October 26, 2025

Tornamos aquilo que adoramos

.
  1. Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu nome dá glória, por amor da Tua misericórdia e da Tua fidelidade.
  2. Por que diriam as nações: "Onde está o Deus deles?"
  3. O nosso Deus está no céu e faz tudo como lhe agrada.
  4. Os ídolos das nações são prata e ouro, obra de mãos humanas.
  5. Têm boca e não falam; têm olhos e não veem;
  6. têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram;
  7. têm mãos e não apalpam; têm pés e não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
  8. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam.
  9. Ó Israel, confie no Senhor! Ele é o seu amparo e o seu escudo.
  10. Casa de Arão, confie no Senhor! Ele é o seu amparo e o seu escudo.
  11. Vocês que temem o Senhor, confiem no Senhor! Ele é o seu amparo e o seu escudo.
  12. ¹² O Senhor lembrou-se de nós; Ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel, abençoará a casa de Arão.
  13. Ele abençoa os que temem o Senhor, tanto pequenos como grandes.
  14. O Senhor os abençoe mais e mais, a vocês e aos seus filhos.
  15. Que vocês sejam abençoados pelo Senhor que fez os céus e a terra.
  16. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra Ele deu aos filhos dos homens.
  17. Os mortos não louvam o Senhornem os que descem à região do silêncio podem fazer isso.
  18. Nós, porém, bendiremos o Senhor, desde agora e para sempreAleluia! 
.

October 24, 2025

Você é amado?

.

"Amamos porque Ele nos amou primeiro"
.

October 23, 2025

Ouvir e ver, um apocalipse para hoje

.


- pr. Ricardo Barbosa

Todos nós ouvimos uma ou mais vozes e seguimos pessoas ou ideias. Ninguém escapa. A pergunta que precisamos nos fazer é: que voz estou ouvindo e a quem eu sigo? 

Jesus afirmou que suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. É por isso que uma das disciplinas espirituais mais importantes no discipulado é ouvir. 

No Antigo Testamento, o “shemá Israel – ouve Israel” é o chamado inicial para a confissão de fé do povo de Deus: “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”. O povo precisava ouvir esse chamado até que ficasse gravado no coração e na mente. Tanto nas parábolas, como nas mensagens às igrejas do Apocalipse, a exortação comum é: “Quem tem ouvidos, ouça”. 

O reino de Deus vem pelo ouvir.

O apóstolo João, no livro de Apocalipse, nos mostra a importância da disciplina de ouvir. Apocalipse é uma revelação – de Jesus Cristo, sobre Jesus Cristo. É como um pacote que vai sendo desembrulhado até ser revelado o que ele contém. É Jesus mostrando para João, e para todos nós, quem ele de fato é. João nos relata que num domingo, enquanto orava em seu exílio na ilha de Patmos, ouviu uma voz muito forte. Não se tratava de uma voz interior, mas de uma voz vinda de fora. Ele então virou-se para ver quem falava com ele.

Quando ele se virou, o que viu? Sete candeeiros de ouro, que são as igrejas, e no meio deles, Jesus Cristo. Uma revelação impressionante. João estava exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, um lugar onde os criminosos e os causadores de distúrbios eram colocados. O Império Romano era governado por Domiciano (81-96 d.C.). Em 92, Domiciano ordenou a morte de mais de 40 mil cristãos – entre eles, Timóteo. Domiciano era inseguro e vivia dominado por um enorme medo de ser traído. Exigiu que fosse adorado como deus. Até hoje, nas ruínas de Éfeso, podemos encontrar o que restou do templo dedicado a Domiciano. João não se curvou para adorar o imperador e por isso foi considerado um perturbador da ordem. O mundo em que ele vivia era caótico e violento, particularmente para os cristãos.

O que João viu? Não foi o imperador, mas o “Filho do homem”. No trono de Roma? Não, no meio da igreja. Para ver o que João viu, precisamos, antes, ouvir a voz que ele ouviu. 

