February 28, 2014

Viver o presente

.
Precisamos viver o dia de hoje

- Isabelle Ludovico

Uma síndrome típica da modernidade é essa necessidade de correr atrás do tempo. Nós nos achamos na obrigação de estarmos sempre muito ocupados porque, na nossa sociedade, “estar ocupado” é sinônimo de “ser importante”. Assim, caímos num ativismo desenfreado que gera estresse e nos impede de desfrutar a vida. Essa atitude revela a dificuldade de lidar com a nossa finitude. Para fugir da consciência da nossa morte, enchemos nossa agenda sem perceber que estamos confundindo quantidade e qualidade, privando-nos assim de apreciar a riqueza de cada instante. O ativismo também diminui a nossa produtividade, pois acabamos atropelando a nós mesmos e minando nossa eficiência. Ele funciona como uma droga: num primeiro momento, produz uma certa euforia, mas esta emoção é passageira. Para consegui-la novamente, precisamos aumentar a dose, isto é, acelerar cada vez mais. Paulatinamente, ficamos viciados em ativismo, incapazes de parar e sossegar.

Existe um paradoxo que nos leva a só perceber o valor da saúde quando ficamos doentes e só valorizar a vida quando somos confrontados com o seu limite. Pacientes terminais ou pessoas que viram a morte de perto – que foram seqüestradas, por exemplo – passam por um processo em que tendem a refazer o seu projeto de vida. Eles descobrem que se deixaram envolver por necessidades periféricas e não deram ouvidos a seus anseios básicos: o desejo de pertencer, de fazer parte, de ser acolhido; o desejo de transcendência, que os leva a buscar se reconciliar com Deus; e o desejo de sentido existencial, ligado à qualidade dos nossos relacionamentos e à nossa contribuição no Reino de Deus. Eles geralmente chegam à conclusão de que, se conseguirem escapar, vão mudar sua escala de valores e dar prioridade a alguns vínculos significativos.

Aprofundar a nossa conversão significa transformar esse ativismo em quietude e serenidade – “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança a vossa força” (Is 30.15).

É um convite para pessoas que não querem mais ser levadas pelas pressões, internas e externas, e decidem escolher o seu caminho a partir de uma relação mais íntima com Deus. A experiência profunda do amor incondicional do Pai fundamenta nossa identidade em Deus e não em desempenho e sucesso. Ela possibilita uma acolhida amorosa de nós mesmos e desperta um desejo de desfrutar mais plenamente a vida, desenvolvendo o nosso próprio potencial, pois nos liberta do medo da rejeição e da crítica. Ao assumir o risco de sair dos padrões estereotipados que herdamos, podemos trilhar novas picadas.

Somente uma relação apaziguada com nós mesmos permite estarmos totalmente presentes – corpo, alma e espírito –, usufruindo cada instante. Caso contrário, tendemos a fugir de nós próprios e de nossos conflitos internos, correndo de uma atividade para outra e usando o controle de nossas mentes para sufocar as emoções. É preciso coragem para nos aventurar em nosso espaço interior e enfrentar os fantasmas da nossa alma. As mágoas, carências e decepções que escondemos em nosso porão nos impedem de ter acesso à nossa força vital e criativa. Ao tentar nos proteger do sofrimento, acabamos nos privando da alegria. Quando encarados, os fantasmas tendem a diminuir, porque eles se nutrem do nosso medo.

Aceitar a nós mesmos com nossa luz, mas também com nossa sombra, é a porta de entrada para viver com intensidade e gozo cada dia que nos é dado como um presente e que, geralmente, desperdiçamos. Esta é a única maneira de poder nos despedir do passado e acolher com confiança e gratidão o futuro, a partir da convicção de que soubemos aproveitar aquilo que a vida nos proporcionou. Dessa forma, as boas lembranças do passado são nosso tesouro e nutrem a nossa alma em vez de desembocar na dor da saudade, que provém muitas vezes da sensação de perda por algo que não fomos capazes de vivenciar plenamente. Assim, podemos dizer de coração: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118.24).

Fonte: http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=63&materia=553

PS- Está com dificuldade em deixar o passado no passado? Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=hQSJChkm2EY 

February 25, 2014

Qual é a nossa maior necessidade?

.
- pr. Ricardo Barbosa

Há alguns anos, o doutor Art Lindsley entrevistou o rev. John Stott e perguntou a ele quais seriam as três maiores necessidades da igreja hoje.

Ele respondeu que é reafirmar a natureza para a qual a comunidade foi chamada, particularmente, reconhecendo a dupla identidade dela: chamada e separada do mundo e enviada de volta ao mundo como serva e testemunha de Cristo. Isso envolve santidade e missão.

