro da história de um homem que ligou para um pastor pedindo ajuda: "Pastor, eu tenho 53 anos e estou numa situação muito difícil. A esta altura da vida eu fiz uma lista dos meus amigos e só achei dois!".
 
Há certas coisas, e certos momentos da vida, que a gente não vai conseguir fazer ou alcançar, sem a ajuda de amigos. Não tem jeito, simplesmente não dá pra fazermos tudo sozinhos. Além do que, a solidão é uma péssima companheira...
 
Mas, que bom que aquele homem tinha amigos. Quantos amigos você tem? De quantas pessoas você é amigo? Quantas pessoas podem contar com você? Com quantas pessoas você pode contar?
 
Que bom que os amigos dele eram "parteiros"...
 
Mas, amigos podem ser "parteiros" ou "coveiros". Sabemos que os parteiros ajudam crianças nascer, a virem à luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.
 
Aqueles amigos acreditaram na possibilidade. Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem em sua cura? Talvez, ele até tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já não é má coisa.
 
Mas, seus amigos, o levaram a Cristo, porque acreditaram na possibilidade. Eles foram amigos "parteiros". Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser mudada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre.
 
É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas potencialidades, que são eternos "coveiros" das nossas idéias, dos nossos sonhos, possibilidades...
 
Esses amigos são maridos, filhos, pais, esposas, dizendo para seus respectivos cônjuges, filhos, ou pais: "Você não pode! Você não vai conseguir! Nem adianta tentar!". Pergunta: Como você é como amigo? Como você é como esposo? Como você é como pai, mãe, filho ou filha? Você é do tipo "parteiro" ou faz o estilo "coveiro"?
 
Quando as pessoas chegam a você elas são estimuladas, ou você acaba de enterrá-las? É muito difícil viver com gente assim, é muito difícil conviver com gente que diz: "Não dá! Não dá, não dá... Olha, você não vai conseguir!".
 
Isso mata as pessoas, mata grandes idéias e mata possibilidades no nascedouro. Quanta gente talentosa não desenvolveu seu talento porque, a primeira pessoa a quem demonstrou o seu potencial resmungou: "Ah, isso é bobagem! Não perca tempo com isso não... É besteira!", e um talento maravilhoso, uma possibilidade maravilhosa morreu ali.
 
Quantas pessoas se casaram esperando ser felizes e se viram dia-a-dia, anuladas por maridos ou esposas que só criticam: "Nem tente, que não dá! Bobagem, esquece... É perda de tempo! Isso não vai dar certo!"?
 
Que bom que esse homem tinha amigos dispostos a carregá-lo...
 
Há momentos na vida que precisamos ser carregados e, se não o formos, morreremos no meio do caminho. Questiono outra vez: Que tipo de amigo você é?
 
As pessoas sabem que podem contar com você para carregá-las? Você é dos tais "parteiros" que todo mundo gosta de ter por perto? Aquele sujeito que gosta de estar sempre incentivando: "Vamos lá! É isso aí! Nós vamos conseguir! Deus é bom e joga no nosso time!" ?
 
Que bom que ele recorreu aos amigos...
 
Quantos de nós estão sofrendo sozinhos?
 
A solidão é uma péssima companheira. A solidão é como o silêncio. E o silêncio só é bom quando, entre sons, comunica; quando é uma breve pausa entre sons, porque, se for eterno, é o silêncio da morte.
 
O silêncio é maravilhoso quando nos ajuda a apreciar melhor os sons que ouvimos, quando, recobra em nós, a capacidade do ouvir.
 
Mas, o silêncio é muito triste quando representa a interrupção de todas as nossas atividades. O silêncio é ótimo quando representa renovação e, muito triste, quando é o anúncio do fim.
 
A solidão também é assim. Ela é ótima quando é uma pausa entre encontros, mas, quando é resultado de um desencontro absoluto, ela se torna a pior das companheiras. E como é triste estar só!
 
Que bom que aquele moço recorreu aos amigos...
 
