September 28, 2015

Conectados com o mundo, mas carentes de relacionamentos

.
Você sabia que, de acordo com pesquisas, dos 400 amigos que podemos fazer durante toda a vida, apenas 6 se tornam íntimos?

E mais!

Pessoas que vivem cercadas de amigos sofrem menos de ansiedade e depressão; já quem vive isolado tem 3 vezes mais chances de morrer prematuramente.

O paradoxo é que nunca conhecemos tanta gente como conhecemos hoje e nunca fomos tão carentes de relacionamentos como somos hoje.

Fonte: http://ultimato.com.br/sites/jovem/2015/11/13/conectados-com-o-mundo-mas-carentes-de-relacionamentos/

Não sabe do que estou falando?

Vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU

September 27, 2015

Bem-aventurados os amigos dos velhos

.
Bem-aventurados aqueles que entendem por que sempre tropeço e minhas mãos tremem.
Bem-aventurados aqueles que sabem que meus ouvidos agora fazem força para ouvir o que dizem.
Bem-aventurados os que provam saber que meu ânimo baixo está e meus olhos mal podem ver.
Bem-aventurados são eles, eu sei, que hoje cedo não reclamaram quando na mesa café derramei.
Bem-aventurados aqueles que à porta vêm, com sorriso nos lábios e expressão de prazer, repartir comigo as notícias que têm.
Bem-aventurados os que não me trazem à memória, em tom de censura, ou simples brincadeira: “Você já contou duas vezes esta história!”
Bem-aventurados os que nos fazem voltar de tempos passados as doces lembranças, e à alegria da vida assim retornar.
Bem-aventurados os que outros fazem saber que amor eu mereço, que respeito eu tenho, que sozinho não estou no difícil viver.
Bem-aventurados os que do saber têm a luz para ver que hoje as forças me faltam para sobre os ombros levar minha cruz.
Bem-aventurados os que, desejando ajudar, com carinho, amor e com dedicação tornam suave a minha volta pr’ o Lar.


Tradução adaptada do poemeto em inglês de Esther Mary Walker, Beatitudes for the friends of the aged, por Edijéce Martins Ferreira, pastor da Igreja Presbiteriana da Madalena em Recife, PE

Fonte: http://ultimato.com.br/sites/jovem/2015/10/02/bem-aventurados-os-amigos-dos-velhos

September 21, 2015

Como não ouvi-los?

.
Experiência e esperança na velhice reúne depoimentos, conselhos e lembranças de velhos - e outros nem tanto - sobre o que vale a pena guardar no coração, como viver na “última idade” e que bênçãos Deus reserva para quem chega nesta fase da existência.

Como resultado de tudo isso, percebemos que há uma porta poucas vezes aberta pela maioria das pessoas: a velhice. Abrindo-a, nos surpreendemos com a riqueza guardada no outro lado.

Serenidade, realismo, sabedoria,, gratidão.

Ao lermos Experiência e esperança na velhice, nossa fé pode ganhar contornos concretos de uma existência cotidiana, ordinária e madura. Não se trata de uma vida que ainda virá, mas, sim, daquela que já vivemos; é com ela que aprendemos sobre o que virá.

Como não ouvi-los?

Assim como a infância, a fase da velhice tem muito a nos ensinar. Sobre a vida, sobre a morte, sobre o amor, sobre a dor, sobre o que importa, no final das contas. E sobre Deus. Com exceção dos desmemoriados, o que mais os idosos têm são memórias, que nos contam de sua biografia e da ação de Deus em sua vida.

A vida de um idoso é a prova de sua firmeza e persistência na fé.

Eles foram fieis.

E Deus foi fiel a eles.

Como não ouvi-los? Como não oferecer-lhes espaços privilegiados a partir dos quais compartilhem com os mais jovens as suas experiências e a esperança em Deus? Por que não promover a troca entre o vigor exuberante e a carreira iniciante dos jovens e a beleza precária e carreira final dos velhos? Na oração de um velho (Salmo 71) não é isto o que pede o salmista?

Ó Senhor, meu Deus, em ti
ponho a minha esperança;
desde jovem tenho confiado em ti.
Falarei do teu poder,
ó Senhor, meu Deus;
anunciarei a tua fidelidade,
a tua fidelidade somente.
Agora que estou velho,
e os meus cabelos ficaram brancos,
não me abandones, ó Deus!
Fica comigo enquanto anuncio
o teu poder e a tua força
a este povo e aos seus descendentes.

Boa leitura.

