January 31, 2022

Vivendo com propósito

.
A sua vida vale a pena?

January 30, 2022

Eu vou começar de novo

.
- Ruth Manus

Eu vou começar de novo. Vou acordar todas as manhãs – inclusive naquelas mais cinzentas em que me levantar pareça uma violência atroz às minhas verdadeiras vontades – e vou começar outra vez. Vou lavar meu rosto, comer uma fruta e vou dizer bom dia, mesmo que ainda não tenha lá muita certeza se o dia poderá ser verdadeiramente bom.

Eu vou trabalhar sem me queixar. Num mundo no qual o desemprego cresce de forma galopante, eu não vou reclamar por ter aquilo que tantos queriam ter. Sim, em alguns dias pode ser que eu resmungue. Em outros, posso não estar lá muito produtiva. Mas eu vou trabalhar sem me mostrar contrariada como uma criança mimada, que reclama por ter que comer um peito de frango no almoço de terça-feira, porque na verdade queria uma pizza.

E eu vou cuidar de alguma planta. De preferência  alguma que não morra muito facilmente em minhas mãos. Talvez um cacto. Talvez um bonsai. Talvez uma orquídea. Não sei qual, não entendo do assunto, nem levo jeito, nunca levei. Mas eu vou começar a tentar ter alguma paciência para elas. Dizem que é bom e eu estou precisando de coisas boas.

Eu vou ouvir música prestando atenção nas letras. Vou ouvir músicas que eu escolha, em vez de deixar algoritmos ou programações de terceiros fazerem isso por mim. Eu vou ouvir mais Chico e mais Gil e mais Caetano e mais Milton. Eu vou ouvir mais música francesa, mais música latina, mais música africana. Eu não quero mais ouvir as 50 mais tocadas, ensinando meus ouvidos a serem quem não sou, como uma espécie de adestramento de cães, mas com pessoas.

Eu vou cuidar de mim. Vou me deitar um pouco mais cedo, sem me deixar engolir pela tela do celular. Vou acordar antes do horário do costume. Vou ler mais romances. Vou comer mais coisas saudáveis – inclusive para poder comer as porcarias que adoro sem grande culpa. Sei que esse parece o papo furado de todos os anos. Mas esse ano, por tudo o que houve, acho que eu quero isso de forma bem genuína.

Eu vou amar de forma leve. Vou falar de forma mais calma, vou ouvir com mais paciência. Sei que nem sempre vai ser fácil. Sei que, como em todos os anos, eu vou querer berrar em alguns momentos. Mas eu vou respirar fundo e me controlar. Eu não vou deixar que o amor ganhe os contornos burocráticos que o dia-a-dia insiste em sugerir. Eu não vou esperar receber mais do que dou, nem vou insistir em dar mais do que os outros precisam. Eu vou amar devagar.

Eu vou gastar mais tempo rindo do que me queixando. Vou pensar duas vezes na minha forma de falar com as pessoas. Vou ler mais poesia do que legendas de fotos do Instagram. Vou prestar mais atenção na minha respiração do que na roupa dos outros. Nem sempre vai ser fácil, hábitos ruins gostam muito de falar alto. Mas eu quero ser diferente. Eu vou acordar e me lembrar do quão abençoada sou, com meus lençóis limpos e minha água encanada. Eu vou me sentar na cama e ser grata. E vou recomeçar. 

Vou recomeçar todos os dias.
Fonte: https://observador.pt/opiniao/eu-vou-comecar-de-novo/

January 29, 2022

Um dos desafios da maturidade

.
- Ruth Manus

Quanto mais os anos passam, mas eu me convenço de que a grande arte da vida adulta é conseguir ser algo mais do que um enorme amontoado de traumas. Traumas que colecionamos conforme vamos vivendo e que vão, inevitavelmente, fazendo parte daquilo que somos. Parece-me que o desafio é ser, basicamente, um ser humano e não uma mera pilha de medos que se agiganta a cada dia. 

Conforme correm os anos, maior se torna a nossa lista de dores. Perdas, términos, acidentes e tantos outros tipos de impactos inevitáveis. Espera-se que possamos aprender algo em cada uma dessas vivências – a tal ideia de que o que não mata, de alguma maneira nos fortalece. Mas os aprendizados não sinalizam, necessariamente, a ausência do trauma. São duas histórias separadas.

