April 30, 2012

Preparado para ser surpreendido ; )!

.
Esteja sempre vestido com roupas de festa e unja sempre a sua cabeça com óleo.
.Eclesiastes 9.8
 
De tempos em tempos o Rei oferecia um banquete e além de convidar os nobres convidava também pessoas comuns. Enviava um emissário que aleatoriamente batia à porta de alguma casa e avisava que as pessoas dali estavam convidadas.

Era necessário que estivessem prontas para seguirem de imediato. Ninguém sabia quando isso poderia acontecer e quem não estivesse preparado adequadamente, perdia o que poderia ser a maior chance de sua vida.

Simples assim, o conselho do Rei Salomão é que estejamos sempre preparados para que coisas extraordinárias nos aconteçam. Gente preparada e com esperança tem maiores chances de aproveitar as oportunidades que a vida oferece.

É dar uma “mãozinha” pra vida, fazendo a sua parte, estudando, se relacionando, saindo de casa para conhecer pessoas, lendo, se informando.

Tem gente que fica esperando o além fazer tudo e reclama quando não recebe a “visita” do emprego ou a chegada do “príncipe encantado”. Tem gente que já perdeu a esperança de que coisas extraordinárias possam acontecer.

Aprendi que devo viver a vida sem esperar sentado as coisas acontecerem e também aprendi que coisas extraordinárias podem acontecer, como um amigo que você encontra depois de 20 anos na rua e que o coloca em contato com uma pessoa que você jamais poderia imaginar reencontrar.

2012 Alexandre Robles
 
Fonte: http://www.alexandrerobles.com.br/me-ajuda-a-te-ajudar/
.

April 29, 2012

Em busca de sentido

.
O que é um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é.

É o ser que inventou as câmaras de gás, mas também é aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios.

- Viktor Frankl
.

April 28, 2012

Surrender ; )!

.
Entrega total, rendição completa.

É abrir mão do controle e jogar-se aos Seus pés deixando-O completamente à vontade para fazer da sua vida o que Ele quiser.

Não sabe do que estou falando?

Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=28q6J3P4FKs&feature=related

PS- Ah, sim... este tipo de atitude só é possível quando temos confiança completa no que Ele é, no Seu amor constante e leal, e quando não temos mais nada a perder.
.

April 27, 2012

O amor sobrevive ao imprevisto

.
Ainda que eu tivesse o dom de profetizar e conhecesse todos os mistérios, se não tivesse amor, de nada valeria.
1 Coríntios 13

Mais do que tratar de questões sobrenaturais no campo da fé e da teologia, este argumento a cerca da excelência do amor trata de uma elementar ambição humana, a de controlar a partir do conhecimento do futuro. Se você soubesse o que vai acontecer amanhã com certeza tomaria providências em relação a isso.

Quanto mais jovens somos, mais cremos no poder da previsão, tanto de nossos instintos e intuição, quanto por vezes de algum profeta que diz saber o que vai nos acontecer. Tais revelações exercem fascínio sobre nós.

E quando estamos apaixonados as previsões que fazemos de nosso futuro são as melhores possíveis. Sabemos nomes de filhos quando ainda não casamos, sabemos a cor de decoração da sala antes de o negócio ser concretizado, enfim, projetamos o mundo ideal no futuro para alimentar nossa ação no presente.

O que acontece é que chega o dia em que o amor é testado. É o dia em que o imprevisto acontece, em que a tragédia bate à porta, em que tudo sai de nosso controle e o mundo não é o idealizado anteriormente.

Por isso que amor não é coisa de menino, mas de gente grande, porque se sustenta não no poder absoluto do planejamento e da previsão, mas se sustenta na capacidade de se adaptar à realidade, aquém do que se sonhou, mas a única que existe.

Amar é saber escolher o mal menor quando as situações fogem ao nosso controle.

© 2006 Alexandre Robles

Fonte: http://www.atual.info/dev/atual_devocionais_one.asp?IDDev=262
.

April 26, 2012

Um pé lá e outro cá

.
"Saudade de chamar as coisas de bacanas. Saudade de quando as lembranças não eram instantâneas".

Chérie,

mas pensar no passado só é válido quando você está com os olhos focados no futuro.

É saber de onde você veio e para onde você vai.

Porque um passado bacana só pavimenta o futuro lindo que está apenas começando.

Para você, para mim, para nós ; )!

Bjs,

KT
.

April 25, 2012

Tudo novo de novo ; )!



Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.

Eu já passei por este processo algumas (muitas) vezes e ainda estou aqui, teimando em florescer de quando em vez.

Perdas? Ganhos? Ilusões... apenas experiências.

As coisas são apenas isso: coisas. Experiências, desejos, bens materiais... são só "coisas".

O que faremos (ou não) com elas é o que realmente importa.
.

April 24, 2012

Um novo dia ; )!

.
Chérie,

quando a gente machuca, precisa limpar a ferida, tratar com carinho para então ela sarar.

Não adianta enfaixar sem cuidar e sair por aí, fingindo que está tudo bem, correndo o risco de pegar uma infecção e piorar ainda mais o quadro.

É preciso respeitar o tempo, pois nada como um dia após o outro.

Mas lembre-se: não é o tempo que cura as feridas, e sim o Amor.

