September 15, 2011

A corrida

Hebreus 12

1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta,
2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
3 Considerem aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, de forma que vocês não se cansem nem se desanimem.
4 Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Filho meu, não despreze a disciplina do Senhor e não se desanime quando ele o repreender
6 porque o Senhor disciplina a quem ama e castiga a todo aquele a quem aceita como filho".
7 Suportem as dificuldades como disciplina; Deus os trata como a filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos, mas bastardos.
9 Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos para assim vivermos!
10 Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
11 Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, contudo, ela produz um fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
13 "Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.
14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
15 Cuidem para que ninguém se exclua da graça de Deus, nem alguma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.
16 Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.
17 Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

Rodapé da Bíblia Vida Nova

1. Nuvem de testemunhas: o bom testemunho dos heróis do Antigo Testamento deve incentivar-nos a perserverar na corrida da fé mesmo que até ao martírio. Peso: práticas, idéias, relações etc. que, sem ser pecaminosas em si, nos prejudicam no avanço espiritual. Pecado: não um pecado individual mas nossa pecaminosidade.

A Corrida da Fé:
1- sua inspiração: os heróis da fé;
2- seu incentivo: Cristo, o Iniciador e Destino;
3- suas instruções: largar os pesos e pecados;
4- sua exigêcia: perserverança.

2. Olhando... Jesus: é a Ele que devemos imitar na corrida. A vitória tanto sobre o peso como sobre o pecado fascinante é focalizar a atenção no Senhor tendo só uma ambição: agradá-Lo. Em troca: pode significar "por causa da alegria" ou "em lugar (substituição) de alegria".

5-7. Correção: treino, educação para a vida, castigo. A correção e responsabilidade recebidas de Deus produzem vantagens futuras na maturidade alcançada.

8. Todos... participantes: a filiação inclui provação. Bastardos: quem não é filho de Deus não recebe disciplina dEle.

9. Respeitávamos... submissão: nestas duas palavras encontramos a essência da ideia bíblica do "temor do Senhor". Pai dos espíritos (de homens não anjos). Deus é o criador do espírito humano enquanto o pai humano é da carne. Viveremos: a salvação completa está em vista.

10. Melhor lhes parecia: em contraste com a disciplina em ignorância humana, o Pai Celestial corrige com perfeito amor e sabedoria. Santidade: ganhamos esta posição pelo sacrifício de Cristo mas a santidade na prática vem pela tribulação e zelo espiritual.

11. Fruto pacífico... justiça: seria uma reação de submissão e alegria do cristão frente toda provação da fé.

12 e 13. É uma exortação à parte mais sadia da igreja para não causar tropeço aos mais fracos na fé. Mãos descaídas: são as mãos dos desanimados na luta. Extravie: pode ter o significado médico de "deslocado".

14 a 16. Imperativos da Vida Cristã:
1- sempre viver em paz com opróximo;
2- avançar na santificação;
3- ter cuidado para com os desviados;
4- não tornar as cousas de Deus comuns.

15: Atentando (vigiar). É como quem cuida de um ente amado gravemente doente. Faltoso: carecendo da graça salvadora de Cristo. Raiz: tanto aqui como em Dt 29:18 trata de alguém da comunidade que envenena a outros. Dt 29:18: "para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, e vá servir aos deuses dessas nações; para que não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga". Raiz que produza erva venenosa: a idolatria seria como uma raiz a produzir fruto amargo (v. Dt 19: 22-28).

16: Impuro: este caso de Esaú pode incluir a idolatria. Profano: significa não dar valor às cousas espirituais.

Bíblia Sagrada - Versão NVI

1 Portanto, nós também, visto que estamos rodeados por uma tão grande multidão de testemunhas, vidas que são exemplos da fé, deixemos tudo aquilo que nos embaraça, e o pecado que nos envolve tão de perto, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.
2 Olhemos para Jesus. Ele é a fonte da nossa fé e aquele que a aperfeiçoa, o qual, pela alegria que lhe estava reservada, suportou a cruz, aceitando a humilhação, vindo a sentar-se no lugar de maior honra à direita do trono de Deus
3 Pensem bem em tudo aquilo que ele suportou da parte dos pecadores, para que não venham a enfraquecer, desencorajando-se.
4 No fundo ainda não chegaram, como ele, a verter o vosso sangue na luta contra o pecado.
5-6 Não se esqueçam das palavras de ânimo que Deus vos dirige como a filhos: "Meu filho, não desprezes a correcção do Senhor, "e não desanimes quando ele te mostrar que estás errado porque o Senhor corrige aquele a quem ama,"e castiga aqueles que reconhece como seus filhos".
7 Deixem pois que Deus vos discipline; isso só prova que ele vos trata como filhos. Pois não é normal que um pai corrija o seu filho?
8 Se Deus não vos corrigisse, isso poderia ser sinal de que afinal não seriam seus filhos; seriam como filhos ilegítimos.
9 Pois se nós respeitamos os nossos pais aqui na terra que nos educaram, não deveremos muito mais submetermo-nos ao nosso Pai espiritual, para aprendermos verdadeiramente a viver?
10 Os nossos pais terrenos só por um curto espaço de tempo nos educam, procurando fazer o melhor que sabem. Porém, a correção de Deus é para o nosso bem, para participarmos da sua santidade.
11 Pois com certeza que nunca é agradável ser castigado; no momento em que somos corrigidos custa-nos muito. Mas depois é que se vêem os resultados, nos que foram disciplinados - uma vida justa e de paz.
12 Portanto, tornem a levantar as mãos caídas de cansaço; e firmem bem os joelhos já enfraquecidos.
13 Dirijam os vossos passos por caminhos direitos, para que aqueles que coxeiam não acabem por se afastar de todo, mas antes aprendam a andar firmes.
14 Procurem viver em paz com toda a gente, e levar uma vida santa; porque sem santidade ninguém poderá chegar a ver Deus.
15 Tenham cuidado para que ninguém deixe de beneficiar da graça de Deus, e também que nenhuma amargura crie raízes em vocês, a qual, ao brotar,venha a causar-vos perturbações, e depois, por contaminação, também a muitos outros mais.
16 Que ninguém se deixe arrastar pela imoralidade sexual, ou perca o respeito pelas coisas divinas, como Esaú que por um bom prato de comida chegou a vender os seus direitos de filho mais velho.
17 E sabem que mais tarde, quando quis recuperar esses direitos, não conseguiu; de nada lhe serviram as lágrimas que verteu.
.

0 Comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

<< Home