O desafio está em saber continuar atravessando a rua depois de um atropelamento. Aprender a olhar melhor antes de cruzar a pista, mas não se deixar bloquear pela vontade de não mudar nunca mais de calçada.

O desafio está em conseguir se relacionar outra vez depois de uma separação dolorosa. Aprender com os erros de ambos, mas não se deixar acovardar a cada vez que a possibilidade de se apaixonar cruza o nosso caminho. 

O desafio está em conseguir enfrentar a vida depois da perda dos pais. Aprender a deixar que o vazio ocupe o espaço que ele merece, mas não se deixar tomar pela sensação de que não temos condições de enfrentar a vida sem eles ao nosso lado.

O desafio está em conseguir embarcar outra vez num avião depois de um voo com uma turbulência muito forte. Aprender que nunca devemos afrouxar os cintos, mesmo com os sinais luminosos desligados, mas não deixar arranjar desculpas – o trabalho, o preço, a agenda – para não voar outra vez.

O desafio é voltar a comer fruta depois de ter encontrado uma larva dentro de uma delas. Voltar a andar de bicicleta depois de um tombo feio. Voltar a entrar no restaurante que se costumava ir com a ex-mulher. Voltar a cantar as músicas que nos fazem lembrar alguém que se foi.

O desafio da vida é saber conviver com a dor, saber limitar o tamanho do medo e saber enfrentar esses pequenos-grandes desafios cotidianos. 

Os traumas vão existir. 

A nossa escolha é entre permitir que eles nos definam, moldem nosso rosto e guiem nossos rumos ou encontrar forma de ser mais forte do que eles – sem negar sua existência e relevância. Escolher carregar os traumas na mochila, em vez de sermos a mochila nas costas dos traumas, deixando que eles nos levem para onde quiserem. 

Me parece que o desafio é esse.

Fonte: https://observador.pt/opiniao/o-maior-desafio-da-vida-adulta/

January 07, 2022

A vida é feita de coisas boas e outras nem tão boas

.
Oito dias após nascer, Jesus é circuncidado e, logo depois levado ao Templo de Jerusalém por seus pais.

E aí acontece algo instigante: um homem justo e piedoso chamado Simeão, chega ao templo, abençoa eles e solta esta pérola (presta atenção):

- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria. (Lc 2: 34-25).

Como assim?

Me coloco no lugar de Maria, e fico assustada.

Poxa, sou correta, procuro fazer tudo direito, aparece um anjo, engravido antes de casar, sou julgada pelas pessoas por algo que não fiz, viajo grávida do filho de Deus para cumprir um dever cívico, meu nenê nasce numa estrebaria porque não tem lugar disponível, e agora vem um profeta e fala que a tristeza irá cortar meu coração?

Mas Maria tem o coração diferente do meu. 

Ela é humilde e encara tudo o que está vivendo de uma outra maneira.

Ela ama a Deus, faz as coisas de todo o coração, se rende à vontade do Altíssimo, recebe encorajamento de Isabel (a prima estéril que agora carrega no ventre um filhinho, que também será profeta), observa maravilhada a adoração dos pastores, recebe a visita e os presentes dos magos e agora está no templo, recebendo uma profecia que alerta ela do que está por vir.

Maria não se rebela, não chora, nem questiona.

Porque ela é sábia - entende que a vida é feita de coisas boas e outras nem tão boas, todas enroladas juntas num mesmo novelo.

Vida de verdade não é para ser editada, mas vivida em toda sua plenitude.

E coragem ; )!
.

January 06, 2022

Sabedoria é a inteligência trabalhando


Jesus é tão fascinante que até os sábios são atraídos para Ele.

Os magos analisaram a estrela do Oriente e a seguiram. É a Natureza se curvando ao Criador.

Que incrível saber que os estudiosos não se contentaram em saber; eles partiram para a ação, foram atrás.

E, além de se preparar, usaram todos recursos que tinham: conhecimento, coração, riquezas e adoraram com o que tinham de melhor.

Isto é vida; é experiência - um conhecimento que nasce da razão e muda completamente a vida.

Mas o Filho do Rei não estava no palácio.

