April 27, 2007

Ajuda

Ajuda

"Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte;
ficai aqui e vigiai comigo."
(Mateus 26:38 ARA)

- Pr Mário Fernandez

Aos orgulhosos de plantão, bem como a todos aqueles que acham que devemos ser auto-suficientes, que com auto-ajuda resolveremos nossas vidas e que não precisamos depender de ninguém mais (se de Deus ainda é lucro) eu lhes digo: rendam-se. O Senhor Jesus, do alto de sua majestade e poder - pediu ajuda, pediu apoio. Não no sentido de que não pudesse sobreviver sem aqueles discípulos, mas porque preferiu assim.

Admitir a sua tristeza é algo que só fará bem, ainda que não deva ser confundido com o tom choroso em que alguns são especialistas. Mas desabafar, encontrar refúgio, pedir ajuda, participar aos irmãos do que está passando, isso tudo é parte do processo.

Pedir que os 3 ficassem ali e vigiassem com Ele foi, por parte de Jesus, um pedido de ajuda. Fiquem comigo, eu estou muito triste. Me ajudem, eu estou angustiado. Muitos de nós tem nestas palavras uma fonte de socorro sempre presente, pois adotaram a prática de não carregarem sozinhos os seus fardos cotidianos. Outros, infelizmente, não desfrutam desta alegria, sofrendo e amargando dia por dia coisas que certamente poderiam se dividir.

O que mais sobressai neste texto é a capacidade claríssima do Mestre em conduzir as situações. Nos versos seguintes vemos que os seus companheiros dormiram, mas ainda assim não desistiu deles. Pediu ao Pai que se possível passasse dele o cálice, mas mesmo não sendo continuou em frente, sabendo que custaria a vida.

Ao dizer aos dorminhocos que a carne era fraca embora o espírito estivesse pronto, Jesus retorna a este verso - fiquem comigo, vigiem um pouco. Fiquem acordados. Orem comigo. Sei que seu espírito é capaz, mesmo que a carne ceda.

É um desafio bem prático para todos nós - vamos pedir ajuda e nos dispôr a ajudar sempre que possível.

"Senhor, assim como Jesus foi humilde para pedir ajuda aos 3 discípulos eu quero saber pedir e oferecer ajuda aos meus irmãos."

Fonte:
http://ichtus.com.br/publix/ichtus/devocional/ajuda.html

April 26, 2007

Se fosse você

Se fosse você
... o samaritano viu e teve piedade dele.
Lucas 10.25-37

Uma das maiores provas da transformação interior é a capacidade de se solidarizar. Colocar-se no lugar do outro, pensar em sua dor e olhar a vida pela ótica do próximo são expressões de que uma graça maior nos alcançou. Na parábola do Bom Samaritano Jesus conta que o sacerdote viu o necessitado e passou pro outro lado. Atitude repetida pelo levita. Dois homens da religião, respeitados por sua posição sagrada no meio do povo. Mas o Bom Samaritano é quem vê e se compadece do homem.

Imagino que o levita e o sacerdote tinham suas boas razões. Provavelmente eles pensavam que aquele homem necessitado deveria fazer alguma coisa por si mesmo, que deveria se esforçar por sair do chão e continuar sua caminhada até o próximo hospital. Eles deviam ser do tipo de gente que olha pro lado e não entende porque as pessoas caídas não se levantam. Na verdade essas pessoas sequer entendem como foi que os outros caíram. 'Eles que se levantem e façam alguma coisa pra se ajudar', diriam. 'Eu não estou aqui pra ajudar gente que não quer ser ajudada', retrucariam em julgamento. 'Se olhasse por onde anda ou se não andasse por esse caminho não teria sofrido isso', enfatizariam.

Mas acontece que quem está caído necessita de solidariedade daqueles que passam pelo caminho e que entendem que poderiam estar na mesma situação. Os caídos necessitam de gente que os olha com piedade e misericórdia, e que podem dizer: 'eu sei exatamente o que você está passando, eu já passei por isso'.

Olhar para quem caiu e pensar: 'poderia ter sido eu, pela graça não fui encontrado em tal situação, pela graça as pessoas não sabem o que vai em meu coração e pensamento'. Olhar para os miseráveis que deprimidos e oprimidos não conseguem dar o menor passo na direção do conserto, do recomeço, simplesmente porque desistiram de viver e compreender que foi a graça que o fez acreditar no futuro e ter a vida que tem. Essa é a piedade que se espera dos bons, que sejam samaritanos, que sejam humanos.

