Transformando as pessoas à sua volta
.
“A palavra proferida a seu tempo é como maçãs de ouro em cestos de prata.”
“A palavra proferida a seu tempo é como maçãs de ouro em cestos de prata.”
Pv 25:11
- Vinicios
Torres
A liderança traz
consigo diversas possibilidades de transformação. Uma pessoa se torna líder
justamente com o objetivo de causar a transformação de uma situação ou lugar. A
maneira como conseguirá provocar essa transformação dependerá das capacidades
das pessoas que o líder conseguir arregimentar, trazer para próximo de si e
inspirar para fazer parte do seu projeto.
Isso dá ao líder
uma das oportunidades mais importantes que ele tem diante de si: a
possibilidade de inspirar e transformar pessoas. O líder, por causa da posição
e da autoridade que os seguidores reconhecem nele, tem o poder de semear nos
corações das pessoas palavras que serão lembradas para toda a vida e que,
muitas vezes, se tornarão o motor da vida de algumas delas.
Assim como um
semeador não sabe quais sementes que ele semeou darão frutos, o líder também
não tem como saber quais palavras farão esse efeito transformador em quem.
Assim, da mesma maneira que o semeador semeia a melhor semente que tem, o líder
deve sempre ter as melhores palavras para dizer. Com melhores palavras não
queremos dizer que o líder só dirá coisas positivas e açucaradas, mas que dirá
o que precisa ser dito, no tempo certo e da maneira certa.
Um bom exemplo de
liderança transformadora pelas palavras pode ser lida no caso contado por Zig
Ziglar a seguir.
Procure Sempre as Qualidades
Uma professora, com sua sensibilidade, utilizou a abordagem do “procurar sempre as qualidades” quando uma de suas alunas fez a seguinte afirmação: “Não sou melhor em nada.”
A professora não sabia o que dizer. Ela sabia que a menina era uma aluna mediana, procedente de uma família grande e que se esforçava bastante para entender cada matéria. Por isso a professora lhe perguntou o que ela queria dizer com aquelas palavras.
Certo dia, a menina assinalou uma por uma das matérias e quem era o melhor aluno em cada uma delas.
Então a professora começou a pensar nas qualidades da menina lembrando o quanto ela ajudava calmamente as crianças que se esforçavam em seus trabalhos, o seu sorriso amável, o tempo que ela dedicava aos alunos impopulares ou de raciocínio “lento” e que ela nunca ridicularizava as crianças retardadas em sala de aula.
Escolhendo cuidadosamente suas palavras, a professora disse: “Você não é má aluna. Você é muito boa em leitura e música, e se sai bastante bem em outras matérias e nos esportes. Mas existe algo em você que é absolutamente a melhor.”
A criança levantou os olhos demonstrando descrença e perguntou do que se tratava.
A professora respondeu: “Você é gentil. Isso pode parecer loucura para você, mas é muito importante. Essa sala de aula é um lugar muito melhor porque você está aqui.”
Os benefícios da
menina eram reais e imediatos, mas a sensibilidade da professora também a
tornava uma vencedora. Ela agradeceu isso à sua aluna. Afinal, a menina também
era a melhor na arte de fazer com que essa professora atentasse para o que ela
fazia de melhor - ou seja, incentivar os outros.
* Zig Ziglar,
Sucesso, pág. 280.
“Senhor, coloca em
minha boca as palavras certas para cada pessoa e cada ocasião. Que as palavras
da minha boca tragam vida e direção.”
0 Comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.
<< Home