O grão tem de morrer para dar fruto
Date: Tue, 2 May 2006
Chérie, saudades!
Apesar da gente não estar se falando, saiba que sempre coloco tua vida diante do Pai. Peço que Ele derrame sobre vc toda sorte de bençãos dando conhecimento, sabedoria e olhos do coração abertos para ver o que Ele tem feito em vc, por vc e através de vc.
Mas me conta: como foi de feriado? Aproveitou? Ou se acabou (rs)?!
O meu foi benção pura: minha família veio para SP e fomos todos para Pinda comemorar o aniversário do meu pai e da minha prima! Sabe que este encontro foi programado com tanto carinho e antecedência que era impossível não ficar apreensiva (de ansiedade e expectativa) por isto a importância de ficar ancorada no coração de Jesus (aquietar-se em relação ao tempo, aos preparativos e outras coisinhas mais). E como Deus é rico em misericórdia, o Pai atendeu nossas orações: o sol, o calor, todos compareceram em peso (14 pessoas, iuuupi), a alegria genuína de estar junto, as comidinhas japas, as fotos... tudo saiu melhor do que a gente imaginava ou pensava (Ef 3: 20)!
A cada dia tenho descoberto (não de ouvir falar, mas na minha pp vida) o poder da oração. Aquela mensagem que mandei na semana passada foi tuuudo: não que a oração vá mudar o cano entupido, mas o nosso coração com certeza muda.
Falando em cano entupido, aconteceu uma coisa insólita antes da viagem: a chave de casa emperrou. Viajei com o coração na mão (tive de deixar a chave com o gerente predial) e o tempo todo a preocupação rolava solta: - Será que o chaveiro vai resolver? Como é vamos fazer para entrar? Será que vão roubar o apê na minha ausência (só idéia de girino) rs e por aí vai... Aí lembrei de 2 versículos: "em sossegardes a vossa alma estará a vossa salvação" e "basta cada dia o seu mal". Porque ficar preocupada, não ia resolver! Toda vez que a idéia fixa assaltava literalmente minha alegria (qtas vezes isto tb não acontece de maneira corriqueira: ao invés de apreciarmos o presente e confiarmos nAquele que tudo pode, vivemos em função de um futuro que não temos controle?) pensava: - Mas o que é que está me incomodando de verdade? Se roubarem, roubado está. Se o problema não for resolvido, a gente resolve qdo chegar...
Olhando para dentro percebi que talvez este incidente fosse apenas a ponta do iceberg, um recado do Pai: - Mais do que o apê, será que o que está trancado por dentro não é o seu pp coração? Será que vc não está tão preocupada em se proteger, em não se envolver, em não ser machucada que vc está deixando de viver por medo de morrer? Ou pior, será que vc está correndo o risco de ficar de fora da pp vida? Vixi, aí caiu a ficha: só Jesus (meu chaveiro particular) rs para resolver este problema! Nem eu tenho mais acesso à porta da minha vida!
O interessante foi ter recebido 1 dia antes uma mensagem da Silvia sobre o C. S. Lewis, olha só (ai que mêda):
Sobre o Amor
Não existe um investimento seguro. Amar é ser vulnerável. Ame qualquer coisa e seu coração irá certamente ser espremido e possivelmente partido. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em passatempos e pequenos confortos, evite todos os envolvimentos, feche-o com segurança no esquife, ou no caixão do seu egoísmo. Mas nesse esquife -- seguro, sombrio, imóvel, sufocante e ele irá mudar. Não será quebrado, mas vai tornar-se inquebrável, impenetrável, irredimível. O único lugar fora do céu onde você pode manter-se perfeitamente seguro contra todos os perigos e perturbações do amor é o inferno.
Vc vê, Deus ama tanto a gente que não fica de braços cruzados vendo a gente cair no buraco, Ele chacolha mesmo (para ver se a gente acorda) rs. Mas, para ser sincera, eu estava de bode o Pai, fiquei 2 semanas "brigando" com Ele (rs) para só então me dar conta de que o problema estava dentro de mim (eu tinha de entregar, não tinha condições de resolver sozinha). Não que já tenha obtido resposta, mas enqto segurasse o problema, aí que não teria solução mesmo (rs)! Vamos por partes... sabe quando vc vê uma pessoa sofrer uma injustiça e não pode fazer nada? Ficou chateada? E se a criatura que aprontou com esta pessoa tb aprontasse contigo? Ahá, mas tem como a coisa melhorar: e se a criatura ainda roubasse as tuas idéias e aparecesse às tuas custas? E se ela recebesse um prêmio por isto? Mas isto pode ficar ainda mais emocionante: e se a criatura fizesse negócios escusos e quisesse envolver teu nome? Fala muito sério: dá para dar a outra face? Dá para perdoar? Ahá, então vai 'você' andar com ela as 2 milhas, vai (hahaha)!