Precisamos de um apocalipse hojeTemos ouvido muitas outras vozes e por isso não vemos a realidade como de fato ela é. 

Por que na revelação Jesus começa com a igreja e não com Roma? Certamente muitos cristãos gostariam de saber até quando a perseguição continuaria. Aliviaria muito a insegurança e a ansiedade deles se Jesus lhes revelasse o fim do seu sofrimento ou mesmo o fim do Império Romano.

Mas ele começa mostrando que o Senhor de toda a história é visto bem no meio da igreja, não no meio de Roma. 

O problema é que a igreja nem sempre ouve a voz de Cristo. Normalmente ouvimos quem grita mais alto – e os poderes deste mundo sempre falam mais alto. 

É difícil ouvir o Cordeiro quando se tem um dragão cuspindo fogo. 

O reino de Deus vem pelo ouvir, e quando ouvimos, vemos. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz.” Precisamos de um apocalipse, precisamos que Jesus nos ajude a ver a realidade como ela de fato é.

A revelação começa mostrando João caindo como morto aos pés de Jesus diante dessa visão. É isso que acontece quando ouvimos Jesus. É uma visão que faz calar todas as outras vozes e nos coloca de joelhos diante dEle, para ouvi-Lo.

Fonte: https://www.ultimato.com.br/revista/artigos/401/ouvir-e-ver-um-apocalipse-para-hoje
.

October 22, 2025

Você acredita no que?

.


Chérie,
este filme é muito lindo e foi criado pela Hillsong de Kiev ; )
Não sei no que você acredita, mas eu creio no nome de Jesus.
Bjs,
KT
.

October 20, 2025

O que é ser bem-sucedido?

.
.
O que é ser bem sucedido para você?
Você sabe priorizar o que é verdadeiramente importante?
Carreira, relacionamentos?
A sua vida vale a pena?

Ec 4: 6-16
.

October 18, 2025

Vale de ossos secos

.

Chérie, 

se vc está como Ezequiel, recebendo ordem para trabalhar num lugar onde não enxerga solução, o desafio é obedecer e acreditar nAquele que é poderoso para fazer infinitamente mais daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3:20).

Mas se vc está como este vale de ossos secos, sem vida, lembre-se de que Cristo veio ao mundo para que você tivesse vida - emocional, afetiva, familiar e espiritual - em abundância (Jo 10:10).

Por isto confie, entregue, descanse e espere nEle ; ).

Bjs,

KT
.
37 Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos. Então o Senhor me disse:  — Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?

Eu respondi:  Senhor, meu Deus, só Tu sabes se podem ou não.

Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que deem atenção à mensagem do SenhorDiga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que Eu sou o Senhor.”

Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos.

Então o Senhor me disse: — Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo.

10 Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército.

11 O Senhor me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. 12 Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que Eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel. 13 Eu vou abrir os túmulos onde o meu povo está sepultado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor14 Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que Eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei.
https://www.youtube.com/watch?v=aa46suXOLWQ
https://www.youtube.com/watch?v=NEIc03jm59E

October 15, 2025

De geração em geração

.


Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
⁶ Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
⁷ tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
⁸ Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
⁹ E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Dt 6: 4-9

PS- Não sabe do que estou falando? Vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=KBc5Onq_IzY
.

October 14, 2025

Atalaias


Os atalaias sobre os muros da oração

- Brenon Batista

Um intercessor que se posiciona em oração pelo que está no coração de Deus, é chamado a perseverar e permanecer. Em Isaías 62 a Bíblia nos mostra que Deus estabeleceria seus atalaias sobre os muros da oração. E estes não dariam descanso ao Senhor até que Ele restabeleça Jerusalém como objeto de louvor na terra.

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós, Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Isaías 62:6,7
 
Quem eram os atalaias?

A importância dos atalaias na defesa da cidade é um tema que nos remete aos tempos bíblicos e que ainda tem muito a nos ensinar. Afinal, esses guardas eram fundamentais para manter a segurança dos muros da cidade, pois sem eles, os inimigos poderiam facilmente invadi-la.