Quanta gente há, nestes dias, tentando se virar sozinha, achando que vai dar um jeito... Deus não criou o homem assim. Aliás, a segunda coisa que Deus disse sobre o homem foi: "Não é bom que ele esteja só".
 
Deus não criou os seres humanos para a solidão e nem mesmo Ele é um ser solitário mas triuno, como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é a comunhão de três grandes amigos, e criou os seres humanos à Sua imagem e semelhança para que eles também experimentem a comunhão da amizade e cheguem, guardadas as devidas proporções, à unidade.
 
Não é bom que o homem esteja só.
 
Mas, quanta gente sozinha há! Quanta gente há se julgando super-homem. Ora, super-homens não existem! Nietzsche dizia que o homem devia buscar superar-se a si mesmo e tornar-se um super-homem. Saiba que ninguém consegue ser o super-homem que Nietzsche preconizou. Ninguém consegue andar nos passos de Zaratustra, seus passos são muito tortuosos.
 
Todos precisamos de amigos, todos precisamos de ajuda porque, há momentos que a nossa fé, por melhor que seja, é insuficiente para nos levar à presença de Jesus Cristo. Não que precisemos de uma fé especial para chegar à presença de Cristo. Não é isto! Uma fé do tamanho de um grão de mostarda já faz muito.
 
É que a nossa fé é do tamanho da nossa esperança e quando a nossa esperança se desvanece e a fé vai embora com ela, aí não dá mesmo para chegarmos à presença de Jesus Cristo sozinhos.
 
E que bom que esses amigos sabiam o que fazer...
 
Aqueles homens sabiam a quem levar o amigo enfermo. Sabiam que deviam levá-lo à presença de Jesus Cristo.
 
Ser amigo é acreditar nas possibilidades que o outro tem a partir dos seus talentos, dos seus dons, das suas inclinações.
 
Ser amigo é acreditar na possibilidade do outro quando este é posto na presença de Deus. É acreditar que se for levado à presença de Jesus Cristo, Ele irá ajudá-lo de tal maneira que todos os seus dons, todas as suas capacidades, serão restauradas; tudo o que ele tem de melhor virá à tona, todo o seu talento emergirá e, ao invés dele ser carregado, ele é que vai sair de lá carregando.
 
Porque, fé, é crer nas possibilidades que existem, quando vamos à presença de Jesus Cristo.
 
É por isso que o livro de Hebreus diz que quem se aproxima de Deus precisa crer que Ele existe e que Ele se torna galardoador daqueles que O buscam.
 
Deus é assim. Quando você Lhe entrega um pedaço de madeira quebrada, Ele a devolve inteira, como se esta nunca tivesse tido sequer uma lasquinha, quanto mais uma fratura.
 
Deus é assim. Quando você leva a Ele um pavio que está se apagando, Ele o devolve como uma labareda. E uma labareda que incendeia pela eternidade!
 
Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a carregá-lo.
 
Que bom que esses amigos não sonegaram os seus dons...
 
Sim, por que há amigos que se dispõem a ir com a gente até um determinado ponto, mas, quando se dão conta de que nos ajudar de verdade terão que dispor dos seus dons, da sua capacidade, do seu trabalho, do seu sacrifício, eles param.
 
Aqueles amigos, quando viram a multidão, com gente "saindo pelo ladrão" - tanta gente que não havia nem lugar para sentar - poderiam ter dito para o moço: "É companheiro, vai ficar para a próxima. Todas as portas estão fechadas", e fechadas por outras pessoas, por gente, o que é muito pior.
 
Porque quando as portas estão apenas trancadas, sempre se pode derrubá-las. Às portas, às janelas, seja qual for o obstáculo. Mas, quando gente decide atrapalhar, quando gente decide ser o problema, a obstrução do caminho, daí só Deus mesmo! Porque, lidar com gente não é fácil... Deus que o diga!
 
