October 28, 2010

Cenoura, ovo ou pó de café?

.
Uma filha queixou-se ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis. Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema era resolvido, outro surgia.

Seu pai, que era cozinheiro, levou-a até o fogão. Encheu três panelas com água e colocou-as em fogo alto. Assim que cada uma começou a ferver, colocou cenouras em uma panela, ovos em outra e pó de café na última. Deixou que tudo fervesse sem dizer nenhuma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.

Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as em uma tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela. Por último, pegou o café com uma concha e colocou-o numa tigela.

Virando-se para ela, perguntou: - "Querida, o que você está vendo?" - "Cenouras, ovos e café," ela respondeu.

Ele trouxe-a para mais perto e pediu que experimentasse as cenouras. Ela obedeceu e notou que elas estavam macias. Então, ele pediu que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que ele endurecera com a fervura. Finalmente, o pai pediu que ela experimentasse um gole de café. Ela sorriu ao provar seu sabor delicioso.

Ela perguntou-lhe humildemente:
- "Pai, o que isto significa?"

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, que era a água fervendo, mas que cada um reagiu de maneira diferente.

As cenouras entraram fortes, firmes e inflexíveis, mas depois de terem sido submetidas à água fervente, amoleceram e ficaram macias.

Os ovos eram frágeis, mas a casca fina protegera o líquido interior. No entanto, depois de terem sido colocados na água fervente, o interior de cada um endureceu.

O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que foi colocado na água fervente, havia mudado a água.

- "Qual deles é você?" ele perguntou à filha. - "Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é como a cenoura, o ovo ou o pó do café?"

E você? É como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade, você murcha, fica frágil e perde sua força?

Ou será que é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois de alguma dificuldade, uma morte ou demissão, torna-se mais difícil e duro? A sua casca parece a mesma, mas por dentro ficou obstinado, com o coração e o espírito insensíveis?

Ou será que você é como o pó de café? Ele muda aquilo que está trazendo a dor, a água fervente, para conseguir o máximo de seu sabor. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso o café fica. Se você é como o pó de café quando as coisas ficam difíceis, você se torna uma pessoa melhor e faz com que tudo em torno de você melhore também.

Como você lida com a dificuldade?

October 27, 2010

Caráter

.
Esteja mais preocupado com seu caráter do que com sua reputação. Porque reputação diz respeito ao que os outros dizem de você, enquanto que caráter diz respeito àquilo que você é mesmo quando ninguém está te olhando.

E que delícia é ter amigos com caráter!

Pessoas que apesar do tempo, das adversidades, continuam íntegras, maduras e comprometidas com seus princípios.

Me sinto segura e nutrida quando estou perto de colunas assim... obrigada Deus!

October 26, 2010

GRUPO DE CRESCIMENTO
IDENTIDADE E PROJETO DE VIDA

Este é um convite para pessoas que querem olhar com ternura para si mesmas de forma a desfrutar mais plenamente do potencial que Deus lhes deu. Trata-se de um tempo separado para experimentar dimensões mais profundas de comunhão com Deus, consigo mesma e com o outro numa dinâmica de aprendizado que integra o aspecto intelectual (informação), emocional (vivência) e espiritual (transformação ou metanoia).

O trabalho visa propiciar um crescimento individual e será desenvolvido a partir das seguintes ênfases:

- Permitir, através da meditação na Palavra e da contemplação, uma maior intimidade com Deus e uma percepção mais profunda do Seu Amor incondicional que gera autoaceitação e coragem para se aventurar no seu espaço interior.

- Ampliar por meio de vivências, leituras e reflexões específicas, o autoconhecimento que permite a integração da luz e da sombra, o resgate do passado, a cura das feridas, o desenvolvimento do potencial único de cada um e uma escolha mais livre do projeto de vida. Trata-se ainda de identificar padrões distorcidos de comportamento, de desfrutar do próprio corpo pela apuração dos sentidos e o acesso a uma espiritualidade encarnada e libertadora, de deixar emergir a criatividade intrínseca de forma a descobrir novos caminhos em direção a vida abundante que Deus nos proporciona.

- Favorecer por meio de relações interpessoais transparentes e renovadas pelo Amor, a construção de vínculos restauradores e de uma verdadeira empatia. Será ainda a oportunidade de perceber e sanear a dinâmica entre individualidade e intimidade, entre autonomia e comunhão.

O grupo se compõe de quatro pessoas cristãs selecionadas e especialmente convidadas que irão se reunir semanalmente por duas horas. Cada uma assume um compromisso inicial de 12 encontros que poderá ser ampliado a partir do consenso do grupo. O custo de participação é de R$ 120 por sessão.

Para se inscrever, entre em contato comigo no tel.: 4301-5543 e 8635-9388.

Isabelle Ludovico da Silva
Psicóloga Clínica
Especializada em Terapia Familiar Sistêmica
Consultório: Al. Joaquim Eugênio de Lima 187 cj.13
Prox. Av. Paulista e metrô Brigadeiro
isabelle@ludovicosilva.com.br

October 23, 2010

De peito aberto

.
Às vezes estamos tão mergulhados no problema que não enxergamos soluções óbvias e é o amigo que nos ajuda a enxergar algo simples, que a gente nem percebeu.

Só abrimos nosso coração para as pessoas mais queridas. É o voto de confiança, da sinceridade, de peito aberto, de poder ser quem somos. É estar nu para o outro e para si mesmo.

É preciso ser muito maduro para atingir este nível de segurança e intimidade. Por isto há tanta gente sozinha, sem o prazer a alegria de ter amizades fortes, genuínas e verdadeiras.
.