Sofisma, dialética, retórica e idiota (o que representam e significam)
.
O sofisma consiste em construir um raciocínio aparentemente válido, mas falso partindo de fatos verossímeis levando a conclusões absurdas. O sofisma nos dá a ilusão de verdade e parece seguir a lógica.
Os sofistas gregos como Protágoras do século 5 AC eram professores itinerantes que recebiam honorários por seus ensinamentos. Naquela época o termo era considerado altamente respeitoso.
Outros, porém depois dele, transformaram a educação em ferramenta para uso da política. Pensavam menos na procura da verdade (dialética) e mais na arte da persuasão (retórica). Foram então criticados por Platão e Aristóteles por fazerem esse jogo de palavras e receberem por isso, passando então o termo sofisma a receber o seu significado atual.
Da mesma forma o termo idiota era usado nas cidades-estados da Grécia antiga para designar pessoas centradas em seus interesses pessoais, ignorando os interesses da comunidade. Como, na época, na democracia ateniense, negar-se a participar da vida pública era considerado desonroso, os idiotas eram mal vistos pela população.
Com o tempo, o termo idiota passou do significado de egoísta para designar o indivíduo estúpido.
0 Comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.
<< Home