Por isto, mergulhe nas águas profundas do Seu grande amor para ser curado.

Não sabe do que estou falando?

Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=MMZIvEsfgcY

Beijos,

KT
.

April 23, 2012

Tem um Deus feliz comigo ; )!

.
Vá, coma com prazer a sua comida e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.
Eclesiastes 9.7
 
Eclesiastes carrega o peso de quem pensa de modo existencial, para quem a vida é mais do que a matéria. Gosto porque é humano e encara cada detalhe de nossa humanidade com realismo.

Aqui a felicidade é apresentada de três maneiras. Ela mora nas coisas simples. Ou a vida simples nos faz feliz ou nada nos fará.

Também, que é feliz quem se utiliza do que a vida oferece respeitando a utilidade de cada realidade. O prazer que desejamos, precisa ser extraído do que de fato oferece prazer legítimo. Assim é que o vinho pode alegrar o coração, ou pode nos tornar viciados. Tudo o que pode nos dar prazer, pode também nos escravizar.

E, mais importante, é que nossa felicidade depende da consciência de que Deus já se alegra conosco não por causa de qualquer coisa boa que tenhamos feito e a despeito dos erros que já cometemos, mas unicamente pelo fato de nos haver perdoado antes mesmo de nos ter criado.

Quem assim se enxerga, pode ter prazer no que é simples, ter prazer no que existe para dar prazer e alegrar-se sem culpa e sem medo, pois descansa na convicção de que há um Deus no Universo e Ele se alegrou em salvar e fazer feliz seus filhos.

2012 Alexandre Robles

Fonte: http://www.alexandrerobles.com.br/tem-um-deus-feliz-comigo/
.

April 22, 2012

It´s coming ; )!

.
Chérie,

depois da tempestade vem a bonança; depois de uma noite de choro, vem a alegria de manhã.

Não acredita? Precisa de colo?

Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=SwafzM3A55I

Beijos,

KT
.

April 21, 2012

Confiança


Uma pessoa confiante encara as derrotas

- pr. Russell Shedd

Viver requer confiança. Um bebê, logo depois de nascer, inicia sua avaliação do mundo em que foi inserido com um questionamento fundamental. Vale a pena viver ou não? A maneira amorosa com que a mãe sorri e olha para a criancinha inspira confiança. Os cuidados dispensados para dar conforto e alimento confirmam a esperança incipiente do nenê. Ele ganha um acervo de esperança que o sustenta e dá convicção de que a vida é boa.

Na medida em que a confiança cresce, o sentimento de bem-estar e realização se fortalece. A pessoa confiante é segura e positiva. Vê o futuro com uma certeza interior que o impulsiona para frente. Uma pessoa confiante encara as derrotas da vida com uma visão que o assegura de que a próxima tentativa dará certo. Otimismo e alegria são frutos naturais de pessoas inerentemente confiantes.

Fé é a raiz da palavra “confiança”. Trata do espírito da pessoa que deixa seu dinheiro no banco sem pensar duas vezes se a confiável instituição manterá sua impecável reputação de cumprir suas promessas ou não. Confiabilidade cresce ao longo da história em que a instituição age com integridade e trata a todos com honestidade. “A fé está morta para a dúvida, surda para o desânimo, cega para impossibilidades” (Pérolas para a Vida, comp. J. Blanchard).

Confiança cristã se alcança menos pela observação do mundo visível do que duma visão de Deus que concede “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb 11.1 - NVI). Confiar significa recorrer aos recursos inesgotáveis de Deus quando se olha para o futuro. Afinal de contas, o futuro tem um arsenal inesgotável de armas destrutivas. Acidentes, doenças, reveses financeiros, perdas de entes queridos, planos e projetos que falham, tropeços humilhantes, e a própria morte. Todos tendem a minar nossa confiança. Mas Deus assegura a seus filhos que Ele “...age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28 - NVI).

Passos para alcançar a confiança em Deus

Primeiramente, deve existir um sentimento forte e profundo de necessidade no coração. Pessoas que confiam inteiramente em si mesmas, que acreditam que a boa vida que desfrutam é resultado de suas boas decisões e esforço, têm uma grande barreira a superar para crer em Deus e entregar a vida aos seus cuidados.

Em segundo lugar, não é possível confiar naquilo do qual não se tem algum conhecimento. Quando um amigo lhe assegura que um remédio proporcionou um resultado surpreendente, é natural querer experimentar o mesmo benefício quando se sofre do mesmo mal. Pessoas sem conhecimento de Deus, que nunca provaram que o Senhor é bom (Sl 34.8), têm dificuldade em confiar nEle. Mas quando ouvem de alguém a experiência de confiança e socorro que viveram em Deus, têm interesse natural de participar do mesmo privilégio.

Em terceiro lugar, uma vez demonstrado que a Bíblia possui evidências que comprovam sua inspiração divina, como Paulo afirma (2 Tm 3.16), é preciso dedicar-se à leitura do texto, que trará informações sobre Deus e seus atributos. Muitas vezes, leitores iniciantes da Bíblia têm a sensação de que estão constatando a viva realidade por trás de tudo o que existe.