E eles persistem na busca.

E quando O encontram, ficam cheios de alegria.

Mas Jesus é controverso, lembra?

E a alegria de uns, tornou-se tristeza para outros.

Porque todos os bebês de Belém foram executados.

Herodes - ao contrário dos magos que usaram o conhecimento para adorar o Messias - preferiu fazer o mal para se perpetuar no poder (triste ilusão). 

* a verdadeira riqueza é ter a Cristo

January 05, 2022

A adoração do excluídos


Se tem alguém que existe para surpreender, este alguém é Jesus.

Desde o nascimento, Jesus sempre causou por onde passou.

Imagine a cena: um Messias nascendo numa estrebaria - dá para acreditar?

E os pastores, os impuros... os primeiros a visitá-Lo?

E Maria e José, tendo um bebê, sendo ainda noivos (hoje em dia, os casais grávidos casam correndo para "esconder" a presepada, não é)?

Penso que para recebê-Lo, é preciso ter o coração aberto (como os pastores).

Não ficaram questionando, vendo se tinha lógica.

Simplesmente foram lá e adoraram.

Que surpresa deve ter sido encontrar o Filho de Deus num ambiente tão familiar para eles.

E voltaram transbordando de alegria, contando a todos o que havia acontecido!

Deus escolhe os impuros que, obedientes e transformados, são usados por Ele para anunciar Seu grande amor ; )

Sim, antes de pastorear os outros, os pastores são primeiramente pastoreados pelo Bom Pastor ; )!

Porque antes de divulgar as boas novas, primeiro elas precisam fecundar nosso próprio coração.

Este é o verdadeiro Natal.

Por isto, não procure explicação, mas aprenda a viver em meio a paradoxos.

É para isto que Jesus nasceu e convida - a você a mim - a uma jornada repleta de aventuras.

Vamos, vamos?
.

January 04, 2022

Eis-me aqui

.Como é que ela conseguiu?

Uma das coisas mais sensacionais da Bíblia é que ela não esconde nada: mostra forças, fraquezas, qualidades, defeitos, alegrias, dúvidas, angústias e diversos ângulos, e o nascimento de Jesus é assim.

Mt 1 narra sob o ponto de vista de José. Maria, sua noiva, aparece grávida e ele, discretamente intenta abandoná-la até que o anjo do Senhor lhe aparece e conta o que aconteceu (não diz o que José tem de fazer, apenas informa). E José escolhe participar do plano de Deus (Deus é muito elegante, não obriga ninguém - respeita a individualidade e fala na linguagem do outro para ser entendido).

Lc 1 narrativa sobre Maria e o que mais me surpreende é a postura dela (partindo do pressuposto que a boca fala o que está cheio o coração): primeiro, ela medita nas palavras que ouve do anjo (para ela, fazia sentido, aquele cenário devia ser familiar pois ela não fez cara de louca ou saiu correndo de susto); depois a sua coragem, assertividade e lucidez

- Como isto irá acontecer?

O mais incrível é que o anjo fala de algo completamente inimaginável de acontecer. E ela, ao invés de questionar ou inventar desculpas esfarrapadas como Moisés, Maria recebe e aceita

Ela não consulta pai, mãe, irmão, noivo. E apesar de ser apenas uma adolescente, Maria tem maturidade e autonomia espiritual para dizer:

- Eis-me aqui, envia-me a mim.

Ela não pensou no que os outros iam pensar; qual risco iria correr (morrer apedrejada) se José não a aceitasse... Deve ter pensado: - se Deus está agindo, Ele mesmo trará solução (sim, ela confiou)!

Outra coisa bacana é que, apesar de tudo, ainda assim foi visitar Isabel (um pé na fé, outro na vida prática) rsrsr. Maria não era uma crédula tonta, e como os bereanos, foi se certificar.

E as palavras de Isabel corroboram o que o anjo já havia dito (ou seja, se Maria estava ansiosa, as palavras da prima trouxeram paz e alento ao coração). Daí vemos a importância do compartilhamento mútuo (Deus encoraja seus filhos por meio dos outros).

Outra percepção: em nenhum momento vemos Isabel duvidando, questionando ou desconfiando do caráter de Maria – havia fé, fazia sentido toda aquela loucura mesmo não havendo lógica para o mundo (se não tem hoje, imagine naquela época)! 