Eles poderiam ter dito ao paralítico: Olha, quando Jesus voltar à cidade, a gente chega antes. Quando Ele entrar na casa a gente já vai estar lá.
 
Que bom que eles não pensavam assim! Que bom que eles dispuseram seus dons, seus talentos, seu recursos para ajudar o amigo.
 
Que bom que eles se dispuseram ao sacrifício, que bom que eles disseram: "Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma! E vamos fazer no teto, porque o único jeito de fazer porta fácil é no teto". É só arrancar a cobertura e, naquele tempo, nem telha era.
 
Você é um amigo assim? Disposto a abrir portas onde elas não existem? Você é um amigo assim? Pronto a dar do que você sabe, e tem, para criar portas? Afinal, há tanta gente que só precisa de uma porta aberta!
 
Você é assim?
 
E você tem amigos assim?
 
Que bom que os amigos daquele moço eram do tipo que abriam portas.
 
E que garotada boa, eficiente! Um teve a idéia, outro já foi providenciar a corda, um terceiro ficou lá com ele dizendo: "Calma que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!".
 
Aí, o mais magrinho deles deve ter subido ao telhado, por causa da fragilidade do teto. E os outros, sempre trabalhando em equipe e com a mesma motivação, conseguiram prendê-lo bem, içá-lo, depois, com todo o cuidado, descer o leito na presença de Jesus.
 
Que bom que eles colocaram os seus talentos, seus dons, seus recursos, em favor daquele amigo necessitado!
 
Você sabia que Deus nos dá dons, talentos e recursos para isto?
 
Há tanta gente necessitada... É por isso que você tem tantos dons!
 
Não sei por que "cargas d'água", Deus resolveu fazer com que eu e você, de vez em quando, tivéssemos um experiência como a d'Ele.
 
É como se Ele dissesse: "Eu vou lhe dar uma grande oportunidade. Eu vou fazer você experimentar a alegria que Eu experimento. Eu vou deixar você fazer o papel de Deus para alguém. Eu vou lhe dar tantos recursos, que quando as pessoas baterem à sua porta, você vai poder fazer como Eu. Você terá a chance de abençoá-las e irá descobrir o que sinto quando abençôo você.
 
Você vai descobrir o que é que motiva o meu coração a abençoá-lo. Vai descobrir a alegria de agir como Eu ajo. Vou lhe dar uma oportunidade de agir como Deus na vida de alguém, mas não o Deus judicioso que você gostaria de ser, não! Essa qualidade pode deixar comigo, que sou misericordioso e sei como fazê-lo. Como você não o é, melhor você não experimentar isto.
 
Mas, que coisa chata! É justamente isso que a gente quer experimentar o tempo todo! Essa capacidade divina de fazer cair fogo do céu e dizimar os nossos adversários.
 
Esse é o poder que a gente quer experimentar todos os dias - a capacidade divina de julgar, de dizer: "culpado!". É desse poder que a gente gosta.
 
Mas aí Deus diz: "Não. Não vou deixar! Você não tem a misericórdia que Eu tenho e quem não conhece a misericórdia, jamais conhecerá a justiça, porque não há justiça onde não há misericórdia. Não há justiça onde não há amor. Não há justiça onde não há perdão. Então, deixe isto comigo. Mas vou te dar uma outra chance. A chance de ser abençoador. Você vai experimentar o que eu experimento!"
 
Que bom que os amigos desse moço agiram como se soubessem disso, que agiram como se aquele obstáculo fosse a grande oportunidade que tinham de experimentar, ainda que um pouquinho, o que significa ser um Deus abençoador.
 
E aquele grupo de amigos levou o moço à presença de Jesus. Ora, na presença de Jesus, tudo é festa! Quem precisa ser perdoado, o será; quem precisa ser curado, o será. Jesus reagiu à fé do moço e dos seus amigos.
 
Fé genuína é assim: arregaça as mangas. Quem crê, arregaça as mangas. Quem crê que é possível transformar uma vida, vai ao encontro da vida. Por isso Tiago diz que fé tem que ter obras, senão, é morta.
 