Os atalaias eram responsáveis por ficar atentos aos movimentos dos inimigos durante a noite, já que nesse período os espiões podiam subir os muros e avaliar as fraquezas da cidade. Além disso, caso os guardas adormecessem durante o turno, eles poderiam ser severamente punidos, até mesmo com a morte, uma vez que a segurança da cidade dependia deles.

Precisamos estar atentos

Essa analogia pode ser aplicada também à nossa vida espiritual, pois a missão que as Escrituras nos convidam a viver não é uma missão de festa ou de folga, mas sim uma vida de esforço, luta, disciplina e posicionamento constante. Assim como os atalaias precisavam estar alertas para garantir a segurança da cidade, nós também precisamos estar atentos para manter nossa vida espiritual em segurança.

Na história da igreja, o lugar da oração muitas vezes foi negligenciado, mas Deus sempre agiu por meio de poucos, por meio de pessoas improváveis e incapazes, que foram forjadas pelo Senhor e estavam aptas para o trabalho. No entanto, na dinâmica da intercessão, é possível ver que Deus usa a fraqueza das pessoas para mostrar o Seu poder e obter a vitória.

O intercessor nos muros da oração

Vamos abordar três aspectos que se encontram em um intercessor que se coloca nos muros da oração. Identificação, agonia e autoridade.

1.      Identificação

O intercessor deve se identificar com aqueles pelos quais ele intercede. Jesus, como o nosso  Eterno intercessor, que intercede por um mundo perdido, tomou a nossa natureza sobre si mesmo. Ele aprendeu a obediência mediante todas as coisas que ele sofreu, ao ser tentado em todos os pontos como somos. Logo, o nosso Salvador conquistou essa posição com a mais completa autoridade. A identificação deve ser o ponto de partida na vida dos vigias.

pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:15
 
2.      Agonia 

Todo aquele que prova dessa identificação, também prova da agonia por meio do Espírito no lugar de intercessão (Rm 8:26-28). Sendo assim, vemos que essa agonia cresce à medida que morremos para nossos desejos naturais, e por meio do próprio Espírito O escolhemos. 

Existem exemplos de pessoas que provaram de agonia na intercessão: Moisés quando orou pelo povo após o pecado de idolatria (Ex 32:32). Assim como Paulo que expressou uma profunda dor por causa de seus irmãos (Rm 9:3). Contudo, poderíamos citar diversos exemplos de pessoas que provaram de agonia na intercessão.

Logo, o amadurecimento da intercessão é o Espírito compartilhando os gemidos conosco.

3.      Autoridade

O intercessor que se identifica, é levado a agonia, enfim, conhece a autoridade. Afinal, a intercessão identifica o intercessor de tal modo como servo sofredor, que dá a ele, um lugar que nem todos alcançam: Mover o coração de Deus. 

Logo, esse tipo de intercessão, é a intercessão que move o coração de quem ora, ao ponto de levá-la ao coração de Deus, e por haver ali a concordância, move o coração de Deus em realizar, manifestar, transformar o desígnio.

Os intercessores

Certamente, os trabalhadores que o Senhor comissiona para Sua missão, partem desse lugar. Digamos que essa experiência da intercessão é a incubadora de homens e mulheres que realizam um trabalho efetivo e relevante diante de Deus. Logo, eles são fruto de orações agonizantes e perseverantes. 

Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 1 Tessalonicenses 2:4
 
Uma compreensão profética do intercessor

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós, Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Isaías 62:6,7

Esse texto além de falar sobre o chamamento do Senhor aos seus trabalhadores ao lugar de oração, fala sobre uma perspectiva futura e profética do fim dos tempos. Portanto, o Espírito derramará um espírito de súplica e graça (Zc 12), e o Movimento de Oração chegará em seu ápice. 

Assim, oração e intercessão é um dos principais temas da profecia do fim dos tempos. No entanto, haverá um grande conflito no fim desta era entre dois movimentos globais de oração. O anticristo dará poder a um movimento de falsa adoração (Ap 13:4,8,12,15), porém o movimento liderado por Jesus será muito mais poderoso!