O que passou na cabeça de Maria quando o bebê foi colocado na manjedoura: - se é filho de Deus, por que nasceu no meio dos animais? Se é filho de Deus, por que morrer numa cruz?

Em nenhum momento vemos Maria revoltada, desesperada, duvidando ou perdendo a fé. 

É preciso escolher aceitar e obedecer, mesmo sem entenderTemos de confiar de que Deus está no controle e que tudo o que Ele falou irá se cumprir

Mesmo quando não faça sentido, mesmo que não entendamos ou vejamos resultado.
.

January 03, 2022

Filho de peixe, peixinho é

.

Tem um ditado americano que diz que 'o fruto não cai longe da árvore'.

Mas o que isto significa?

Que somos muito parecidos com nossos pais (às vezes até demais) rsrsr.

E com Jesus não é diferente.

Ele é simplesmente o Filho de Deus : )))

Mas extraordinariamente também é filho de Maria [ e de certa forma de José tb ].

Porque pai não é apenas o que gera, mas o que tb cria.

E Deus escolheu a dedo quem iria criar o Seu filho Jesus.

Maria [ e tb José ].

Hoje eu queria falar de José.

Pertencente à linhagem de Davi, José era um homem justo (Mt 1: 19), de bom senso e discreto. 

Ele também tinha o coração puro pois o anjo do Senhor aparecia a ele por meio de sonhos (Mt 1: 10, Mt 2:13, Mt 2:19 e Mt 2: 22) e o mais incrível é que José respondia com rapidez e obediência (Mt 1:24, Mt 2:14 e Mt 2:22) sem questionar.

Que exemplo lindo Jesus teve em sua vida terrena tendo José como pai!

Mais do que falar, os pais ensinam por meio de atitudes ; ).
.

January 02, 2022

Uma linhagem nada convencional


Ler genealogia pode ser muito chato. Mas a beleza das genealogias é perceber a mão de Deus conduzindo cada geração à outra.

Na linhagem de Jesus, o que me chama a atenção é a presença de cinco mulheres:
  • Tamar;
  • Raabe;
  • Rute;
  • a mulher de Urias e;
  • Maria.
De acordo com a lei de Moisés, elas seriam consideradas impuras. Jamais um sacerdote poderia casar-se com qualquer uma delas:
  • Tamar praticou incesto com o sogro;
  • Raabe era prostituta;
  • Rute era viúva e moabita (estrangeira);
  • Bate-Seba cometeu adultério e;
  • Maria casou-se grávida.
O que acho formidável em Jesus é que Ele subverte, resignifica, redime e dá um novo começo. 

Ele resgata a história e a dignidade dessas mulheres. Ele não julga. Ele não edita a história delas ou esconde. Ele perdoa.

E as mulheres, que nem eram contadas em censos, agora fazem parte da linhagem do Messias e recebem lugar de honra.

Não é incrível?
.

January 01, 2022

Voltar a viver ; )

.
Prazer em conhecer : )

Uma das maiores alegrias da minha vida é conhecer novas pessoas.

Entretanto, mais do que conexões, me interesso em conhecer a fundo.

Eu realmente me jogo: quero saber tudoficar perto, descobrir o que a pessoa gosta ou deixa de gostar, o que pensa, sente, por que ...

Para mim, importante é ficar junto.


Presença.

E mesmo assim, quando penso que já sei de tudo, sou surpreendida; descubro algo completamente novo (mas essa é a graça de estar junto de quem a gente ama ; ).


Com você também é assim?

Bom, neste ano resolvi investir numa relação antiga.

Ou melhor, aprofundar. 

Como se fosse voltar ao Primeiro Amor. 

Jesus: uma pessoa que eu achava que sabia tudo.

Por isto a surpresa em constatar que tenho ainda tantas coisas para descobrir!


Você já tinha percebido que Ele sempre foi controverso desde o nascimento?

O cara causava onde quer que fosse! 

Pronto.

Se você gosta de muvuca, vai ser um prazer ter você comigo nesta aventura.

Vamos?

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes".
1 Co 1: 27

PS- Trilha do dia, vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=-Y9eElsg40w
.