Quem é rígido demais com os pecados dos outros, tem a mente cauterizada e pensa que é digno de alguma coisa na vida. E quem sabe que somente vive pela graça, que somente acorda pela graça, que somente é quem é pela graça de Deus, tem piedade dos caídos e ajuda-os a levantar. Porque somos mendigos espirituais e encontramos pão, agora estamos ajudando os outros oferecendo do mesmo pão.

Piedade nos coloca frente a frente com o pensamento: Se fosse eu naquela situação! Se fosse o meu pecado descoberto! Se fossem minhas feridas expostas! Se fosse minha alma assassinada pela depressão! Gostaria de ser tratado como gente.

E se fosse você?

© 2003 Alexandre Robles

Fonte: http://www.atual.info/dev/atual_devocionais_one.asp?IDDev=70

April 20, 2007

Alguém que me aguente

.
O sofrimento é perigoso quando torna as pessoas cínicas ou agressivas. O cinismo explica o mau-humor constante e a desaprovação de tudo e de todos, o cheiro de “não vai dar certo”, de “eu já tentei”, de “você vai se dar mal” que contamina o ambiente.

Já a agressão é arma que os feridos encontram de chamar a atenção para sua dor e se vingar do sistema que os machucou. Eles se acham no direito da hostilidade, da agressão verbal e às vezes física.

Por que as pessoas que sofrem não conseguem compreender que não padecem sozinhas no mundo? Outros também passam por dificuldades e ninguém está no mundo com a missão de ser um dique de contenção do extravasamento dos sofridos.

As reações têm a mesma causa: crer que as pessoas são culpadas de nossas dores e exigir que elas sejam nossa salvação. Em um mundo de algozes e vítimas, cada um tem um pouco dos dois. E em um mundo em que todos sofrem é mais sadio não esperar que alguém venha nos salvar. O certo é ir à luta, não contra os outros, mas junto com eles, contra nossas dores, pessoais e coletivas.

É bom lembrar disso da próxima vez que parecer lógico descontar os sentimentos ruins na primeira pessoa que aparecer.

© 2003 Alexandre Robles

Fonte: http://www.atual.info/dev/atual_devocionais_one.asp?IDDev=121

April 19, 2007

Peso Pesado

.
"As pedras e a areia são pesadas, mas os problemas causados pelo mau gênio dos tolos pesam mais ainda." (Provérbios 27:3 NTLH)

- Pr Mário Fernandez

Algumas pessoas nunca tiveram a experiência de carregar ou quebrar pedras, ou de construir uma casa, ou de ter de deslocar um monte de areia de um lugar para outro. Aqueles que, como eu, já passaram por isso, entendem o significado deste verso de uma forma um pouco mais "dolorida". Areia é leve, mas apenas nas primeiras 4 ou 5 passadas, depois começa a pesar e por fim se transforma numa coisa horrenda. Parece que os braços vão cair no chão e que a coluna deu um nó. Não é moleza.

Se isso é pesado, e acreditem em mim quando digo que de fato é, imagine então o que pesa o mau gênio. Poderíamos fazer uma lista interminável, com destaque para humilhação, tropeços, maus tratos, sofrimento emocional, mágoa, falta de perdão - e por aí adiante. O ponto principal é o seguinte: levar Deus a sério não dá espaço e é incompatível com ser tolo. A tolice é o oposto da sabedoria e a Bíblia promete que quem necessita de sabedoria que peça a Deus pois Ele dá liberalmente. Eu não tenho dúvida disso.

Vamos assumir nossa responsabilidade pessoal de ser uma bênção e não um peso para as pessoas. Vamos assumir que somos falhos e precisamos do Senhor para toda e qualquer coisa que queiramos e tenhamos de fazer. Isso nos faz deixar de ser tolos. Não importa a bandeira, a igreja, a denominação, os detalhes de crença. Tudo que importa é o quanto nos dedicamos a aprender da Bíblia como Palavra revelada de Deus. Tudo que importa é quanto levamos Deus a sério. Vamos olhar ao nosso redor e medir o peso que causamos nas pessoas que nos cercam, quer sejam amadas por nós ou indiferentes (o que por si só nem deveria existir).