Intercessores em tempo integral

Essa passagem de Isaías 62 se dá com a restauração de Jerusalém como objeto de louvor na terra. A dimensão de 24/7 dessa promessa implica em que alguns intercessores e ministérios são chamados a se dedicar à intercessão como uma ocupação em tempo integral.

Contudo, a compreensão dos versículos 1-5 são cruciais para então cumprirmos 6,7. Que traz o entendimento do amor, das afeições de Deus sobre Seu povo, e o nosso engajamento no clamor por Israel.

A identidade da igreja é casa de oração

Enfim, é necessário deixar claro que o se levantar em intercessão, não é apenas de ter causas ministradas. Na verdade, é cooperar, trabalhar para o retorno do Senhor. Salmos 96 e 98 apontam profeticamente que sobre um período futuro em que adoração e intercessão ao Senhor se levantará em toda terra.

Afinal, essa será a identidade da Igreja: ser uma casa de oração. Is 56:6,7:

E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança, esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Isaías 56:6,7

Ou seja, isso chegará ao conhecimento de todos, não apenas do Senhor, que a Igreja é um lugar de clamor e louvor. Deus levantará seus atalaias nos muros da oração.

Fonte: https://fhop.com/isaias-62-os-atalaias-sobre-os-muros-da-oracao/
.

October 13, 2025

Sopra em mim

.

Jo 20: 19-22

¹⁹ Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
  — Que a paz esteja com vocês!
²⁰ Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor.
²¹ Então Jesus disse de novo:
  — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
²² Depois soprou sobre eles e disse:
  — Recebam o Espírito Santo.

.

October 12, 2025

How deep is your love?

.
.
"Com quem vocês vão me comparar? A quem eu seria igual?" — diz o Santo.
Levantem os olhos para o alto e vejam. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.  
Is 40: 25-26

October 11, 2025

Open Heaven

.
.
Quanto a você, siga o seu caminho até o fim
.

October 10, 2025

O que é mais importante?

.
.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração
porque dele procedem as fontes da vida
.

October 09, 2025

Você não está só

.
Disse Filipe: - "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".
Jesus respondeu: - "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

  • última conversa pessoal entre Jesus e Filipe (contexto de despedida)
  • personalidade de Filipe: altamente racional, cognitivo, bom de cálculo*, provavelmente hoje seria engenheiro.
* podemos comprovar esta característica no milagre de multiplicação dos pães (Jo 6: 5 a 9), pois Filipe calculou de cabeça o quanto de dinheiro era necessário para alimentar a multidão. Neste episódio vemos o quanto Filipe era razão/cérebro (fez os cálculos imediatamente) enquanto que André era coração/alma (mostrou um começo para o milagre acontecer).

Esther Carrenho

Nesta passagem percebe-se que Filipe sabia que ia perder Jesus, que ele estava triste. E a pergunta dele nos mostra que hoje nós tb temos Deus em nossa companhia e muitas vezes não nos damos conta; não O reconhecemos.

Este diálogo aconteceu na quinta, um dia antes da paixão de Cristo (sexta-santa). E no domingo vemos a mesma coisa acontecer com os discípulos em Emaús (Lc 24: 13-24); eles caminharam com Jesus, mas os seus olhos estavam meio que fechados, impedidos de enxergar, de reconhecer o Senhor.

Jesus se preocupa com o que a gente pensa, sente. O que os discípulos no caminho de Emaús estavam sentindo? Decepção, desolação, frustração, perplexidade (preste atenção nas emoções porque elas sempre nos indicam, dão pistas). E como eles, nós tb podemos deixar estes sentimentos “cegarem” a nossa visão e não reconhecermos que Jesus reina e tem poder! Muitas vezes criamos uma imagem daquilo que é ideal e não enxergamos a realidade. Qual é a visão que vc tem? É a perspectiva humana ou a visão de Deus (1 Co 2:9)?

