April 09, 2017

Tropeço ou fundamento?

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Reinaldo Percinotto Júnior

Texto básico: 1 Pedro 2. 4-10


Textos de apoio
– Josué 24. 22-28
– Salmo 118. 17-24
– Isaías 28. 14-23
– Lucas 20. 9-18
– Atos 4. 7-11
– Romanos 9. 22-33

Introdução

No final do seu “sermão da montanha” (Mateus 7. 24-27), Jesus advertiu seus ouvintes sobre a importância de sermos responsáveis por aquilo que ouvimos e aprendemos. Para ilustrar a advertência, ele contou uma parábola diferenciando as escolhas que dois homens fizeram ao decidir onde construiriam suas casas: o homem sábio, que é aquele que ouve e pratica o que aprendeu, escolheu como fundamento a rocha; e o homem insensato, representando o que apenas ouve e não pratica, escolheu a areia como base de sua construção. Já conhecemos o resultado em um e outro caso, não é mesmo?

No texto ora em estudo, também somos desafiados a pensar acerca do fundamento sobre o qual basearemos nossas escolhas existenciais. Na verdade, curiosamente, a base oferecida é a mesma, a mesma rocha. Mas, a depender de nossas escolhas, essa rocha única poderá funcionar como alicerce e guia, ou como um tijolo que nos faz tropeçar! Sim, Jesus é a rocha escolhida e disponibilizada por Deus como alicece para construirmos nossas vidas. Ele é a “pedra angular”, que sustenta, ou a “pedra de esquina”, que provê prumo para o nosso caminho.


Que escolhas faremos? Estaremos entre aqueles que escolhem e valorizam a pedra oferecida por Deus, ou entre aqueles que a rejeitaram e assim acabaram ficando com pés inchados e sem caminho?

Para entender o que a Bíblia fala

1. Pedro inicia este trecho convidando seus leitores a se “aproximarem” de Cristo, a “pedra viva” (v. 4). Com esta “aproximação” pode ser praticada? Que características de Cristo vêm à sua mente ao refletir sobre esta metáfora de uma “pedra viva”?
2. Cristo representa uma pedra “escolhida e preciosa para Deus”, mas “rejeitada pelos homens” (v. 4). Como tal rejeição pode ocorrer, na prática do dia-a-dia?
3. A obra de Cristo também possui um aspecto comunitário, pois os discípulos vão se tornando parte de um projeto de “construção coletiva” (vv. 5-6). Qual é a base ou alicerce desta construção (vv. 4, 6-8)? Diferentemente da “antiga aliança”, quem poderia fazer parte do “sacerdócio” agora, e quais seriam os novos “sacrifícios” a serem oferecidos (v. 5)?
4. Como a fé, ou a ausência dela, podem influenciar a maneira como uma pessoa compreende o papel de Cristo como a “pedra angular” ou “pedra de esquina” (vv. 6-8)? Quais as consequencias da falta desta “pedra” numa construção? E para a nossa vida, quais as consequencias da falta de Cristo?
5. Como os vv. 9-10 podem impedir que a comunidade de discípulos seja guiada por uma perspectiva “elistista”, se transformando praticamente num “gueto espiritual”? Pedro não invalida, ou menospreza, a necessidade de que os discípulos sejam “diferentes”; continuamos sendo “sacerdócio santo”. Mas, a questão crucial é: “para que?”. Qual o fim (finalidade) desta santidade, desta exclusividade como povo de Deus (vv. 9-10)?

Hora de Avançar

Chama-se de pedra angular
Ou pedra superior
Ou pedra de cobertura
A pedra cuidadosamente escolhida e ajustada
que completava o edifício,
que segurava duas paredes pela juntura do alto,
que amarrava definitivamente o prédio,
que desempenha o papel da cinta de concreto de hoje.


[Elben César]

Para pensar

Os textos veterotestamentários citados por Pedro fornecem imagens muito ricas para a nossa compreensão do papel central de Cristo na história da redenção. As palavras originais utilizadas pelo salmista (Sl 118.22) e pelo profeta Isaías (Is 28.16 e 8.14) apresentam variações de significado, mas na pena do apóstolo Pedro adquirem um mesmo alvo principal: Jesus Cristo é a “pedra principal” que sustém a “construção salvífica” que Deus está erguendo na história da humanidade.

Como “pedra angular”, ou como “pedra de esquina”, Jesus oferece sustentação e direção para todo aquele que confia em Seu nome, se tornando ao mesmo tempo uma “pedra de tropeço” para aqueles que rejeitam sua mensagem e sua obra.

O que disseram

“Todos os especialistas que não conseguem ajustar Deus a seus pensamentos ou a sua vida concluem que simplesmente não há lugar para ele. Contudo, eles começam pelos lugares errados: não ajustamos Deus a nossa vida; é ele que nos ajusta à dele. Quando começamos com ele, a ‘pedra principal’, nossa vida torna-se adequada para a eternidade”.

(Eugene Peterson, Um ano com Jesus, Ultimato)

Para responder

1. Refletindo sobre sua vida, seus desejos, suas escolhas, enfim, suas prioridades, como você responderia francamente à pergunta: “Jesus tem sido uma pedra preciosa ou uma pedra rejeitada em seu caminhar diário?”.
2. Considerando o fato de que agora somos “povo de Deus”, a fim de anunciarmos “as grandezas daquele que [nos] chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2. 9), sua comunidade (igreja) local tem parecido mais um “gueto espiritual”, fechado e exclusivo, ou uma “casa espiritual” inclusiva, que busca acolher a todos para mostrar o real significado de “oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (v. 5)?

Eu e Deus

“Ó Deus, meu Deus, por que sou tão mudo? Estou ansioso por soltar gritos por Ti, agora e sempre e Tu és inominável e infinito. Todos nossos nomes por Ti não são Teu verdadeiro nome, Trindade infinita. Mas Tua palavra é Jesus, e eu grito o nome do Teu Filho e vivo no amor do Seu coração e creio que, se Ele o quiser, Ele trará a resposta à minha única prece: que eu possa renunciar a tudo e pertencer inteiramente ao Senhor!

(Thomas Merton, Diálogos com o Silêncio, Fissus, 2003)
Fonte: http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/jesus-cristo-tropeco-ou-fundamento/

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=SzvNyMXgU_o
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