E Jesus viu a fé desses meninos e disse para o moço: "Filho, perdoados estão os teus pecados!". As pessoas ficaram bravas... Muita gente fica brava quando há perdão. Há uma grande disposição nos seres humanos de condenar, acusar, exterminar, matar. Há quem ache que perdão sempre, é demais.
 
E Jesus o perdoou...
 
Porque é assim... As vezes a luta do nosso amigo só vai ser vencida se ele for perdoado. E o perdão cura!
 
Há alguém precisando de seu perdão? Perdoe-o para que ele possa andar de novo.
 
Há alguém a quem você precisa pedir perdão? Então, se apresse em pedi-lo para que você possa andar de novo.
 
Jesus pega nossa maior fraqueza e a transforma no nosso maior troféu.
 
A cama era a marca da derrota daquele homem. Quem é o sujeito? É aquele que não sai da cama. Ele não tem alternativas, só pode ficar sobre a cama, e agora, depois do encontro com Jesus, quem é o sujeito? E aquele que carrega sua cama!
 
Antes, ele era carregado sobre ela, agora, é ele quem a carrega sobre os ombros porque Jesus Cristo age assim. Ele pega sua maior fraqueza e a transforma no seu maior troféu.
 
Eu não me canso de contar a história de um amigo do "Jovens da Verdade" que foi ladrão. Ele tinha diversas passagens pela prisão e um dia teve um encontro com Jesus, se converteu. Ele tornou-se uma das pessoas mais honestas que conheço. Você poderia entregar o que tivesse de mais valioso em suas mãos que estaria seguro. A sua fraqueza tornou-se o seu maior troféu!
 
Vale a pena acreditar nas possibilidades que as pessoas têm quando são colocadas na presença de Jesus Cristo. Gosto de pensar que esses amigos representam a Igreja de Jesus Cristo. Porque Ele a fundou para ser uma nação de amigos. Uma nação de gente que se carrega mutuamente.
 
Jesus Cristo não fundou Sua Igreja para ter uma nação de juízes. Jesus Cristo fundou Sua Igreja para ter uma nação de sacerdotes. E o sacerdote é, antes de tudo, um amigo. Ninguém pode ser sacerdote se, antes, não for um amigo.
 
É lamentável ver que, nos nossos dias, muitos que se chamam (ou são chamados) de "sacerdotes" são tudo, menos, amigos. São tudo, menos gente com quem se pode contar. É impossível alguém ser sacerdote se, antes, não for aquele que carrega, aquele que leva o outro a ser perdoado.
 
A Igreja de Jesus Cristo tem esse chamado: a amizade.
 
Sua esposa sabe que casou com um amigo? Seus esposo sabe que casou com uma amiga? Seu filho sabe que tem um pai que é amigo, uma mãe que é amiga?
 
Seu pai sabe que tem um filho que é amigo, uma filha que é amiga, com quem ele sempre pode contar e que sempre vai ver as coisas de um lado positivo, e sempre vai ser um estímulo?
 
O sonho de Deus é ter um mundo de amigos.
 
O sonho de Jesus Cristo é ter uma Igreja de amigos.
 
Que o meu sonho e o seu sonho seja o de "ser amigo", porque há coisas que a gente não faz sem amigos. Há lugares que a gente não vai sem amigos, há coisas que a gente não alcança sem amigos. O sonho de Deus é uma Igreja de amigos, um mundo de amigos...
 
Eu queria desafiá-lo a buscar ser amigo de alguém. Quero desafiar você, que está sozinho, a pedir amigos a Deus. Quero desafiá-lo a abrir o seu coração e a colocar os seus dons à disposição dos amigos. Queria desafiá-lo a ser alguém que se dispõe a ser amigo, que pede ajuda aos amigos - que pede ajuda -, não, que os explora.
 