Em quarto lugar, é importante testar a realidade da promessa divina que garante que todo aquele que confia no Senhor não será confundido ou frustrado. Pela oração, o candidato desejoso de receber a maravilhosa graça salvadora precisa pedir que Deus confirme seu amor com o selo do seu Espírito. A certeza de que Deus atendeu nossa oração vem com a paz que inunda o coração dos que conhecem e confiam no Senhor. Paulo nos assegura que “o próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus”.

Em quinto lugar, uma vez tendo o testemunho do Espírito no coração, o neófito terá boas perspectivas de crescimento na sua fé na medida em que ele ora e se fortalece no estudo da Palavra e se submete diariamente ao Senhor Jesus. Isaías escreveu há milhares de anos: “O fruto da justiça será a paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre” (Is 32.17).

Muitas vezes, confiança colocada em pessoas desconhecidas resulta em decepção e amargura. Não acontece assim com Deus. Ele é o Todo-poderoso, o Soberano e amoroso Criador. Ele é totalmente confiável. Ele providenciou um caminho seguro para o céu. Sua Palavra contém promessas comprovadamente seguras.

“Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apóie em seu próprio entendimento”, disse o sábio Salomão. Não tenho conselho melhor para lhe oferecer.

Fonte: http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=60&materia=511
.

April 20, 2012

O lugar mais seguro do mundo

.
Quando sobrevem a tempestade, onde os passarinhos buscam abrigo? Debaixo das asas acolhedoras dos pais, dentro do ninho.

É assim que me sinto quando volto para a casa e é assim que deveríamos nos sentir quando estamos conscientes do amor constante e leal do Pai.

É saber que apesar dos perrengues, das dificuldades, você nunca vai estar sozinho porque Alguém se importa e protege você.

É saber que, apesar das evidências dizerem o contrário, a confiança que Ele deposita em você nunca será abalada porque Ele conhece você tão a fundo que nunca duvidou da sua capacidade.

Ao me colocar no lugar de Jó, sabe o que mais doi no coração? Não foi perder tudo, mas a desconfiança dos amigos e da mulher sobre a sua integridade.

Por isto chérie, lembre-se de que o lugar mais seguro do mundo está a uma oração de distância: o coração do Pai.

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=GoTgBpAlWfE&feature=related
.

April 19, 2012

Gratidão

.
Chérie,

o foco da sua vida deve estar nEle; em nada e em mais ninguém.

Quando você se dá conta de tudo o que Deus já fez por você, é impossível não ter o coração agradecido.

É a conversão do coração de pedra para o coração de carne (Ez 36: 27).

Não tem ideia do que estou falando?

Vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=4q26NkqUeYQ

Um beijo carinhoso,

KT
.

April 18, 2012

A tensão entre ser bom, parecer bom e fazer o bem

.
Bom eu não sou, eu sei disso e Jesus também. Isso é bom, aceitar que não sou me faz enfrentar com dignidade minha condição humana e depender da Graça de Deus.

Parecer bom, não devo. É tolice e quando não, hipocrisia. Neste caso, sou liberto das tentativas vãs de fazer parte da média, ora moralista, ora religiosa. Acontece que pretendo parecer bom geralmente para conquistar ou manter a aceitação das pessoas e abrir mão da máscara me leva ao risco de perder popularidade. Que seja assim, pro bem da minha alma.

Fazer o bem, eu posso. A despeito de ser naturalmente mau, e sem a pretensão de parecer bonzinho para que todos gostem de mim. Aliás, caso eu queira apenas fazer o bem, nem sempre serei compreendido, porque não farei necessariamente o que a média elege como correto e nem farei o que todos querem e esperam que eu faça, porque nem sempre o que eles querem é o bem que eu sei que devo fazer. Dizer “não” na maioria das vezes é fazer o bem, mas quase sempre não parece bonzinho.

E quando eu fizer o mal, na minha tentativa de fazer o bem, posso seguir sem culpa, sou réu confesso, já assumi que não sou naturalmente bom e não me importo em parecer assim.

Acho que este é o caminho.

2012 Alexandre Robles

Fonte: http://www.alexandrerobles.com.br/entre-ser-bom-parecer-bom-e-fazer-o-bem/
.

April 17, 2012

Bendito seja o Deus que não responde às orações

.
- pr. Luiz Sayão

Talvez o amigo leitor jamais poderia esperar que um cristão evangélico dissesse palavras tão absurdas e à beira da heresia como essas. Como se pode afirmar um disparate desse, se durante milênios o povo de Deus tem proclamado em alto e bom som que Deus responde as orações.

Apesar de parecer simples, talvez a oração seja uma das áreas da vida cristã mais difíceis de entender. Quando olhamos para o que Jesus nos diz em Mateus 6.8 "porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais" sentimo-nos pouco estimulados a orar. O raciocínio é muito simples: Deus já conhece minhas necessidades e tem todo o poder para atendê-las, por outro lado, eu mesmo, além de não conhecer de fato minhas próprias necessidades ainda corro o grande risco de nem saber fazer pedidos a Deus corretamente (Tg 4.3; Rm 8.26). A conclusão prática na vida de muita gente é simplesmente um desencorajamento na vida de oração.