O desafio das nossas vidas é baseado nisso. Ganhar dinheiro, ser bonito, estudar, ser feliz - são coisas boas, mas não valem o preço de ser pior do que pedras na vida das pessoas. Deus não se agrada disso, nem as pessoas. Até porque, daqui há pouco estaremos carregando nós mesmos um peso desnecessário, imprudente e mortalmente perigoso.

"Pai, faz de mim um sábio e não um tolo de gênio pesado."

Fonte: http://ichtus.com.br/publix/ichtus/devocional/pesopesado.html

April 18, 2007

Lugar e Jeito Certos

Lugar e Jeito Certos
"Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom." (Romanos 12:9 NTLH)

- Pr Mário Fernandez

Séculos de discussões, pensamentos, conjecturas, tentativas, discursos, livros, ilustrações, declarações. Milhares e milhares de fotografias, livros, poemas, cartas, filmes. Tudo para definir o amor, algo que Deus conhece e nos faz experimentar desde a fundação do mundo. Aliás, Ele é amor desde antes dos fundamentos do mundo terem sido lançados.

Este versículo é quase poético e traz uma colocação que não é definitiva mas nos leva bastante longe no que se refere a entender o que Deus espera de nós. Odiar o mal significa não participar daquilo que prejudica algo ou alguém. Significa levar a sério o compromisso de não mentir, não levar vantagem indevida, não usurpar, não preferir a inveja e o amargor. Isso é amor. Seguir o que é bom significa mais do que evitar o mal, mas ter atitudes intencionais que sejam boas, abençoadoras. Ser uma bênção na vida das pessoas é mais do que ser abençoado; é ser abençoador mesmo que isso não proporcione nenhum retorno.

O oposto de ser uma bênção é ser egoísta e não atentar nem para as necessidades nem para o bem-estar de quem está em volta. O único foco é sua própria satisfação. Quando nos comportamos de tal maneira que "se estiver bom para mim basta" as bênçãos vão desaparecendo. Isso também é falta de amor, e por mais que possam afirmar que não é um mal em si, não tem nada de seguir o que é bom. Temos um compromisso com as pessoas que vivem neste mundo, este compromisso foi selado com sangue de um inocente e somente por causa deste compromisso alguém chegou a nós.

Nossa indiferença é maldosa, e todos nós em diferentes graus e profundidades somos indiferentes a alguém ou alguma coisa. Posso afirmar isso por consciência do meu próprio pecado e por que sou tratado assim ainda hoje. Estar sozinho no meio de uma multidão é triste mas é verdadeiro. Que o amor não seja fingido...

"Senhor, pouco ou nada muda se eu não me importar, mas somente TU podes plantar isso em meu coração".

Fonte: http://www.ichtus.com.br/publix/ichtus/devocional/lugarejeitocerto.html

April 10, 2007

Relacionamentos difíceis, graça restauradora

.
Mateus 5:43-48

- Pr. Lisânias Moura

INTRODUÇÃO - Quebra de um vaso...

- Você já se sentiu um vaso quebrado, mas quebrado por outra pessoa?

- A história do Cap. Mark, e Pr. Peter Miller durante a guerra da independência nos Estados Unidos ( SABE COMO TERMINOU ESTA HISTÓRIA ? - Eu lhe conto no fim da mensagem )

Você tem uma história de alguém que lhe quebrou de alguma forma e que até hoje você luta com os sentimentos que surgem dentro de você quando você lembra do episódio ou da pessoa?

TODOS QUE ESTAMOS AQUI QUANDO OLHAMOS PARA TRÁS, TANTO UM PASSADO RECENTE OU UM PASSADO DISTANTE TEMOS UMA EXPERIENCIA DE UM VASO QUEBRADO OU CERTO CAPITÃO MARK EM NOSSAS VIDAS.

COMO NÓS LIDAMOS COM ESTAS EXPERIENCIAS DETERMINA MUITO DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL E RELACIONAL...

COMO ENTÃO LIDAR COM ESTES RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS QUE DE UMA CERTA FORMA MARCARAM NOSSAS VIDAS?

- TRANSIÇÃO - Abra comigo em Mateus 5:43-48 Estamos continuando nossa série de mensagens baseadas no chamado sermão do Monte. Nosso alvo com esta serie de mensagens é olhar para o caráter de Jesus refletido nos seus ensinos e procurar aplicar estes ensinos às nossas vidas. Queremos crescer como uma Igreja que honra a Deus e reflete a pessoa de Jesus em seu dia a dia.