Em Mt 11: 2-3 vemos João Batista preso por Herodes e ele deprimido pede aos seus discípulos para perguntarem a Jesus se Ele era mesmo o Messias. João Batista estava preso por fazer a coisa certa! Assim como José (Gn 37)! Pessoas justas também sofrem. Jó tb sofreu. Neste mundo vamos passar sofrer injustiças. Às vezes até na igreja.

Outro sentimento que nos cega é o medo. O medo distorce a visão que temos, não conseguimos enxergar a realidade. Em Mc 6: 47-49 os discípulos estavam num barquinho no meio da tempestade e quando Jesus se aproxima, eles não enxergam o Mestre; eles vêem um fantasma. O medo tira a tranqüilidade, ele impede de ver, faz a gente ver assombração onde não tem.

Outro sentimento que impede ver Jesus é a tristeza profunda. Quase todos os milagres as pessoas procuram Jesus, mas no caso da viúva de Naim (Lc 7: 11-12) ela estava tão prostrada na própria dor que nem percebeu Jesus. Se Ele não se aproximasse dela, talvez nunca soubesse que o Autor da Vida estava ao lado dela!

A tristeza impede de enxergar uma saída no fim do túnel. Quando perdemos alguém, nos sentimos impotentes; nesta hora a dor é tão grande que parece que até Deus está morto (“aonde está Deus?”).

Decepção, frustração, depressão, medo, profunda tristeza – tudo isto nos impede de ver o nosso Libertador.

Eu queria que vc refletisse agora: - “Como você lida com estas emoções na sua vida?”

Não fuja construindo defesas fingindo que estes sentimentos não existem. Perdemos o nosso calor, a nossa humanidade. Prefiro estar com alguém que sente, cheio de falhas, do que um santo/legalista que se esconde atrás de uma máscara. Não devemos ter medo destes sentimentos. Porque para tudo Jesus tem uma resposta!

- Para os discípulos de Emaús (Lc 24: 25-35): Ele relembrou, refrescou a memória deles falando sobre os profetas, de tudo o que precisava acontecer; caminhou com eles, aceitou o convite para ficar e dormir com eles. Só depois de dividir o que tinham, no partir do pão é que viram o seu Senhor! Então ganharam uma força extra, ficaram tão felizes que até voltaram para levar esperança aos outros discípulos. “Ele vive! Ele está vivo!”

- Para João Batista (Mt 11: 4-6): Jesus fez milagres e disse aos discípulos de João: - vão até lá e contem o que viram!

- Para a viúva de Naim (Lc 7: 13-15): Ele falou para ela parar de chorar, tocou no morto, trouxe-o à vida e levou-o para a mãe.

- Para os discípulos no barco (Mc 6: 50-52): Ele disse - “Sou Eu, não tenham medo, estou caminhando até vocês!”

Jesus confronta de maneira amorosa, Ele não critica e nem julga.

Para Filipe, Jesus faz um apelo ao seu racional: - “Filipe, há quanto tempo você está comigo?”

DEUS é particular. Ele trata de maneira única cada filho, Ele é muito criativo.

Jesus Cristo sabia que Filipe não sabia viver desestruturado porque era muito racional, não entende por que tem de perder alguém. Então Jesus fala: - “Eu vou, mas vou deixar o Consolador” (Jo 14: 16-17). Filipe, que sempre precisou que as coisas fossem palpáveis e visíveis, agora precisa de coração! Para receber o Espírito Santo. Porque o Espírito Santo não tem corpo físico apesar de usar as pessoas.

O Senhor caminha conosco nas nossas decepções, nas nossas tristezas, nas injustiças e nos diz que temos alguém que podemos CONFIAR.

Aconteça o que acontecer, mesmo que você não enxergue, mesmo que veja tudo com visão distorcida, que sinta vazio, saiba que Ele está PRESENTE na sua vida através do Espírito Santo e que Ele nunca te condena, mas te acolhe.

Que o Pai esclareça e complete estava VERDADE na sua vida!

Deus te abençoe.
.
.

October 08, 2025

Something more

.
.