É muito possível que a nossa expectativa sobre a oração esteja equivocada. Como meninos malcriados, pensamos em orar com intenções egoístas. Procuramos a Deus para resolver nossos problemas e atingir nossos sonhos, muitas vezes alinhados com os valores desse mundo. Ao contrário do que muitos pensam, a grande bênção da oração não está nas mudanças miraculosas que Deus pode fazer. Não! A principal finalidade da oração é mudar a nós mesmos. Deus quer que o procuremos em oração, mesmo que isso pareça desnecessário, pelo menos por três razões:
  1. Para que cresçamos em comunhão pessoal com Deus e o conheçamos
  2. Para que aprendamos a depender de Deus, humilhando-nos diante de dele
  3. Para que tenhamos o privilégio de sermos o instrumento usado por Deus em sua obra
Infelizmente pensamos na oração como um meio mais rápido de alcançarmos o que queremos. Todavia, Deus deseja que através da oração e da comunhão mais profunda com ele, tenhamos nossa principal necessidade atendida: a mudança de valores. Antigamente eu orava para alcançar coisas, obter felicidade imediata e livrar-me da dor; agora, trabalhado por Deus começo a orar a oração que Cristo faria; os meus desejos são trocados pelos desejos de Deus.

É exatamente por causa disso que a bondade esplêndida e maravilhosa de Deus não permite que ele atenda a todas as nossas orações. Isso seria tornar um filho mimado e malcriado. Muitas vezes Deus não nos ouve, porque não deve ouvir mesmo. Às vezes fazemos pedidos egoístas (Tg 4.3), insistimos em pedidos que não nos farão bem (Sl 106.15), e ficamos chateados com a demora de Deus que muitas vezes ocorre (Lc 18). Todavia, o Deus poderoso, que faz coisas extraordinárias por meio da oração de cada um de nós (Tg 5.17,18), em seu amor e infinita sabedoria resolve não responder aos nossos pedidos. Diante disso, só podemos dizer: Bendito seja o Deus que não responde orações que não devem ser respondidas.

Fonte:http://www.vidanova.com.br/asp/mensagem_detail.asp?codmensagem=4
.

April 16, 2012

Olhos para ver e ouvidos para ouvir ; )!

.
Chérie,

ontem vi uma criança dando piti no meio do shopping (claro que o pai deu um safanão e a cena acabou ali) rs.

Meditando hoje cedo, lembrei de uma passagem que diz que devemos ficar felizes ao passarmos por tribulações (Tg 1: 2-4) pois Deus disciplina a quem ama, pois o objetivo é que sejamos aperfeiçoados, afinal somos filhos amados e não bastardos (Hb 12: 5-11).

Maluco, não?

Chérie, será que a gente às vezes não parece aquela criança fazendo cena no shopping, precisando de um safanão (que mêda) rs?

A minha oração é para que Deus nos dê olhos para ver e ouvidos para ouvir o que Ele tem para ensinar (só fique atento para uma coisa: a cada dia nos tornamos mais parecidos com aquilo que adoramos - se você não estiver adorando a Deus, provavelmente terá um ídolo diante de você e logo não poderá ver ou ouvir o que Ele tem para dizer).

Um beijo,

KT

Quando Bons Propósitos se Transformam em Ídolos

- por Rick Boxx

Ao começar o aconselhamento de indivíduos e grupos de pessoas no ambiente de trabalho, enfatizando o relacionamento entre espiritualidade e questões profissionais cotidianas, senti-me apaixonado por essa missão de Deus. Isso permanece verdadeiro até hoje. Meus motivos, entretanto, se desviaram quando sobrevieram tempos difíceis. O medo de fracassar me levou a controlar com rigor a organização. O trabalho tornou-se meu patrão. Quando o dinheiro não entrou como era esperado, comecei a usar meu fundo de aposentadoria para fazer frente às necessidades da empresa, em vez de confrontar o problema real que Deus desejava que eu identificasse. Quando minha esposa Kathy se opôs, racionalizei dizendo que aquilo era a vontade de Deus e devíamos nos mostrar dispostos a sacrifícios.

Foi preciso muito sofrimento familiar antes que Deus me pusesse de joelhos e me revelasse que eu estava servindo mais a "minha organização", ao invés de serví-lo. Minha paixão, dada por Deus, havia ultrapassado os limites razoáveis e se transformado em idolatria.

Muitas pessoas no mercado de trabalho, e mesmo pastores, padres e líderes envolvidos em buscas espirituais, acabam caindo nessa armadilha. Permitem que sua paixão por crescimento, capitalização, serviço, ou uma crescente autoestima, excedam os limites razoáveis. Ao final, esses bons propósitos e objetivos acabam se transformando em autênticos ídolos.

Ao escrever para a jovem igreja da cidade de Colossos séculos atrás, o apóstolo Paulo ofereceu um conselho que permanece válido até hoje: "Assim, façam morrer tudo o que pertence natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa destas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência" (Colossenses 3.5-6).

Ao ler a palavra "paixão" no meio dessa lista de males fiquei incomodado. Pesquisando mais a fundo a etimologia da palavra, descobri que o termo no original grego "pathos", significando "paixão fora dos limites razoáveis ou luxúria". Ironicamente, a definição de "pathos" também faz referência a "sofrimento". Minha experiência tem mostrado que, ao permitir que nossas paixões se transformem em ídolos, o sofrimento acaba vindo em seguida.