Domingo passado o Josué focou em sua mensagem no princípio da não retaliação, sobre como ao evitar retaliar, quando poderíamos ou agir sem refletir, estamos comunicando ao nosso redor a pessoa de Cristo, que poderia ter retaliado contra todos nós e ao contrário, morreu por nós. Hoje, vamos continuar na mesma linha de pensamento. Mas hoje eu gostaria de lidar com um texto do sermão do monte que foca também em nosso interior quando temos a chance de retaliar, quando temos que lidar com RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS.

O Senhor Jesus estava pregando para uma audiência profundamente machucada pela vida.

Alguns extremamente pobres (extorquidos pelos ricos muitos deles a ponto de terem de dar a própria roupa para pagar dívidas).

Outros marcados pela dor da humilhação do domínio império romano(os soldados na rua podia parar qualquer um e obrigar que carregassem qualquer peso para eles).

Outros se sentiam abusados religiosamente pelos chamados escribas e fariseus que se colocavam acima de todos com uma vida hipócrita e humilhavam os que não eram religiosamente como eles.

DÁ PARA VOCÊ SE ACHAR OU SE IDENTIFICAR COMO PARTE DESTA MULTIDÃO?

Todos na audiência eram anônimos, como alguns de nós aqui nesta manhã, com nossas dores e lutas escondidas reais e doloridas.

O QUE JESUS DIRIA A ESTA MULTIDÃO QUE TINHA MARCAS DE RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS EM SUAS VIDAS?

I – NÃO AJA COMO O SISTEMA DESTE MUNDO AGE COM INIMIGOS ( Mateus 5:43 ) - “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.

A. JESUS ESTÁ REVOLUCIONANDO O ENSINO RELIGIOSO DA ÉPOCA Os rabinos gostavam de ensinar que inimigo era qualquer pessoa que não era judia

O que eles estavam ensinando não estava na lei – foi uma deturpação – “Ouvistes o que foi dito..” não se refere à lei mas ao ensino dos rabinos.

A lei mandava tratar bem o estrangeiro, inclusive o animal dos estrangeiros, conforme Lv. 19:18

B. JESUS ESTAVA ENCORAJANDO O POVO FAZER ALGO TOTALMENTE SOBRENATURAL - AMAR EM VEZ DE ODIAR - AMAR O INIMIGO – QUEM ERA O INIMIGO?

A palavra usada por Jesus se refere a alguém que tem sentimentos hostis contra nós ou a alguém contra quem temos sentimos hostis – ALGUÉM QUE SE EU PUDESSE E EU NÃO TEMESSE A DEUS EU DARIA CABO DA VIDA DELE PORQUE EM ALGUM MOMENTO NA MINHA VIDA ELE ME PREJUDICOU, OU QUEBROU MEU” VASO.”

Temos dificuldade com o verbo amar porque a princípio sempre imaginamos que amar é sentir algo positivo de doce por alguém.

Não, o sentido primário de amar tem a ver com uma ação bondoso e não com um sentimento bondoso.

ORAR EM VEZ AMALDIÇOAR

Como podemos pedir a Deus pelo bem daquele que quebrou o vaso da nossa vida?

C. O SISTEMA DESTE MUNDO ENCORAJA FAZER O BEM SOMENTE AQUELES QUE NOS FAZEM O BEM

Isto não reflete o amor de Deus e apenas nos assegura um porto para guardarmos ressentimentos.

APLICAÇÃO

- Você tem um inimigo em sua vida? - Alguém para com o qual você tem sentimentos hostis? - Ao lidar com esta pessoa quem você acha que está refletindo?(o ensino de Jesus ou o sistema de ensino deste mundo?).

PRESTE ATENÇÃO AGORA AO QUE TEXTO TEM NOS DIZER...

II – ESCOLHA REFLETIR DEUS NA FORMA COMO VOCÊ LIDA COM SEUS RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS E DOLOROSOS ( Mateus 5:44-48 ) - Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

A. A RAZÃO PARA AMAR E ORAR É QUE ESTAS ATITUDES REFLETEM O AMOR DE DEUS - Deus faz chover sobre maus e bons - a graça universal - Deus nos perdoou quando merecíamos o inferno e vivermos eternamente separados dele - Deus deu o único filho dele como resgate para nos livrar da condenação do pecado e nos dar um relacionamento com ele.