Fonte: http://www.ultimato.com.br/conteudo/como-nao-ouvi-los

September 14, 2015

Experiência e esperança na velhice

.
Desde o início da década de 1960 estamos vivendo cada vez mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos são hoje no país 26,3 milhões, o que equivale a 13% da população. É possível que esse percentual chegue a 34% em 2060. 

Quase não se fala mais o que o salmista dizia: “Viverei poucos anos aqui na terra” (Sl 119.19). Basta ver as notas fúnebres dos jornais e revistas seculares e evangélicos para nos convencermos desse fato.

Segundo “O Estandarte” (da Igreja Presbiteriana Independente), o “Brasil Presbiteriano” (da Igreja Presbiteriana), o “Mensageiro da Paz” (da Assembleia de Deus), “O Jornal Batista” (da Convenção Batista Brasileira) e “O Caminho” (da Igreja Luterana), vários irmãos morreram aos 81 (Hamilton), aos 86 (Samuel e Isaque), aos 87 (Anália), aos 90 (Joel e Marta), aos 91 (Eugênio), aos 92 (Rosalinda), aos 93 (João), aos 96 (Marcília), aos 97 (Giovane e Guerino), aos 100 (Alexandrino).

Além dessa pequena amostra, no dia 31 de março de 2015, Philip Potter, secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), morreu aos 92 anos. E, no dia 15 de junho, Elisabeth Elliot, viúva do missionário Jim Elliot, morto em 1956 pelos índios aucas no Equador, morreu aos 88 anos.

Não basta viver mais tempo

É preciso viver em comunhão crescente com Deus, superando todos os reveses com a ajuda dele. 

Para muitos, a longevidade vem acompanhada daquele caminho de experiência e esperança descrito em Provérbios 4.18: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

Quando Faraó perguntou a Jacó qual era sua idade, este respondeu: “Já estou com 130 anos de idade e sempre tenho andado de um lado para outro. A minha vida tem passado rapidamente, e muitos anos foram difíceis. E eu não tenho conseguido viver tanto quanto os meus antepassados, que tiveram uma vida tão dura como a que eu tive” (Gn 47.9). 

O patriarca viveu mais dezessete anos no Egito e morreu aos 147 anos (Gn 47.28).

Fonte: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/356/experiencia-e-esperanca-na-velhice 
.

September 10, 2015

Não vou parar no meio do caminho

.
Não quero mais começar no domingo depois do culto e terminar na segunda ao sair da cama. Não quero mais começar em casa e parar na próxima esquina. Não quero mais prometer mundos e fundos e nada fazer. Não quero emitir cheques sem fundo, como na história do homem que começou a construir uma torre e não a terminou, pois não calculou primeiro o preço para ver se tinha dinheiro necessário para finalizá-la (Lc 14.28-32).

É isso mesmo! De hoje em diante, com a ajuda de Deus, vou começar primeiro e terminar depois. Vou dar o primeiro, o segundo, o terceiro, o décimo, o centésimo, o milésimo passo. Vou permitir que o primeiro começo abra o segundo, e este abra o terceiro, e assim sucessivamente, até não haver nenhum outro começo.

Anima-me a não mais parar no meio do caminho o exemplo do filho mais novo do fazendeiro rico da parábola de Jesus. Era grande a distância entre o lugar onde ele estava e a fazenda do pai. Era muito grande a diferença entre o chiqueiro dos porcos e a sala do bezerro gordo que o esperava. No entanto, ele se levantou, deu o primeiro passo e todos os demais até chegar e ser abraçado pelo pai (Lc 15.17-20).

Anima-me a não parar no meio do caminho o exemplo de Salomão, que começou a construir o templo do Senhor no segundo mês do quarto ano do seu reinado (1Rs 6.1) e no oitavo mês do décimo primeiro ano “o templo foi terminado em todos os seus detalhes” (1Rs 6.38).

Anima-me a não parar no meio do caminho o exemplo do rei Josias, que começou a buscar a Deus mais sinceramente no oitavo ano do seu reinado e no décimo segundo ano começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras e a andar nos caminhos de Deus sem desviar-se para a direita nem para a esquerda, até o trigésimo ano do seu reinado, quando morreu (2Cr 34.1-8).

Começar é bonito, mas começar e não terminar é muito feio. É melhor não haver o bonito para não haver o feio. Porém, de hoje em diante, com a ajuda de Deus, vou começar e terminar! Vou abraçar o que é bonito e mandar embora o que é feio.