Você tem permitido que alguma paixão em sua vida cruze a linha tênue que a separa da idolatria? Por exemplo: a busca por progresso em sua carreira um fator dominante em sua vida? Sua determinação em alcançar o sucesso de sua empresa é tão forte a ponto de colocar outras coisas em risco como sua saúde, família ou seu bem-estar espiritual? Ainda que seu casamento e sua família sejam importantes, você tem devotado tanto tempo e energia para atingir suas metas e expectativas, que tem negligenciado outras áreas importantes de sua vida?

Se isto tem ocorrido é provável que sua paixão por essas coisas tenha se transformado em idolatria, o que basicamente significa cultuar ou fazer disto o objeto de sua atenção e devoção extremas.

É um fato curioso da vida que nossos pontos fortes possam se transformar em fraquezas quando usadas de forma equivocada. Se você suspeita ter caído nessa armadilha, faça uma pausa e peça a Deus que revele qualquer ídolo que porventura exista em sua vida. Pergunte-se: "Para onde está dirigida a maior parte de meus pensamentos e orações? Quando permito que meus pensamentos vagueiem, para onde se dirigem normalmente?

É muito bom estar apaixonado em todas as áreas de nossa vida. Mas as paixões podem se tornar perigosas. Não permita vingar aquelas que são inadequadas.
.

April 15, 2012

A felicidade, desesperadamente

.
Chérie,

o amor, a alegria e a paz somente podem ser encontrados em Deus, e nunca em pessoas, coisas ou atividades.

Por isso não busque fora o que precisa estar dentro de você (Lc 17: 21b).

Enquanto você não se der contaconfiar e se render a Ele, nunca poderá experimentar uma vida de verdade.

E lembre-se: todo dia nasce com o potencial de ser um grande dia - que tal começar hoje?

Um beijo,

KT

"Tu nos criaste para ti, e por isso só acharemos descanso em ti”.

Agostinho de Hipona
Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

- Carlos Drummond de Andrade
.

April 14, 2012

Um eterno aprendizado

.
Chérie,

quando a gente pensa que possui ou sabe alguma coisa da vida, vem um tsunami e destroi tudo o que levou anos para construir.

Mas viver é exatamente isto: aprender, reconstruir, renascer.

Sim, eu sei: é preciso ser muito corajoso para ter uma atitude de afronta à vida, mas... respeite o seu momento de recolhimento.

Pare, reflita, pense, chore se for preciso... e mude.

E não se esqueça: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30: 5).

Um beijo,

KT

PS- Para ouvir a trilha sonora do dia vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=Bag1gUxuU0g
.

April 13, 2012

1.000 motivos para ser feliz ; )!

.
Chérie,

que a vida não está fácil, isto todo mundo sabe. Mas está em cada um de nós escolher que tipo de vida quer ter.

Por exemplo: tomou uma rasteira da vida? Pois é, você pode escolher ficar entre prostrado na sarjeta se lamentando, ou pode levantar do chão, sacudir a poeira e partir para outra (porque essa não vai ser a primeira nem a última invertida, se é que me entende).

A questão é que tem gente que passa a vida inteira guardando as desventuras e mantendo as tristezas de estimação. Parece que sabota a própria alegria, não sabe rir, tem culpa de ser feliz.

E pior, inferniza a vida de quem está perto (muito medo nesta hora)!

Fala sério: para que desperdiçar o melhor da vida arrumando confusão e perdendo tempo com picuinhas?

Chérie, a vida é curta então valorize quem você ama, aproveite cada segundo, cultive as verdadeiras amizades e seja muuuito feliz ; )!

Um beijo,

KT
.

April 12, 2012

Vida de verdade ; )!

.
Trocar e-mails não me faz mais amiga de ninguém. Saber o que acontece na vida dos outros tb não.

Lembro que numa reunião de trabalho, um diretor de jornalismo comentou de um jantar que ele teve com uns empresários e gracejou sobre o resultado de uma pesquisa que mostrava que grande parte da população respondia boa noite qdo o William Bonner encerrava o Jornal Nacional. Porém, no mesmo instante ficou constrangido, pois percebeu que muitas pessoas naquela sala adotavam a mesma postura (muito medo nesta hora) rsrs.

Esse é um problema da pós-modernidade: como temos acesso a tudo, criamos uma falsa ilusão de intimidade (superficialidade em detrimento à profundidade).

No entanto, amizade sólida não se constroi assim, com babás eletrônicas. Pelo menos, para mim não é suficiente.

Gosto de olhar nos olhos, de ouvir a voz, tocar no braço, rir junto, ir na casa dos outros ou receber gente em casa. Gosto de prestar atenção na comunicação não verbal, de escutar com os ouvidos do coração, de orar junto, de abraçar, de beijar e até de chorar (de preferência lágrimas de alegria) rs. Pq para mim, isto que é intimidade.

Vida real implica em relacionar-se com pessoas de carne e osso, que te amam de verdade (não pq vc seja perfeito, muito menos elas - mas porque escolheram amar), que se importam e que são corajosas para assumir os desafios que uma amizade representa de crescimento, sinceridade consigo mesmo e com os outros.

Chega de fingir que está tudo bem. Para que ser amigo de alguém se vc não tem liberdade de abrir o seu coração?