SER PERFEITO COMO DEUS É - No sentido de inteireza, maturidade, agir da forma correta e não da forma incorreta. O SENTIDO NÁO É DE NÃO ERRAR DA MESMA FORMA COMO DEUS NÃO ERRA.

B. QUANDO NÃO AMAMOS E ORARMOS PELOS NOSSOS INIMIGOS NÃO ESTAMOS SENDO DIFERENTES DAQUELES QUE NOS OFENDEREM OU QUEBRARAM NOSSOS VASOS - Os fariseus somente cumprimentam quem os cumprimentavam; os fariseus amavam somente os que os amavam – PARA ISTO NÃO SE PRECISA DE GRAÇA REFLETIR DEUS

É UMA ESCOLHA QUE TEMOS QUE FAZER – OU REFLETIR DEUS OU REFLETIR O INIMIGO OU MESMO O DIABO

APLICAÇÃO - Você é amigável e gentil mesmo com aqueles com os quais você tem um sentimento hostil? - Você é amigável ou reflete Deus para aquele que lhe deve alguma coisa? Aquele que lhe deve dinheiro, aquele que lhe humilhou, aquele que prometeu casar com você e de repente disse que estava confuso e esta confusão somente passou quando ele encontrou outra pessoa e casou com ela? Aquele que lhe trocou por outro? Ou o seu ex-sócio que lhe levou a falência?

Se você perguntasse para um “inimigo” seu quem você reflete para ele, o que você acha que seria a resposta dele?

A HISTÓRIA DE CONNIE TEN BOOM – COMO, ENTÃO, REFLETIR DEUS NOS RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS?

III –COMO ESCOLHER REFLETIR DEUS NOS RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS - Mateus 5:43
(OU COMO VIVER LIVRE DAQUELES QUE QUEBRARAM NOSSOS VASOS E SER FELIZ APESAR DA QUEBRA)

A. ADMITA SEUS SENTIMENTOS – Não tem como negar o que sentimos por dentro quando somos ofendidos, abandonados, trocados, mal falados ou traídos.

Não negue uma realidade – ESTOU COM RAIVA, SEU EU PUDESSE EU ME VINGARIA.

Não tenha vergonha de admitir que se sentiu magoado ou com raiva da pessoa que você mais ama - É POSSIVEL AMAR E AO MESMO TEMPO TER RAIVA DA PESSOA QUE MAIS AMAMOS.
ILUSTRAÇÃO - Rapaz em aconselhamento – Como posso ter raiva do meu pai? Admitir é saudável para suas emoções e é o primeiro passo no processo de cura.

Confesse a Deus o que você tem sido – sua raiva, sua amargura, sua decepção, até mesmo seu desapontamento com Deus.

B. LIBERE O PERDÃO QUE SOMENTE DEUS PODE LHE CAPACITAR PARA DAR. Quando você guarda rancor, você se torna escravo daquele que lhe ofendeu.

Quando você guarda rancor você se torna infeliz enquanto que o ofensor parece estar vivendo livre.

Guardar amargura reflete a atitude deste mundo e não a atitude de Deus.

Guardar amargura lhe faz adoecer

Livros tratando de problemas emocionais acentuam que ressentimento e culpa são os maiores provadores de dores e doenças psicossomáticas.

“ NÃO É O QUE VOCÊ COME, MAS AQUILO QUE ESTÁ COMENDO VOCÊ”. GUARDAR RANCOR NÃO VAI APAGAR O PASSADO, GUARDAR RANCOR APENAS VAI ENVENENAR SEU FUTURO.

RESOLVER PERDOAR É DAR PARA VOCÊ MESMO A LIBERDADE DE DEIXAR DEUS TRABALHAR SEU INTERIOR PARA FAZÊ-LO COMO CRISTO É POR DENTRO

QUANDO PERDOAMOS ABRIMOS POSSIBILIDADE DE SERMOS TRATADOS E RESTAURADOS COMO EXPERIÊNCIA DE GRAÇA EM NOSSO INTERIOR.

 Lembre do ensino do Pai nosso – perdoa-nos como temos perdoado? Você pode orar assim?

Ilustração: John Wesley – “Eu nunca vou perdoar..” Cuidado você pode pecar... e vai precisar pedir perdão.

