August 14, 2022

Mostra-nos o Pai

.
Disse Filipe: - "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
Jesus respondeu: - "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

  • última conversa pessoal entre Jesus e Filipe (contexto de despedida)
  • personalidade de Filipe: altamente racional, cognitivo, bom de cálculo*, provavelmente hoje seria engenheiro.
* podemos comprovar esta característica no milagre de multiplicação dos pães (Jo 6: 5 a 9), pois Filipe calculou de cabeça o quanto de dinheiro era necessário para alimentar a multidão. Neste episódio vemos o quanto Filipe era razão/cérebro (fez os cálculos imediatamente) enquanto que André era coração/alma (mostrou um começo para o milagre acontecer).

Esther Carrenho

Nesta passagem percebe-se que Filipe sabia que ia perder Jesus, que ele estava triste. E a pergunta dele nos mostra que hoje nós tb temos Deus em nossa companhia e muitas vezes não nos damos conta; não O reconhecemos.

Este diálogo aconteceu na quinta, um dia antes da paixão de Cristo (sexta-santa). E no domingo vemos a mesma coisa acontecer com os discípulos em Emaús (Lc 24: 13-24); eles caminharam com Jesus, mas os seus olhos estavam meio que fechados, impedidos de enxergar, de reconhecer o Senhor.

Jesus se preocupa com o que a gente pensa, sente. O que os discípulos no caminho de Emaús estavam sentindo? Decepção, desolação, frustração, perplexidade (preste atenção nas emoções porque elas sempre nos indicam, dão pistas). E como eles, nós tb podemos deixar estes sentimentos “cegarem” a nossa visão e não reconhecermos que Jesus reina e tem poder! Muitas vezes criamos uma imagem daquilo que é ideal e não enxergamos a realidade. Qual é a visão que vc tem? É a perspectiva humana ou a visão de Deus (1 Co 2:9)?

Em Mt 11: 2-3 vemos João Batista preso por Herodes e ele deprimido pede aos seus discípulos para perguntarem a Jesus se Ele era mesmo o Messias. João Batista estava preso por fazer a coisa certa! Assim como José (Gn 37)! Pessoas justas também sofrem. Jó tb sofreu. Neste mundo vamos passar sofrer injustiças. Às vezes até na igreja.

Outro sentimento que nos cega é o medo. O medo distorce a visão que temos, não conseguimos enxergar a realidade. Em Mc 6: 47-49 os discípulos estavam num barquinho no meio da tempestade e quando Jesus se aproxima, eles não enxergam o Mestre; eles vêem um fantasma. O medo tira a tranqüilidade, ele impede de ver, faz a gente ver assombração onde não tem.

Outro sentimento que impede ver Jesus é a tristeza profunda. Quase todos os milagres as pessoas procuram Jesus, mas no caso da viúva de Naim (Lc 7: 11-12) ela estava tão prostrada na própria dor que nem percebeu Jesus. Se Ele não se aproximasse dela, talvez nunca soubesse que o Autor da Vida estava ao lado dela!

A tristeza impede de enxergar uma saída no fim do túnel. Quando perdemos alguém, nos sentimos impotentes; nesta hora a dor é tão grande que parece que até Deus está morto (“aonde está Deus?”).

Decepção, frustração, depressão, medo, profunda tristeza – tudo isto nos impede de ver o nosso Libertador.

Eu queria que vc refletisse agora: - “Como você lida com estas emoções na sua vida?”

Não fuja construindo defesas fingindo que estes sentimentos não existem. Perdemos o nosso calor, a nossa humanidade. Prefiro estar com alguém que sente, cheio de falhas, do que um santo/legalista que se esconde atrás de uma máscara. Não devemos ter medo destes sentimentos. Porque para tudo Jesus tem uma resposta!

- Para os discípulos de Emaús (Lc 24: 25-35): Ele relembrou, refrescou a memória deles falando sobre os profetas, de tudo o que precisava acontecer; caminhou com eles, aceitou o convite para ficar e dormir com eles. Só depois de dividir o que tinham, no partir do pão é que viram o seu Senhor! Então ganharam uma força extra, ficaram tão felizes que até voltaram para levar esperança aos outros discípulos. “Ele vive! Ele está vivo!”

- Para João Batista (Mt 11: 4-6): Jesus fez milagres e disse aos discípulos de João: - vão até lá e contem o que viram!

- Para a viúva de Naim (Lc 7: 13-15): Ele falou para ela parar de chorar, tocou no morto, trouxe-o à vida e levou-o para a mãe.

- Para os discípulos no barco (Mc 6: 50-52): Ele disse - “Sou Eu, não tenham medo, estou caminhando até vocês!”

Jesus confronta de maneira amorosa, Ele não critica e nem julga.

Para Filipe, Jesus faz um apelo ao seu racional: - “Filipe, há quanto tempo vc está comigo?”

DEUS é particular. Ele trata de maneira única cada filho, Ele é muito criativo.

Jesus Cristo sabia que Filipe não sabia viver desestruturado porque era muito racional, não entende por que tem de perder alguém. Então Jesus fala: - “Eu vou, mas vou deixar o Consolador” (Jo 14: 16-17). Filipe, que sempre precisou que as coisas fossem palpáveis e visíveis, agora precisa de coração! Para receber o Espírito Santo. Porque o Espírito Santo não tem corpo físico apesar de usar as pessoas.

O Senhor caminha conosco nas nossas decepções, nas nossas tristezas, nas injustiças e nos diz que temos alguém que podemos CONFIAR.

Aconteça o que acontecer, mesmo que você não enxergue, mesmo que veja tudo com visão distorcida, que sinta vazio, saiba que Ele está PRESENTE na sua vida através do Espírito Santo e que Ele nunca te condena, mas te acolhe.

Que o Pai esclareça e complete estava VERDADE na sua vida!

Deus te abençoe.
.