February 06, 2020

Quem é você de verdade?


.γνῶθι σεαυτόν

Como viver uma vida rica, plena e abundante? É possível manter a integridade em meio a tantas ameaças como coronavírus, conflito Irã-Estados Unidos, aquecimento global, desemprego, perda de pessoas queridas? O que é viver com propósito?

Para quem acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus, os seus ensinamentos são relevantes para o passado, o presente e o futuro. E uma das passagens mais instigantes está no Novo Testamento no livro de Lucas capítulo 15, quando Jesus usa três ilustrações para responder aos fariseus porque ele andava e comia com pecadores.

Partindo do pressuposto que todos somos pecadores (porque quem sabe que tem de fazer o bem e não faz, nisto está pecando - Tg 4:17), o que temos a aprender?

1 Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo.
2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
3 Então Jesus lhes contou esta parábola:
4 "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
5 E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
6 e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
7 Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
8 "Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
10 Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
11 Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
17 "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
21 "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
22 "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
25 "Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
28 "O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30 Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
31 "Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
32 Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".

O que a passagem não quer dizer

Em nenhum momento Jesus usa a expressão ‘filho pródigo’.

A divisão e marcação do texto em títulos, capítulos e versículos surgiram por volta de 1400-1500, ou seja, as quebras não fazem parte da escritura original.

Para entender a mensagem hoje, é preciso ler o texto completo e contextualizar o significado.

Qual é a mensagem principal da passagem?

A alegria de encontrar o que está perdido: no trabalho (para o homem rico que vai atrás de 1%, seja pelo valor monetário, seja pela afeição), na reputação (para a mulher pobre que diligentemente procura 10% do seu dote) ou nos relacionamentos (o pai que generosamente abarca os dois filhos).

Os personagens

Muitas pessoas participam da história: Jesus, os coletores de impostos, os “pecadores”, os fariseus e os mestres da lei sem contar os personagens das parábolas: o pastor, as ovelhas, os amigos do pastor de ovelhas, a mulher, a moeda, as amigas da mulher, o filho mais novo, o pai, o filho mais velho, os empregados, os porcos.

A boca fala o que está cheio o coração

Jesus é elegante com as palavras: usa figuras de linguagem (metáforas, metonímias, hipérboles) para dizer grandes verdades e fazer-se entender por pessoas simples ou sofisticadas, sem acusar ou machucar ninguém (mas claro, se a carapuça servir...).

Arrisco dizer que os personagens também mostram suas personalidades por meio do que dizem: o filho mais novo (quando pede sua parte na herança; quando cai em si e planeja sua volta; as palavras que dirige ao pai pedindo perdão), o pai (quando dá ordem aos empregados para receber o filho mais novo ou quando exorta o filho mais velho a entrar na festa) e o filho mais velho (quando inquire ao empregado sobre o som da celebração e quando questiona o pai sobre a conduta do irmão mais novo em comparação à sua própria).

Entendendo o contexto sócio-histórico cultural

·        Herança: de acordo com a lei mosaica (Dt 21:17), os filhos tinham direito após a morte do pai - no caso, o mais velho a 2/3 e o mais novo a 1/3. O filho mais novo cometeu uma grave ofensa, o equivalente a desejar a morte do pai.
·        Porcos: para os judeus, é um animal impuro do qual não se deve tocar, quanto menos comer. A história mostra a degradação completa no qual o filho mais novo se encontrava.
·        Roupa, anel, sandálias: sinais de identidade filial restauradas pelo pai no retorno do filho mais novo.
·        Banquete no qual o novilho gordo é servido: motivo de grande alegria.