Um "mundo de amigos", é isso que a Igreja de Jesus Cristo tem de ser, foi isso que Jesus Cristo veio construir na Sua cruz e na Sua ressurreição: Ele veio trazer aos homens a paz e a amizade n'Ele.

Fonte: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=112

March 09, 2014

Coragem

.
Chérie,

eu sei, às vezes vem uns perrengues que fazem a gente perder o rumo.

Mas quando conseguimos manter a perspectiva, as dificuldades ganham um novo sentido.

Para ter uma ideia do que estou falando, vá lá: https://www.youtube.com/watch?v=GrV_ZvwZRvw

Bjs,

KT
.

March 08, 2014

A mulher ideal

.
Chérie, como está?

Hoje é o dia internacional da mulher e como toda pessoa tem uma mulher importante perto de si (seja mãe, irmã, amiga...) queria que refletisse sobre a mulher excelente, a mulher ideal (aos olhos de Deus, a mulher virtuosa - Pv 31).

Neste mundo caótico, de relacionamentos confusos, é interessante notar que a Bíblia alerta que o segredo de um lar feliz repousa na mulher sábia, a que teme a Deus (porque a tola, com as próprias mãos destroi a casa).

Por isto, se você é homem (e solteiro), escolha bem a parceira que vai te acompanhar para o resto da vida. Se você já é casado, alegre-se com a esposa que tem e ajude-a a se tornar esta mulher excelente (você só tem a ganhar).

Agora se você é mulher (solteira ou casada), ao invés de ficar procurando o príncipe encantando ou vigiar o quintal dos outros, que tal olhar para você mesma e ver de que maneira você pode se tornar a mulher que Deus espera que você seja?

Não é fácil (eu mesma tenho um trilhão de coisas para chegar lá).

Mas é como os japoneses falam: a perfeição consiste no caminho do meio.

E se o Caminho, a Verdade e a Vida é Jesus, vamos nesta que Ele nos ajuda (o importante é estar em boa companhia, ou seja, a dEle)!

Bjs com carinho e um ótimo finde,

KT

A mulher ideal

.
Pv 31: 10-31

Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho.
De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.
Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas.
Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas.
É esforçada, forte e trabalhadora.
Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite.
Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas.
Ajuda os pobres e os necessitados.
Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.
Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos.
O seu marido é estimado por todos - é um dos principais cidadãos do lugar.
Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes.
É forte, respeitada e não tem medo do futuro.
Fala com sabedoria e delicadeza.
Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.
Ele diz: "Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas."
A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o SENHOR Deus será elogiada.
Deem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.

*  *  *
1)    Ela teme ao Senhor.
2)    Ela é sábia, não precisa levantar a voz para se fazer respeitar.
3)    É inteligente e pró ativa (participativa, não é omissa).
4)    É carismática, todos querem ficar perto dela, sua presença é agradável, é aconchegante, transmite calor pois não fica reclamando. 
5)    É justa, sabe negociar, conhece o valor das coisas, sabe quando e a quem ajudar.

Características da mulher virtuosa:
-       empreendedora
-       tem identidade própria
-       sabe lidar com as pessoas
-       tem segurança com as próprias emoções então sabe como acolher as emoções do "outro"
-       aberta a mudanças e aberta a mudar
-       sabe poupar e sabe investir

---------- 

1) Vers. 17 - cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços - ela tem boa saúde, é forte, não tem preguiça de trabalhar, (faz atividade física regular);
2) Vers. 21 - todos da sua casa andam vestidos de lã escarlate - todos da sua casa são cobertos com o sangue de Jesus;
3) Vers. 22 - veste-se de linho fino (linho fino são os atos de justiça dos santos - ver Apocalipse 19:8) e de púrpura - simboliza veste real/sacerdotal, ela é uma princesa;
4) Vers. 23 - Seu marido é estimado - porque ela lhe faz bem - ela não fala mal dele (nem no cabeleireiro) - ela enobrece e honra o marido, por isso ele é estimado e tem um bom nome, boa reputação.

PS- Olha este comercial que formidável: https://vimeo.com/72664007
.