Vou me lembrar sempre daquela passagem de Zacarias que diz: “Os que não deram valor a um começo tão humilde vão ficar alegres quando virem Zorobabel terminando a [re]construção do templo” (Zc 4.10).

Este será o meu farol: valorizar tanto o dia dos humildes começos, como o dia da formatura ou da missão cumprida!

Fonte: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/339/nao-vou-parar-no-meio-do-caminho

September 09, 2015

Coragem para prosseguir

.
- Marcos Botelho

Nunca pulei de paraquedas ou bungee jumping.

Quando ia pular de paraquedas pela 1a. vez, minha esposa deu a notícia que estava grávida e pediu para eu não pular, então não pulei.

Esse tipo de coisa não me bota medo, e sempre me achei muito corajoso por não ter medo dessas e de outras coisas.

Mas um dia minha mãe me falou que isso não significava que eu era corajoso, pois uma pessoa corajosa é aquela que enfrenta seus medos e não aquela que não tem medo.

Me lembro que ela acabou o papo com a seguinte frase: O dia que você encarar de frente algo que te apavora aí sim você será um corajoso!

Somente há poucos anos, quando Deus falou comigo que eu tinha que sair do meu conforto e começar um projeto em um teatro em São Paulo, que tive o meu primeiro medo de verdade.

Fiquei apavorado, não dormia!

Escondia o meu medo de prosseguir atrás de palavras como prudência e estabilidade.
Equilíbrio e estabilidade podem sufocar o progresso, porque o progresso exige mudança, e a mudança é considerada a antítese da estabilidade.
Andy Stanley
Tentei por várias vezes negociar com Deus pedindo sinais e para Ele abrir a porta por mim, mas Ele sempre respondeu: O que Eu prometi irei cumprir, você só precisa ter coragem para acreditar em Mim.

Me lembrei do texto que Deus fala para Josué: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. (Josué 1:9)

O líder que recusa prosseguir até que o medo passe, nunca prosseguirá.

Consequentemente, nunca liderará.

Fonte: http://ultimato.com.br/sites/marcosbotelho/2015/09/01/coragem-para-prosseguir/
.

September 08, 2015

Amizade, uma jornada surpreendente de confiança, intimidade e crescimento

 
* Leitura: Is 55: 8-11

A . Para começar

O que faz uma amizade se tornar tão importante e especial na sua vida?

Ter fé, crer, confiar e entregar são as 4 etapas de nosso relacionamento com Deus:

·         ter fé é estar seguro quanto ao caráter de Deus e submeter-se à Sua vontade, mesmo sem entender ou enxergar
·         crer é acreditar que tudo o que Deus promete, Ele cumpre
·         confiar vem da intimidade que temos com Ele - quanto mais íntimos, mais conhecemos o Seu verdadeiro caráter e desfrutamos paz;
·         não precisamos ter medo de entregar TUDO, pois temos convicção de que Ele realmente nos dará o melhor

De 0 a 10: que nota você daria hoje na sua própria vida para: fé, crer, confiar e entregar a Deus?

B. Recapitulando

1)     O papel dos testes: aprimorar o nosso caráter (o que temos dentro de nós, quais são as nossas prioridades - Ex 20: 20, 2 Cr 32:31) e mostrar quem Deus é de verdade (e não o que imaginamos - Jr 33:3, Is 55: 8-9)

A FUNÇÃO DA FÉ

A função da fé não é nos dar recompensas, mas sim levar-nos a um relacionamento correto com Deus dando a Ele espaço para operar. Deus quer que compreendamos que a vida cristã é uma vida de fé e não de um sentimental gozo de bênçãos. Às vezes Deus retira suas bênçãos com o intuito de ensinar-nos a caminhar pela fé. A própria natureza da fé exige que ela seja provada, não porque achemos difícil confiar em Deus mas porque é próprio que tiremos da nossa mente todas as dúvidas em relação ao caráter dEle.

É essencial ao desenvolvimento da fé que cada um de nós passe por períodos de isolamento. Nunca confrontamos as provas impostas à nossa fé com a disciplina comum da vida; grande parte do que dizemos ser provas de fé é resultado inevitável de estarmos vivos. Crer na Bíblia é crer em Deus apesar de tudo o que contradiz: é manter confiança no caráter de Deus faça Ele o que fizer.  'Ainda que Ele me mate, nEle esperarei' (Jó 13:15). Essa é a mais sublime declaração de fé de toda a Bíblia.