Vc não se abre pq não admite para si mesmo que tem problemas? Ou pq tem medo?

"Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados" (Tg 5: 16).

Este é o convite da comunidade de amor.

Reverência ao Destino

- Carlos Drummond de Andrade

"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado. Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.

Fácil é dizer "oi" ou "como vai?" Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas.

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados. Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras. Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que deseja saber. Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.

Fácil é dar um beijo. Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.

Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo porém com tamanha intensidade, que se petrifica e nenhuma força jamais o resgata."
.

April 11, 2012

Estar bem ; )!

.
Ontem foi um dia ordinariamente feliz ; )!

Não porque as coisas tivessem saído perfeitas (muito pelo contrário), mas sabe quando você está tão bem, tão em paz, que nada pode roubar a sua tranquilidade?

Nem trânsito caótico, nem gente sem noção, nem quando as expectativas são frustradas, nem quando você ouve um monte de absurdo...

Quer saber o segredo? Vai lá: http://www.bibliaonline.net/biblia/?livro=19&versao=2&capitulo=131&leituraBiblica=&tipo=&ultimaLeitura=&lang=pt-BR
.

April 10, 2012

Recuperando o sentido da vida

.
Jonas 1
  1. Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
  2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
  3. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor.
  4. Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar.
  5. Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
  6. O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos.
  7. E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
  8. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
  9. Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
  10. Então estes homens se encheram de grande temor, e lhe disseram: Que é isso que fizeste? pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
  11. Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.
  12. Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
  13. Entretanto os homens se esforçavam com os remos para tornar a alcançar a terra; mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
  14. Por isso clamaram ao Senhor, e disseram: Nós te rogamos, ó Senhor, que não pereçamos por causa da vida deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
  15. Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
  16. Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos.
  17. Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Uma das coisas mais fáceis de acontecer em nossa existência é perder o sentido da vida. Não raras vezes somos tomados por essa sensação de que o que estamos fazendo não nos preenche; temos a sensação de que a nossa vida está padecendo de um sangramento, de um vazamento incontido de sentido, de significado e razão suficientemente forte para viver. A maioria sente que está andando em círculos, numa espiral que vai sempre para baixo. Os relacionamentos não mudam, a vida não muda, nada dá certo, nada vai para frente - parece que estamos sempre no contrafluxo da felicidade.

O texto acima referenciado nos fala de um homem que um dia se viu em tal situação. Seu nome é Jonas. A história de Jonas é a história de um homem que perdeu o sentido da vida. Um homem sem eixo, sem centro, sem perspectiva - literalmente jogado de um lado para o outro pelas ondas da vida.

O perfil de Jonas é o de alguém que perdeu o sentido da vida, pois:

a) Jonas é um homem em queda livre. Os versos 3 e 5 nos mostram que Jonas só consegue descer na vida. Ele desce para Jope, desce para o fundo do navio, desce para as profundezas do mar. Ele está em queda livre, em decadência, ele está descendo, ele só consegue descer, sua trajetória é sempre para baixo;
b) Jonas é um homem na contramão da história. Ele está na contramão de Deus; tomou o caminho errado, entra no contrafluxo. Tudo sai errado, tudo parece estar contra ele, nada dá certo: o barco não anda, o vento é contrário, a sorte não está a seu favor. Jonas está navegando no contrafluxo de Deus;
c) Jonas é um homem em processo de autodestruição. O verso 12 diz que Jonas se voluntaria a morrer. Ele diz: "tomai-me e lançai-me ao mar..." - a morte é a sua 1a. opção. Sem perspectiva, ele desiste de lutar, de tentar, de crer.

O que fazer quando tudo na vida perde o sentido e nós ficamos à deriva no mar de nossa própria desesperança?

A história de Jonas nos mostra algumas atitudes que o levaram a esta situação e nos ajudará a entender os processos que levam nossas vidas a tal:

1. Jonas perdeu o sentido da vida quando achou que a solução dos seus problemas vinha de fora e não de dentro de seu coração (v. 5). Ele acreditou que aliviando as cargas do navio resolveria o problema (tal era a confiança de Jonas que ele se deita e dorme). Mas não resolveu. Cada vez o mar se agitava ainda mais. Por que? Porque a solução para o problema de Jonas não estava em mudar as circunstâncias externas, mas em mudar o seu coração. O problema não era a tempestade, o excesso de peso do navio, a força dos ventos ou a voragem das ondas - o problema era o seu coração. Um coração rebelde, obstinado em fazer a sua própria vontade. As circunstâncias eram apenas um reflexo da atitude do seu coração em não obedecer à vontade de Deus. Era preciso mudar o seu coração.

2. Jonas perdeu o sentido da vida quando ele, sabendo da verdade, preferiu persistir no erro (v.12). Jonas preferiu morrer a mudar de atitude. Em outras palavras, ele estava dizendo: "podem me jogar na água, mas eu não mudo, não volto atrás". Persistiu no seu erro até as últimas conseqüências. Isto é trágico. Muitos perdem o sentido na vida em razão dessa atitude. Sabem da verdade, mas preferem, optam por caminhar no erro até darem (como Jonas) nas profundezas do abismo escuro de suas próprias decisões.