October 07, 2025

O cálice amargo

.
Chérie,
este artigo é muito lindo.
A parte que mais gostei é "são mais frágeis... logo desaparece".
No amor de Cristo,
KT

Às vezes o 'cálice' parece amargo demais

- Anderson Rogério de Souza

Quando você procura um alívio para os seus temores, você espera muito mais que palavras. Você espera que as palavras ganhem vida, porque o desespero é tamanho e, às vezes, você fica sem direção, perde a esperança, a postura, o equilíbrio, perde o controle. Sei como se sente e entendo você. Às vezes o 'cálice' parece amargo demais. Seu 'cálice' amargo pode ser duro de suportar, mas dizer um monte de coisas sem o menor respeito ao seu sofrimento pode fazer com que você pense que estou buscando palavras, sem compreender a sua situação.

Quando você fala de tudo o que está passando agora, sei que as lágrimas vêm e quase sempre sua memória busca as piores situações para ilustrar o que está vivendo. E acho que, para ajudar alguém, uma pessoa precisa entender a estrutura de quem a gente quer ajudar. Precisa deixar que o seu momento de desabafo flua da forma como gostaria que fosse. 

Se você não quer falar muito, então por que não deixá-lo sozinho um pouco, refletindo o tanto que achar necessário? Se prefere falar tudo o que deseja, entendamos que isso é muito importante e que nesse instante o que mais queria é ser ouvido. Só não me diga que perdeu as esperanças, porque a vida é a mais preciosa dádiva, e a sua ainda não acabou. Você ainda respira, ainda está de pé. Nenhum dos obstáculos, os quais pensa agora, foram suficientes para parar você. 

Você é amado e importante para alguém, aliás, você é importante para muitos! Pessoas que ainda nem chegou a conhecer. Famílias inteiras, indivíduos que nem ao menos chegou ao seu pensamento. Você não sabe como poderá fazer a diferença para outro alguém, como poderá transformar a vida de outros! Sendo assim, valorize-se acima de tudo antes de julgar os padrões e os fundamentos de sua força e de sua esperança.

A fraqueza pode liquidar um abatido, mas nenhum abatido ficou a mercê de ser derrotado a ponto de ser vencido. Todos têm uma chance para se levantar. Portanto, não se considere um desses. Palavras podem dizer muita coisa, e muitos já disseram tanto para você! Você questiona que rumo tomar, o que decidir, como fazer... mas agora não é o momento de pensar em mudanças bruscas, o que precisa pode estar perto de você, tudo pode se transformar em pouco tempo, sem precisar fazer uma escolha que eu sei que está lhe fazendo sofrer.

Parece que nessa altura de nossa conversa, acabou a lembrança do 'cálice' amargo, parece que ele se foi, pois é isso que acontece. 'Cálices' são mais frágeis que você, e eles se quebram. O que ele contém se derrama aos seus pés e logo desaparece. Amargos ou não, neste momento isso não faz a menor diferença. Se der alguns passos, tudo ficará para trás, sem nunca ter afetado de fato, você.

October 06, 2025

Consolação

.

Consolação é uma bela palavra.

Ela significa "estar" (con), "com o solitário" (solus).
Oferecer consolação é uma das formas mais importantes de cuidado.

A vida é tão cheia de dor, tristeza e solidão que muitas vezes pensamos no que podemos fazer para aliviar o imenso sofrimento que testemunhamos.

Podemos e devemos oferecer consolação.

Podemos e devemos consolar a mãe que perdeu seu filho, o jovem com aids, a família cuja casa foi destruída pelo incêndio, o soldado ferido, o adolescente que pretende se suicidar, o idoso que se pergunta por que ainda vive.

Consolar não significa eliminar a dor, mas estar lá e dizer: "Você não está sozinho, estou com você. Juntos podemos carregar o fardo. Não tenha medo. Estou aqui".

Isso é consolação. T
odos nós podemos dá-la e recebê-la.
.
- Henri Nouwen
.

October 03, 2025

Sonda-me

.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece
 os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me
 pelo caminho eterno. 
Sl 139: 23-24
.