A segunda necessidade da igreja, segundo Stott, é simplesmente ser aquilo que ela professa ser tanto na confissão como na prática. Em outras palavras, a grande necessidade da igreja hoje é preservar a autenticidade para não perder a credibilidade.

A terceira necessidade é ser fiel na proclamação da singularidade e centralidade de Jesus Cristo, em particular, diante da cultura pluralista e seus desafios.

Segundo Stott, o compromisso com esta fidelidade a Cristo trará sofrimento aos cristãos, porém a falta deste compromisso os levará a um sofrimento ainda maior.

Alguns dos grandes legados do rev. John Stott são a simplicidade, a clareza e a objetividade.

Na resposta dele, encontramos, de forma clara e objetiva, uma extraordinária proposta para a igreja do século 21, que podemos resumir em quatro palavras: santidade, missão, integridade e fidelidade.

São palavras que modelam a espiritualidade e a vocação de todo os cristãos, individualmente, e da Igreja de Jesus Cristo.

Independentemente de quais sejam as demandas que a sociedade impõe hoje sobre o indivíduo ou a comunidade, elas podem ser respondidas com essas quatro palavras.

A necessidade maior da igreja não é a de inventar novas formas de funcionamento e atuação, mas de manter-se fiel ao fundamento bíblico e histórico sobre o qual foi estabelecida.

Esses fundamentos nunca foram tão necessários como o são para os nossos dias. A maioria das pessoas não rejeita a igreja, mas tem rejeitado uma pseudo-igreja.

O doutor Peter Kuzmic, presidente do Seminário Teológico Evangélico da Croácia, faz coro com Stott ao afirmar: “Precisamos renovar a credibilidade da missão cristã. Missões e evangelismo não são, primariamente, uma questão de metodologia, dinheiro, gestão e números, mas uma questão de autenticidade, credibilidade e poder espiritual”.

Precisamos, com certa urgência, recuperar a dupla identidade da igreja, entender o cenário pluralista no qual vivemos, buscar a presença e o poder do Espírito Santo -- a fim de proclamar com clareza e fidelidade o evangelho de Jesus Cristo dentro deste cenário -- e viver a vida da comunidade cristã com integridade e autenticidade.

Talvez, o maior desafio que vivamos seja o de preservar a identidade fundamental da fé em uma cultura pluralista.

Em certo sentido, os fundamentos da fé estão presentes em todas as comunidades cristãs.

O problema é que, no esforço para sermos modernos, temos usado os meios que a cultura nos oferece em vez daqueles que a Bíblia nos apresenta.

Os alvos e objetivos permanecem os mesmos, mas temos mudado, perigosamente, os meios.

É fácil perceber se estamos no caminho certo e usando os meios corretos -- por meio da prática da oração.

A oração é o termômetro que nos ajuda a perceber se aquilo que estamos construindo -- sobre o fundamento que é Jesus Cristo -- vem a ser fruto do Espírito Santo ou, simplesmente, do resultado de nossa competência pragmática.

Precisamos nos perguntar se somos uma instituição educativa e humanitária ou o Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo.

February 21, 2014

Seja fiel exatamente onde você está

 .
Jr 29

4. “O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia:

5. ´Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.

6. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir.

7. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão.

8. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não deem atenção aos sonhos deles.

9. Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o Senhor, estou falando.’

10. “O Senhor Deus diz ainda: ‘Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria.

11. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

12. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei.

13. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.

14. Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando.’

February 20, 2014

Oração pela vitória

Sl 20

1 Ó rei, que na hora da angústia o Senhor Deus responda à sua oração! Que o Deus de Jacó o proteja.

2 Que, do seu Templo, Deus lhe envie socorro, e que, do monte Sião, ele o ajude!

3 Que Deus lembre de todas as suas ofertas e aceite com prazer os seus sacrifícios queimados no altar!

4 Que Deus satisfaça os seus desejos, ó rei, e permita que todos os seus planos deem certo!

5 Então daremos gritos de alegria pelo seu triunfo e, em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória. Que o Senhor atenda todos os seus pedidos, ó rei!

6 Agora sei que o Senhor dá a vitória ao rei que ele escolheu. Do seu santo céu, ele lhe responde e, com o seu grande poder, ele o torna vitorioso.

7 Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus.

8 Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.

9 Ó Senhor Deus, dá a vitória ao rei! Responde-nos quando pedirmos a tua ajuda.

February 19, 2014

Só Deus pode preencher o vazio do seu coração

.
" Inquieto está o meu coração e a minha alma só repousa quando encontra descanso em Ti ".
Santo Agostinho

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=33aGaYAZvL4
.