3. Jonas perdeu o sentido da vida porque foi incapaz de perceber que aquele contrafluxo da vida era o contrafluxo de Deus. Jonas não percebeu que aquela ladeira existencial, aquele vento contrário - tudo dando errado - era Deus dizendo: "pare". "mude de direção". Mas o profeta fujão não atinou para essa verdade: que quando entramos no contrafluxo da vida e as coisas não estão indo a lugar nenhum talvez seja porque estamos na direção errada, estamos na contramão de Deus, damos (consciente ou inconscientemente) num caminho que será a nossa própria destruição e Deus está dizendo "pare", "volte". A vida só tem sentido quando somos habilidosos em compreender as "sinalizações" de Deus que servem para nos aperfeiçoar; caso contrário, a vida se torna um tremendo absurdo.

Quem sabe nós não estejamos como Jonas, sem eixo, fora do centro, sem perspectiva - sem sentido para a vida. Talvez seja hora de entendermos e deixarmos para trás os mesmos processos que acabaram por tornar a vida desse servo de Deus um desastre e o jogaram no abismo das profundezas do mar.

Creiamos nisto.

Rev. José Kleber Fernandes Calixto
IP de Coromandel, MG

PS- Para ouvir a trilha sonora do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=RkLltowCX20
.

April 09, 2012

Imperfeitos, mas vivos

.
Chérie,

a cada dia me dou conta que mais do que falar, o importante é viver.

Porque vida é mais do que conhecimento, razão e sentido; é feita de pessoas, instantes e relacionamentos imperfeitos, porque viver é assim.

Ontem tive um sonho perturbador do qual tirei as seguintes lições:
  • Quando você enxergar algo que o incomode eticamente, faça o que precisa ser feito, por mais que ninguém no mundo se importe;
  • Separe e procure distinguir o que está vendo (é apenas uma pessoa ralhando com outra? é abuso emocional? ou são feridas profundas que a criatura tem dentro de si por isso machuca os outros? - as pessoas só oferecem o que tem dentro delas mesmas);
  • Faça intervenções a partir do amor (dê dignidade à vítima como pessoa e questione o comportamento do agressor);
  • Diferencie fazer x caminhar junto (o passado é como uma sacola que precisa ser arrumada enquanto que o futuro envolve relacionamento);
  • Mantenha os olhos atentos (respeite os limites e não usurpe a responsabilidade de ninguém; porém procure se informar se está tudo bem);
  • Atitude amorosa: não é tanto o que se diz, mas como o outro vai receber o que você falar.
Às vezes nos escondemos numa bolha para proteger, porém se refletirmos sobre a transcendência na ressurreição de Lázaro (o Pai dando mais do que podíamos imaginar ou pensar) vida é isto: é sair para um mundo imperfeito, é dar a cara para bater; é confiar e até morrer se for preciso.

Dá para exercitar a sabedoria, a prudência e cultivar a serenidade? Ótimo, mas não esqueça também de manter a essência, a integridade e a simplicidade, não deixando nunca de ser quem você é.

Um beijo,

KT
.

April 08, 2012

Feliz Páscoa ; )!

.
Chérie,

a natureza mostra que o mundo é maior do que imaginamos; que a vida é feita de ciclos e que muitos milagres acontecem longe de nossos olhos.

Por isto lembre-se de que Cristo veio para que tivéssemos vida, e vida em abundância (Jo 10: 10b).

Vai lá: http://www.aish.com/v/ho/50573032.html

Beijos,

KT
.

April 07, 2012

Persistência em viver uma vida simples

.
É preciso abrir mão da ilusão para viver a realidade.

Escolher a interdependência ao invés da independência.
Escolher a vida ordinária ao invés da vida extraordinária.
Escolher o amor ao invés do poder.

É preciso convicção para manter-se firme na simplicidade.
.

April 06, 2012

O extraordinário surge do ordinário

.
Chérie,

você conhece a história da ressurreição de Lázaro?

Se não, leia correndo porque é linda: http://www.bibliaonline.net/biblia/?livro=43&versao=2&capitulo=11&leituraBiblica=&tipo=&ultimaLeitura=&lang=pt-BR

Em linhas gerais, Jesus era muito amigo de uma família em Betânia (a 3 km de Jerusalém) e quando Lázaro fica doente, as irmãs mandam um recado (na minha opinião, meio manipulador: "a quem amas"). Só que Jesus fica mais dois dias ao invés de partir imediatamente e Lázaro vem a falecer.

Bem, não vou contar a história toda, mas existem elementos muito significativos como amor fileo x amor agape; palavras x atitudes; razão x emoção; imanência x transcendência; controle x entrega; poder x amor...

Chérie, nem preciso dizer que chorei (esse episódio aconteceu um pouco antes do Getsemâni, ou seja, tudo a ver com a Páscoa ; ).

E se Páscoa tem a ver com liberdade, escolha, aprofundamento relacional, sacrifício de amor e por aí vai, já viu...

Um beijo carinhoso,

KT
.

April 05, 2012

Terminar a boa corrida e guardar a fé

.
Chérie,

a vida é uma maratona onde vencedor é aquele que finaliza a corrida e não quem apenas larga bem.