Mergulhando no mundo interior

·        Filho mais novo: ele é visceral, corajoso, fala o que pensa, faz o que sente vontade, não tem medo de quebrar regras ou de correr riscos, não tem preconceito ou vergonha, é diligente no que acredita que precisa ser feito, o tempo todo é terno (chama o pai quando pede a herança, pensa no pai quando cai em si, formula o pedido de perdão conclamando o pai).
·        Pai: é um homem de sucesso, generoso, flexível, não é refém dos costumes da época, da opinião alheia ou das circunstâncias (ele dá a parte da herança ao filho mais novo quando deveria puni-lo, corre em direção ao filho novo colocando em risco seu status de autoridade), atento, sabe diferenciar o importante do supérfluo, perdoador, não tem vergonha de demostrar afeto, sensível, amoroso (trata cada filho como se fosse único).
·        Filho mais velho: trabalhador, cumpridor de regras, ressentido, baixa autoestima, confunde fazer x ser, acusador, invejoso, incapaz de alegrar-se ou de sentir empatia.

Identidade: quem é você de verdade?

Os gregos dizem que você conhece uma pessoa quando sabe de onde ela vem, onde ela está e para onde ela vai.

Usando este critério:

·        Filho mais novo: ele saiu de casa, encarou um mundo novo, errou e voltou para casa. Em nenhum momento duvidou do amor do pai. Ele o admirava e amava, e penso que voltou pela segurança que tinha na generosidade paternal. O filho mais novo também não tinha preconceito ou preguiça de trabalhar. Me pergunto se não saiu de casa por causa da rigidez da estrutura hierárquica ou pelo humor sufocante do irmão mais velho.
·        Pai: não sabemos do seu passado (se um dia foi errante como o filho mais novo) apenas que fez fortuna, estabeleceu-se e agora abriga debaixo de si sua família e funcionários. E se na velhice amplificamos o que somos, o amor é a coroa deste pai.
·        Filho mais velho: nunca saiu de casa, provavelmente o único trajeto que conhece é de casa para o trabalho, e no final da história parece não saber o caminho de volta para casa (porque é incapaz de se alegrar).

Final da história

A história termina aberta: o filho mais novo recebeu a herança de novo? O filho mais velho entrou na casa e participou da festa? Os irmãos se reconciliaram?  Não sabemos. E não importa.

Porque nossos olhos devem estar fixos no pai.  

Desafio

Se filho de peixe, peixinho é, o desafio é que - você, eu, nós - sejamos “achados” para crescer em amor e sabedoria, e nos tornar pais.

Independente da jornada que estivermos. De filho mais novo ou de filho mais velho [ eu sei, somos os dois, voltando para casa todos os dias ].

E como pais, permitir que nossos corações se tornem local de encontro, acolhimento e celebração para todos que nos cercam.

Amamos porque Ele nos amou primeiro
1 João 4:19

Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Nelson Mandela
*         *        *

Para refletir [ o tipo de pessoa que sou / quero ser ]:



Fontes:
1.       Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. São Paulo: CPAD, 2008.
2.       Bíblia de Estudo de Discipulado. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
3.       Bíblia de Estudo Despertar: Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.
4.       Bíblia de Estudo Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Vida, 2008.
5.       Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.
6.       Bíblia Sagrada Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2005.
7.       Bíblia Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 1999.
8.       Bíblia Viva. São Paulo: Mundo Cristão, 2002.
9.       Holy Bible (ESV). Illinois, USA: Crossway, 2011.
10.    Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Vida, 2011.
11.    Novo Testamento Versão Restauração. California, USA: Living Stream Ministry, 2008.
12.    Novo Comentário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1963.
13.    National Geographic: guia visual da história da bíblia. São Paulo: Abril, 2008.
14.    Os quatro evangelhos (King James). São Paulo: Abba, 2005.
15.    CHAMPLIN, Russell Norman. O novo testamento interpretado versículo por versículo. Guaratinguetá: A Voz Bíblica Brasileira.
16.    LOCKYER, Herbert. Todas as parábolas da Bíblia. São Paulo: Vida, 2006.
17.    NOUWEN, Henri. The return of the prodigal son. New York: Doubleday, 1994.

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