ILUSTRAÇÃO

1) Uma pessoa falando comigo como se eu fosse o ex-patrão dela
2) Faça uma carta e não envie pelo correio – Fale em voz alta de uma vez por todas.

EM CERTO MOMENTO COM DEUS, FALE PARA ELE - Senhor, neste momento, estou resolvendo perdoar fulano por tudo que ele me fez. Estou confiando em Ti para poder ver isto acontecendo em minha vida e ser curado do meu passado.

ISTO VAI CURAR DE UMA VEZ OU NUNCA MAIS VOCE SENTIR RAIVA? NÃO!

Então como agir?

C. RENOVE SEU PERDÃO TANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS

Mateus 18:21 Pedro perguntou a Jesus quantas vezes se deve perdoar um irmão... Jesus respondeu 70 vezes 7.

Você acha que você pode ser ofendido pela mesma pessoa 490 vezes sem revidar ou retaliar?

Ao mesmo tempo em que o Senhor está usando uma figura de linguagem, ele está acentuando, PERDÃO É ALGO CONTINUO QUE PRECISA SER RENOVADO.

Quando a dor voltar, admita seus sentimentos e diga, senhor estou perdoando fulano novamente.

D. PROCURE PEDIR PERDÃO A QUEM VOCÊ SABE QUE OFENDEU OU CAUSOU DANO – Mateus 5:23

– Antes de entregar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te.

Você pode ter se tornado um inimigo de alguém – VOCÊ JÁ ACERTOU? Acertou com sua ex-esposa? Com a ex-namorada? Com o ex-patrão ou ex-empregado?

PRECAUÇÃO - Avalie se sua procura pode causar mais dano que benefício.

E. COMECE A ORAR PELO SEU INIMIGO É uma forma de manter o perdão

Não podemos orar e odiar ao mesmo tempo

Foi a atitude de Jesus na hora da morte – PAI PERDOA-LHE PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO FINAL

LEMBRA DA HISTÓRIA DO CAPITÃO MARK?

Pastor Peter foi até o Gen Washington e pediu a liberdade de Cap. Mark Washington a principio negou e depois perguntou: - ELE É SEU MELHOR AMIGO?

- Não, respondeu, Miller, é meu maior inimigo, mas ele precisa dessa liberdade para reconstruir sua vida e sua família.

Washington retirou a sentença de morte sobre o Cap. Mark. Os dois voltaram para casa, agora não como inimigos, mas como amigos.

SOMENTE QUEM EXPERIMENTOU GRAÇA E PERDÃO PODE OFERECER GRAÇA E PERDÃO

APLICAÇÃO FINAL

- VOCÊ TEM UM CAP. MARK EM SUA VIDA?

- VOCÊ TEM ALGUÉM QUE QUEBROU O VASO DE SUA VIDA E ATÉ HOJE VOCÊ TENTA EMENDAR O VASO, MAS O FANTASMA QUEM QUEBROU O VASO RONDA VOCÊ?

- O QUE VOCÊ VAI FAZER COM O CAP. MARK?

- REFLETIR DEUS PARA ELE OU SER COMO O MUNDO É?

- QUERO ENCORAJAR VOCÊ AGORA A FAZER DUAS COISAS : ABAIXAR CABEÇAS PARA ORAR

1. Traga o nome do seu cap. Mark perante Deus
2. Confesse seus sentimentos
3. Ore por ele e diga: - Senhor, POR MIM MESMO EU NÃO CONSIGO PERDOAR O MEU CAP. MARK, MAS QUERO DEPENDER DE TI FAZER ISTO. QUERO COMO UMA OBRA DE TUA GRAÇA EM MINHA VIDA SER RESTAURADO E QUE TAMBÉM O RESTAURES NAQUILO QUE FOR NECESSÁRIO.

4. SE VOCÊ É O CAP MARK DE ALGUÉM – Ore agora, pedindo que Deus lhe dê coragem e sabedoria para ir acertar com quem você tem causado dor.

Saia deste culto resolvido procurar a pessoa e admitir o seu erro e pedir-lhe perdão.

Igreja Batista do Morumbi - São Paulo - SP

April 05, 2007

Quem quer amar (tão grande amor)!