O mundo está cheio de gente que começa uma trajetória bonita e se perde no meio do caminho... E o tempo, que deveria se tornar um aliado no sentido de ensinar e trazer maturidade e sabedoria, recalca ainda mais as faltas: é aquela pessoa que se torna obstinada ou se acha no direito de "poder" (como Raskolnikov, de Crime & Castigo, coloca-se numa categoria "especial" de pessoas e sai por aí barbarizando)... ô dó!

E como tudo pode piorar (aff), ainda tem a hipocrisia (quantas pessoas mascaradas fazem apologia do que é correto enquanto a própria vida está uma bagunça - por exemplo, dá bronca numa pessoa por causa da pressão alta enquanto ela mesma se entope de frituras embora tenha problemas no fígado)...

Triste se não fosse patético, não é?

Por isto, chérie, preste atenção no próprio quintal para ver se a sua vida tem sido manancial de vida ou cemitério de sonhos (mêda)...

Beijos,

KT
.

April 04, 2012

Desejo

.
- Victor Hugo

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado
E que se não for, seja breve em esquecer
E que esquecendo, não guarde mágoa
Desejo, pois, que não seja assim
Mas se for, saiba ser sem se desesperar.

Desejo também que tenha amigos
Que mesmo maus e inconseqüentes
Sejam corajosos e fiéis
E que pelo menos em um deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim
Desejo ainda que você tenha inimigos
Nem muitos, nem poucos
Mas na medida exata para que
Algumas vezes você se interpele
A respeito de suas próprias certezas
E que entre eles
Haja pelo menos um que seja justo.

Desejo depois, que você seja útil
Mas não insubstituível
E que nos maus momentos
Quando não restar mais nada
Essa utilidade seja suficiente
Para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante
Não com os que erram pouco
Porque isso é fácil
Mas com os que erram muito e
irremediavelmente
E que fazendo bom uso dessa tolerância
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais
E que sendo maduro
Não insista em rejuvenescer
E que sendo velho
Não se dedique ao desespero
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor.

Desejo, por sinal, que você seja triste
Não o ano todo, mas apenas um dia
Mas que nesse dia
Descubra que o riso diário é bom
O riso habitual é insosso
E o riso constante é insano.

Desejo que você descubra
Com o máximo de urgência
Acima e a respeito de tudo
Que existem oprimidos, injustiçados e infelizes
E que estão bem à sua volta.

Desejo ainda
Que você afague um gato, alimente um cuco
E ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também
Que você plante uma semente, por menor que seja
E acompanhe o seu crescimento
Para que você saiba
De quantas muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro
Porque é preciso ser prático
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente e diga:"Isso é meu"
Só para que fique bem claro
Quem é o dono de quem.

Desejo também
Que nenhum de seus afetos morra
Por eles e por você
Mas que se morrer
Você possa chorar sem se lamentar
E sofrer sem se culpar.

Desejo por fim
Que você sendo homem, tenha uma boa mulher
E que sendo mulher, tenha um bom homem
Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes
E quando estiverem exaustos e sorridentes
Ainda haja amor pra recomeçar.

E se tudo isso acontecer
Não tenho mais nada a lhe desejar.
.

April 03, 2012

De volta para o futuro

.
Chérie,

caiu, levantou - sacode a poeira e vamos lá: tudo novo de novo.

Arregace as mangas, parta para a luta.

Olhe para frente, enxergue além dos limites; veja Deus em todo tempo, em todo lugar.

Coragem, você não está sozinho!

Precisa de um chacoalhão de amor (rsrsr)?

Vai lá: http://www.alexandrerobles.com.br/o-fim-do-luto-2/

Bjs,

KT

PS- Quando desanimar e pensar em desistir: http://www.bibliaonline.net/biblia/?livro=19&versao=2&capitulo=27&leituraBiblica=&tipo=&ultimaLeitura=&lang=pt-BR

April 02, 2012

Imensidão de amor

.
A cada dia me dou conta que o mundo precisa de muito, muito amor.

E as pessoas gritam de várias maneiras: com palavras, com comportamentos agressivos, abrindo mão da própria vida (tornam-se mortas-vivas; estão de corpo presente, mas de alma ausente) e por aí vai.

E a nossa responsabilidade, como é que fica?

Sim, porque se você está enxergando, ou faz parte do problema ou da solução.

Chérie, meu desejo é que você se levante com coragem e convide a quem estiver perto, para mergulhar junto com você na imensidão do mar do amor de Deus.

Só encharcados pela Sua graça é possível sermos curados, transformados e vivermos a vida plena e abundante que Ele sonhou - para você, para mim - para nós ; )!

PS- Para ouvir a trilha sonora do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=sWu7bMSSuN8&feature=related
.

April 01, 2012

Tornar-se sábio

.
Envelhecer não é opcional; tornar-se sábio sim.

Velhice tem sido tema recorrente de reflexão.

Não vamos viver todo o tempo do mundo para aprender com nossos erros, por isto a importância de observar e aprender, principalmente, com o erro dos outros (rs).

"Deixa pai e mãe" não significa abandoná-los à própria sorte, mas abrir mão dos jogos-de-montar-que-montam-ao-contrário, para viver a vida que está esperando por nós (e como é fácil perpetuar o erro dos nossos pais - que diga Isaque)...

Como no filme Os Descendentes, não podemos escolher o legado que vamos herdar, mas sempre podemos decidir como lidar com ele.

Que Deus nos ajude ; )!
.