.
“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: Onde está você?”
Gênesis 3: 8 e 9
É impressionante como nos escondemos de Deus quando ouvimos Seus passos.
A humanidade vem se escondendo de Deus, para todos os lugares que olhamos percebemos este distanciamento, seja através de noticiários, filmes ou comportamento de pessoas próximas.
Nos escondemos de Deus a todo instante de nossas vidas: podemos nos esconder quando estamos nos relacionando com outras pessoas, que acabam tomando o lugar de Deus, ou mesmo no relacionamento com nós mesmos, permitindo que o orgulho tome o lugar de Deus. Escondemos de Deus nas ruas, na família e até na Igreja, são inúmeras as tentativas de nos escondermos da Presença de Deus.
Onde você tem se escondido?
Vamos refletir: - Você acha que Deus não sabia onde Adão e Eva estavam?
Lembrando que Deus conhece cada espaço do universo, todas as galáxias existentes, da mesma forma que, conhece também uma pequena formiga de um grande formigueiro.
Deus sabe até quantos fios de cabelo há na sua cabeça (Lc 12: 7). Ele sabe da sua vulnerabilidade e fraquezas, bem como, dos pensamentos que passam em sua mente.
Como Deus não saberia que Adão e Eva estavam escondidos entre as árvores do paraíso?
A grande questão é saber: - Por que Deus pergunta a Adão: Onde está você?
A pergunta: “Onde está você” vai bem mais fundo do que o espaço físico que o casal estava. Logicamente, Deus sabia que eles estavam detrás das árvores, Deus não necessita perguntar onde nós estamos, Ele é onipresente, Ele vê tudo em todas as dimensões.
A pergunta que Deus faz é direcionada para o interior de Adão: “Onde está você” é a coisa mais profunda que Deus pode nos perguntar.
Onde está seu medo? Onde está sua ansiedade? Onde está sua hipocrisia? Onde está sua intolerância? Onde está sua solidão? Onde está sua culpa?
Quando Deus pergunta, onde nós estamos, não tem o objetivo de nos acusar e expor nossas falhas, podemos lembrar-nos da mulher pega em adultério (Jo 8: 4-11). Judeus trouxeram a Jesus uma mulher pega no ato de adultério, falaram que a lei ordenava que fosse apedrejada até a morte, Jesus respondeu, que aquele que não tivesse pecado atirasse a primeira pedra, todos do mais velho para o mais novo largaram as pedras e foram embora. Jesus falou para a mulher, onde estão os que te acusaram? Vá e não peques mais.
Podemos entender a pergunta de Deus desta maneira:
Onde você está que não está perto de Mim, da Minha presença, para que Eu possa fazê-lo crescer, tirar suas roupas internas, rasgar seu coração fazendo-o sangrar de dor, mas também curá-lo de suas fraquezas, ou pelo menos libertá-lo de suas amarras que o prende?
“Onde nós estamos?” Onde estamos em Deus, onde estamos como Igreja, onde está nossa sinceridade. Precisamos tirar as roupas de falsidade, da religiosidade, para que possamos partir rumo à Deus.
Pode ser muito dolorido partir para encontrar com Deus na viração do dia: A natureza de Deus choca com a nossa, e no primeiro momento, ficamos machucados, mas depois crescemos.
A presença de Deus primeiro fere depois cura, mas não devemos temer tirar nossas roupas internas (falsidade, hipocrisia e orgulho) e ficarmos nus perante Ele, pois misericórdia e amor fazem parte da Natureza do Pai, jamais nos deixará perdido se O buscarmos, Sua natureza de amor choca com a nossa natureza ególatra, mas devemos continuar a busca de Suas verdades a respeito de nós mesmos, aliás, só sabe quem realmente somos Aquele que tem o manual de nossa criação e propósito: Deus!
- Osvaldo Camargo Neto
.