Dureza é ainda ler em Ezequiel que a função do atalaia é avisar, senão o sangue da criatura cai sobre a sua cabeça... Misericórdia, esta ninguém merece!
Como se não bastasse, ainda tinha a papelada da transferência à PIBJI... Pela graça de Deus (que sabe de tudo), recebi um comunicado que tudo estava em ordem lá, mas a estressada-de-plantão aqui gosta das coisas certinhas e desde o ano passado estou pedindo à antiga comunidade o documento (mandei e-mail, falei pessoalmente, de novo mandei e-mail, liguei)... e nada. Ou seja, me senti como se estivesse num poço de lama e ainda enfiassem o pé na minha cabeça (rs). Resultado: uma tentação graaande para murmurar (qtas vezes nós mesmos desempenhamos o papel do inimigo e acusamos nossos irmãos)... Que punk!
Ah, semana passada fui na palestra do pr. Ed "Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas" (tuuuudo de bom, vc perdeu) rs. A 1ª coisa que percebi é que temos a péssima mania de "digitalizar" a vida: separamos sofrimento de alegria, morte de vida (esquecendo que o grão tem de morrer para dar fruto)... Queremos só as partes "boas" (geração de gersóns) rs, não conseguimos ver a vida como uma bolinha com coisas boas e nem tão boas enroladas tudo junto. E por vivermos de maneira tão "em-si-mesmada", o nosso universo é pequeno (cabe no nosso umbigo) e não conseguimos enxergar os outros. Não conseguimos nos solidarizar com suas dores nem com suas alegrias, temos medo de nos envolver e de oferecer ajuda como o bom samaritano. Não por maldade inata (embora ela tb exista), mas por medo de encarar quem a gente é de verdade (nunca se subestime: se vc está enxergando um problema, é porque vc tem responsabilidade na solução).
O grande mistério é que qdo encaramos nossos próprios medos e sentimentos ficando à vontade conosco mesmos, a nossa vida se torna local de encontro e deixamos os outros livres para sentirem e se expressarem. E mais: deixamos de ser hipócritas fazendo aqueles comentários ocos qdo alguém morre: - Sicrano está melhor que a gente, pelo menos não está sofrendo, viveu bastante (porque se fosse com a gente, não gostaríamos de ouvir isto)... Quando vivemos de maneira limítrofe e não encaramos a vida com coragem, perdemos a capacidade de consolar os outros (como oferecer solidariedade se não temos liberdade nem de chorar nossas pp dores? A Palavra diz que "consolamos da mesma maneira que fomos consolados"). Será que o sofrimento não é um convite, uma oportunidade para crescer? A maneira correta de enfrentar um problema não é se perguntar: - Por que isto está acontecendo comigo? Mas sim: - Meu Deus, PARA QUÊ? O que tenho para aprender com isto? Ou tb: o que posso aprender com quem já passou pelo que estou passando (ou seja, ter a humildade de aceitar ajuda e abrir a pp vida para relacionamentos verdadeiros)?!
O mais legal é que a revista TPM deste mês aborda isto: é possível viver num mundo sem dor? Será que o medo do sofrimento não nos impede de crescer e vencer a dificuldade?
Não sejamos simplistas ao fugir da dor (mesmo porque só os masoquistas gostam de sofrer) rs, mas procurando enxergar o que está por baixo das aparências: - O que dói de verdade? Por quê dói? Vc quer crescer? Será que talvez vc não devesse ter coragem para ir até o fim do poço e descobrir o que tem no fundo? Será que talvez vc devesse chorar todas suas dores, colocar tudo de podre para fora (imanência) para então passar para a próxima fase, limpo, zerado (transcendência), de mãos abertas para receber tudo o que o Pai quer te dar?
Para terminar, uma passagem que estou degustando há uma semana (rs): "O que vou fazer não é por amor de vocês, israelitas, mas por amor do meu santo nome, que vocês profanaram em todas as nações para onde foram. Quando eu mostrar às nações a santidade do meu grande nome - o nome que vocês profanaram no meio deles -, aí eles ficarão sabendo que eu sou o SENHOR. Sou eu, o SENHOR Deus, quem está falando. Usarei vocês para mostrar às nações que eu sou santo. Eu os tirarei de todas as nações e países e os trarei de volta para a sua própria terra. Borrifarei água limpa sobre vocês e os purificarei de todos os seus ídolos e de todas as coisas nojentas que vocês têm feito. Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei" (Ez 36: 22 a 27).
Chérie, como vc vê - por nossa pp conta, nem eu nem vc temos jeito (é misericórdia pura messssmo) - só pelo sangue de Jesus podemos nos tornar mais do que vencedores (Rm 8: 37). Por isto entregue, confie e o mais Ele fará (Sl 37: 5).
Beijão e uma semana repleta de vitórias e bençãos inesperadas,
KT
0 Comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.
<< Home