February 18, 2014

Indescribable

.
From the highest of heights to the depths of the sea
Creation's revealing Your majesty

From the colors of fall to the fragrance of spring
Every creature unique in the song that it sings
All exclaiming

Indescribable, uncontainable,
You placed the stars in the sky and You know them by name.
You are amazing God
All powerful, untamable,
Awestruck we fall to our knees as we humbly proclaim
You are amazing God

Who has told every lightning bolt where it should go
Or seen heavenly storehouses laden with snow

Who imagined the sun and gives source to its light
Yet conceals it to bring us the coolness of night
None can fathom

Indescribable, uncontainable,
You placed the stars in the sky and You know them by name
You are amazing God
All powerful, untamable,
Awestruck we fall to our knees as we humbly proclaim
You are amazing God
You are amazing God

Indescribable, uncontainable,
You placed the stars in the sky and You know them by name.
You are amazing God
All powerful, untamable,
Awestruck we fall to our knees as we humbly proclaim
You are amazing God

You imagined the sun and gave source to its light
Then concealed it to bring us the coolness of night

Indescribable, uncontainable,
You placed the stars in the sky and You know them by name.
You are amazing God
All powerful, untamable,
Awestruck we fall to our knees as we humbly proclaim
You are amazing God

Indescribable, uncontainable,
You placed the stars in the sky and You know them by name.
You are amazing God
Incomparable, unchangeable
You see the depths of my heart and You love me the same
You are amazing God


PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=7PTvr755V8s
.

February 10, 2014

Tempo para tudo

 Ec 3
  1. Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. 
  2. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;
  3. tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.
  4. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;
  5. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
  6. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
  7. tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.
  8. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
  9. O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho?
  10. Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas.
  11. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.
  12. Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder.
  13.  Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.
  14. Eu sei que tudo o que Deus faz dura para sempre; não podemos acrescentar nada, nem tirar nada. E uma coisa que Deus faz é levar as pessoas a temê-lo.
  15.  Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.
  16. Neste mundo eu também reparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade.
  17. Então pensei assim: "Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer”.
  18. Aí cheguei à conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores do que os animais.
  19. No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão,
  20. pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá.
  21. Como é que alguém pode ter a certeza de que o sopro de vida do ser humano vai para cima e que o sopro de vida do animal desce para a terra?
  22. Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?
 .

February 09, 2014

Abra mão

.
Abra mão de tudo o que impede o seu crescimento. Pode ser um emprego que não traz felicidade, uma amizade que nunca foi verdadeira, um amor que já não existe.

Muitas pessoas carregam o peso de coisas que foram importantes no passado mas que hoje só ocupam espaço inútil em seus corações e mentes. Espaço esse indispensável para recriar a vida.

Existe um provérbio oriental que diz: "Para você beber vinho numa taça cheia de chá é necessário primeiro jogar o chá para depois beber o vinho". Por isso aproveite cada momento para limpar a sua vida: comece pelas gavetas, armários e descarte tudo o que não faz mais sentido.

O passado serve como lição, como experiência, como referência. Serve para ser relembrado e não revivido.

Use as experiências do passado no presente, para construir o seu futuro. Necessariamente nessa ordem.
.

February 02, 2014

As escolhas da vida

.
Neste exato momento deveria estar em BA, para um período de férias programadas em dezembro.

Mas desde que passei a aceitar as coisas e pessoas como são, e não como gostaria, parei de me irritar.

E cá estou eu, em Piracuama, desfrutando de dias ensolarados, quentes, repletos de gente mas com uma sensação interna de solidão.

Gosto de guardar fotografias mentais e desse finde guardo duas: uma toalha de mesa, simples e antiga, mas limpa (metáfora de dignidade, cuidado e beleza em meio à precariedade) e uma construção comunitária de dique.

Nesse mundo de black bocs em que as pessoas parecem mais engajadas em destruir e agredir, me emociona ver gente preocupada em construir.

É um trabalho árduo: pedra sobre pedra, lutando contra a correnteza... começou com um pai e uma filha, depois um senhor e agora uma mulher.

O método de cada um também merece atenção: enquanto um é cuidadoso, o outro é brucutu - joga as pedras de qualquer jeito, sem critério, e a outra mais brinca que ajuda, divertindo-se enquanto trabalha.

E como espectadora... como é fácil julgar!

Só que, com o passar do tempo, o que parecia desleixado mostra técnica: o senhor começa a encaixar as pedras com precisão cirúrgica, numa engenharia de simplicidade e singeleza.

Pronto!

A mini barragem acabou de ser concluída.

Fizeram um trabalho bonito, que nem chegaram a usufruir.

Mas que está aí, pronta para os outros aproveitarem.

Como na vida ; ).

Uns constroem e não usufruem, outros aproveitam sem ter construido, uns colocam defeito mas não arregaçam as mangas enquanto outros constroem em cima do que outros começaram sabendo que amanhã vão ter de começar tudo de novo, mas nem por isto fazem corpo mole ou ficam desanimados.

E você?

Que tipo de pessoa você é?
.