Feliz Páscoa!
Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=fwp9jl3aRfo

A cruz é este paradoxo onde a gente aprende que é impossível uma relação de amor sem horror

Quem quer amar sem sofrer, não vai amar.
Quem quer amar sem ser cuspido na cara, não vai amar.
Quem quer amar sem ser rejeitado, não vai amar.
Quem quer amar sem ser traído, não vai amar.
Quem quer de fato amar sem ter de conviver com a necessidade constante de perdoar, não vai amar.
Quem quer amar sendo compreendido sempre, não vai amar.
Quem quer amar sendo tratado com justiça sempre, não vai amar.
Quem quer amar sem ter pedaços de si arrancados, não vai amar.

Então vc diria: que dura coisa é amar! A menos que o amar seja um ato voluntário. Porque cada pedaço arrancado, a gente diz: não foi vc quem arrancou, fui eu que deixei vc arrancar. Porque eu te amo.

A cada injustiça, a gente diz: não foi vc que não me entendeu, não foi vc que me ofendeu, não foi vc que me agrediu, mas eu entendo que vc é incapaz de enxergar e eu estou disposto a amar assim.

Vc não faz de mim gato e sapato, eu estou escolhendo pagar o preço de te amar. Não é que não estou vendo tudo o que vc faz comigo, contra mim. Não é que eu estou iludido de paixão. Eu tomei uma decisão de amar. E se vc pensa que me controla, vc está enganado. É que vc ainda é cego e eu espero que te amando, os teus olhos se abram.

Por isto que há muita gente infeliz. Que quer amar sem sofrer, quer amar sem se dar. E abre mão de qq relacionamento de amor tão logo começa a doer, tão logo exige sacrifício, tão logo exige renúncia, tão logo exige perdão. É porque não consegue transformar estas exigências todas em ato voluntário. E já não chama mais de sacrifício.

É dom de si, é oferta de si mesmo. É uma oferta de si mesmo porque há uma aliança com o Pai e há um compromisso com a ovelha.

Meu filho, sabe por que vc faz tudo isto comigo? É porque eu te amo.

E sabe quando é que vc vai conseguir despertar ódio no meu coração ao seu respeito? Nunca. Porque eu tenho uma aliança com meu Pai e eu tenho um compromisso de amor com vc.


Fonte: Trecho da mensagem O paradoxo da cruz de Cristo (João 10: 14-21) ministrada pelo pr. Ed René Kivitz na Igreja Batista da Água Branca no dia 02/10/05 às 10h.

Chérie,

Jesus não era um cara positivo (só via as coisas boas da vida), muito pelo contrário, Ele via o pacote completo (as coisas boas e as nem tão boas).

Os olhos de Jesus sempre estiveram fixos no alvo, repletos de esperança. A cruz, por exemplo, Ele não só enxergou a vergonha, a dor e o sofrimento. Ele tb viu libertação, ressurreição, vida nova e a glória do Pai alcançando vc e eu (mesmo antes da gente nascer)!

A minha oração é para que vc tenha consciência deste grande Amor na sua própria vida. E para que, se sentindo amado, vc possa amar aqueles que te cercam (1 Jo 4: 19).

Bjs com carinho e boa páscoa!

KT

April 02, 2007

Mais do que poderia imaginar ou pensar

01.04.07
KEKEÉISTO?

Neste finde Deus arrasou comigo, me encheu de presentes!!! Primeiro o curso sobre relacionamentos saudáveis (a Hildete falava tanto do curso que estava na mó ansiedade), depois ter a oportunidade de passar o dia com minhas amigas (fala muito sério, meu grupo estava quase completo, tuuudo de bom), depois tomar a Santa Ceia (foi a minha 1ª vez lá, chorei cântaros) e por fim dormir na casa da Rita (quer maior amor e carinho do que abrir a casa para alguém?).

O curso foi bênção pura, foi um dia repleto de dinâmicas e de bate-bola com o pr. Vandeir (homem ungido por Deus mesmo; é aquela coisa: tem gente que é instrumento do Pai, mas têm pessoas que vc enxerga o próprio Senhor Jesus através da pessoa e o pr. Vandeir é um destes – para ser sincera, só tive o privilégio de conhecer 3 pessoas assim: o pr. Shedd, o pr. Vandeir e a minha mentora Hildete).

Existem 4 tipos de estilo de personalidade: o D (dominante), o I (influenciador), o S (seguro) e o C (complacente). Os D e C são voltados para tarefas e atividades enqto os I e S são voltados para pessoas e relacionamentos. Os D e I assumem papéis ativos enquanto que os S e C são passivos. Toda pessoa tem uma mistura destes elementos, embora alguns tenham predominância maior de um determinado perfil (nem vou falar o meu pq vc já deve saber, né) rs! Eu e minhas amigas sentamos juntas então imagina a bagunça que rolou... Na hora de preencher, todo mundo surtando (uma escrevendo, a outra não entendendo, a outra pedindo opinião, a outra negando que não era daquele jeito), aí chamei o pr. para avisar que estava faltando a letra L (de louca) hahaha!

Teve um comentário super-fofo do pr. Vandeir dizendo que não tinha estilo certo ou errado, mas apenas diferente pq, como Corpo, cada um tem uma função e fomos criados para trabalhar em comunidade. Ou seja, às vezes criamos bloqueio com uma pessoa só pq ela não responde a um estímulo ou desafio da mesma forma que a gente (nesta hora a taleban nipônica viu o qto de injustiça já cometeu na vida)... O final foi muito lindo, fizemos um círculo e 3 pessoas oraram (uma delas fez uma oração tão genuína e sincera que fez muita gente chorar: muitos de nós sentimos uma nulidade invadindo o coração, não nos achamos merecedores da graça de Deus mas Ele que criou cada um com qualidades – sim, porque Deus cria tudo perfeito – pode capacitar a gente para brilhar a Sua luz). Ah, uma pausa: no meio do nada, a Hildete me aparece com um presente, um livro (logo eu que a-m-o livros)... imagina a minha cara, fiquei tão são sem graça (Deus realmente estava de brincadeira, queria quebrar a japinha aqui), foi muita areia para meu caminhãozinho, não estava preparada ; ).

Depois, aconteceu a cerimônia de Santa Ceia... Gentem, vc não tem idéia de como foi linda e especial (parecia culto de natal, com apresentações e tudo)! Eu não sabia se ria ou chorava, ver aquela igreja lotada de pessoas louvando a Deus de todo o coração, de toda a alma, com todo o entendimento. Não dá para descrever o amor fluir lá e como me sinto amada, é um pedaço do céu aqui na Terra! E compartilhar o corpo e o sangue de Cristo com aqueles queridos, saber que faço parte da vida e da família de Deus... olha, só de lembrar, meus olhos se enchem de lágrimas.

Depois de tanta emoção, fui para a casa da Rita, a família dela é bonita por dentro e por fora (tanto amor). É bom demais sentir a presença do Senhor (sei que o Pai tem feito maravilhas lá e o que Ele começou, Ele vai terminar até o retorno de Jesus) Fp 1: 6!

Ontem foi dia de assembléia e meu coração se encheu de apreensão e compaixão (fiquei tocada) e o pr. Vandeir é presente de Deus para a gente, cuida do rebanho mesmo. O apelo final foi pura exortação: até que pt estamos comprometidos uns com os outros no cuidar? E a nossa responsabilidade com nossos filhos espirituais, as pessoas que levamos ao Senhor Jesus, como anda?

Depois, a Rita, a Rute e eu ficamos fora do templo compartilhando e confessando umas às outras; uma coisa eu vou dizer: quanto maior a batalha, maior a vitória! E para encerrar com chave de ouro, fui me despedir da Hildete (presta muita atenção) e olha o milagre que eu quase perco: o marido da Sandra estava lá! Fiquei tão feliz, realmente nosso Deus é maravilhoso, para Ele não existe impossível! Onde o ser humano vê um vale de ossos secos, Deus traz vida fazendo o espírito reviver (Ez 37)! Na hora que contei para a Rita, ela até chorou.

E foi com este gostinho de surpresa, gratidão e alegria (meu tanque de amor está transbordando, uhúúú) voltei para casa para enfrentar os desafios. Pq o meu Deus é maior do que os problemas, o Seu amor não tem altura, largura, profundidade ou comprimento que se possa medir (Ef 3: 18 e 19)! E se Ele cuida dos pássaros e das flores (Mt 6: 26-30) e não permite que um fio de cabelo caia da minha cabeça sem que Ele permita (Lc 12:7; 21:18), não preciso ter medo (das viagens, da avaliação, do curso, do treinamento, da mudança e de outros desafios que me esperam em abril).