Fonte: Tudo para Ele, Oswald Chambers, Editora Betânia, págs 239-240.
 
* Através da fé Deus vai se *mostrar como Ele realmente é* e não como nós *achamos* que Ele é.

* O ‘matar’ pode ser em sentido figurado, algo que significa muito para você, que você sempre quis, um projeto pelo qual sempre lutou para conseguir, mas que Deus não dá.

É preciso estar aberto e atento ao que Deus quer nos ensinar, confiando que Ele sempre nos dará o melhor por mais que não entendamos ou vejamos um propósito (Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparado para aqueles que O amam - 1 Co 2: 9). Ou seja, mais importante que sacrifício, é a nossa obediência a Ele (1 Sm 15: 22).

2)     Tg 2: 21-23: Onde estava a prioridade de Abraão (amigo de Deus)?

C. Leitura e discussão (Gênesis 22):

1)     Deus proverá (vv. 6-14)

6Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. 7Daí a pouco o menino disse:
— Pai!
Abraão respondeu:
— Que foi, meu filho?
Isaque perguntou:
— Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
8Abraão respondeu:
Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho.
E continuaram a caminhar juntos. 9Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10Em seguida pegou a faca para matá-lo. 11Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
— Abraão! Abraão!
— Estou aqui — respondeu ele.
12º Anjo disse:
— Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
13Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. 14Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.”

Pergunta: Deus sempre supre o que precisamos, quando desejamos? Por quê?

2)  Pois você fez o que eu mandei (promessas ampliadas) - vv 15-18

15 Mais uma vez o Anjo do Senhor, lá do céu, chamou Abraão 16e disse:
— Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o Senhor — que abençoarei você ricamente. 17Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. 18Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei.

Pergunta: Em que área em especial Deus poderia estar testando sua disposição em obedecê-Lo plenamente, entregando a Ele toda sua vida e tudo o que você tem?

EXORTAÇÃO

Jesus convida para sermos AMIGOS dEle - Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. 14Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. 15Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai (Jo 15: 13-15).

Jesus se torna o sacrifício perfeito no lugar de Isaque (é Deus sacrificando o próprio Filho, o Seu Unigênito) para morrer em nosso lugar - Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (Jo 3: 16)

Por meio do sangue precioso de Jesus derramado na cruz, nos tornamos filhos de Deus e não escravos - Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Aba, Pai!” (Rm 8: 15).

Encerramento

Feche os olhos. Imagine que você é uma ovelhinha.
Você é arisca, só se deita quando tem certeza de que um leão ou lobo não irão aparecer porque vc não tem muita agilidade.
Ah, por causa do seu pelo, vc não pode passar por correntezas, senão a água encharca tua lã e carrega você.
Você se perde com muita facilidade e é medrosa:

Leitura: Salmo 23 (NTLH - tradução)

O Senhor é meu pastor
Eu tenho tudo que preciso
ele me permite descansar em campos de grama verde
e me leva a piscinas tranquilas de água doce
Ele me dá novas forças
E me guia em caminhos corretos como ele mesmo prometeu,
Mesmo que eu tenha de passar pela mais profunda escuridão
Eu não terei medo, Senhor
Porque você está comigo
Seus instrumentos de disciplina e de resgate me protegem
Você prepara um banquete para mim
Onde todos os meus inimigos pode me ver;
Você me dá boas-vindas como um convidado de honra
E enche o meu copo até a borda ;
Eu sei que a sua bondade e o seu amor estarão comigo por toda a minha vida;
E a sua casa será o meu lar enquanto eu viver.

PS-  Para crescer na fé (filho de peixe, peixinho é)...

5 Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 7A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pe 1:5-8)

Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (Jo 15: 5).
.

September 07, 2015

Oração


Pai de amor, quero te louvar por tudo que és, rico em poder, glória e majestade, e digno de toda nossa adoração.
 
Deus querido, quero te agradecer porque o Senhor tem cuidado de nós e porque a Tua palavra é fiel e diz que se o Senhor é por nós, ninguém pode ser contra nós.

Jesus amado, quero te agradecer porque o Senhor nos resgatou com Seu sangue precioso e pela Sua infinita misericórdia mesmo sem merecermos.
 
Perdão se muitas vezes temos levado nossas vidas separadas de Ti quando é só por meio de Ti que é possível ter vida plena e abundante.
 
Tira Senhor Jesus, tudo o que nos afasta de Ti para que possamos crescer em amor e sabedoria, diante de Ti e de todos que nos cercam.
 
Deus querido, a Tua palavra diz que podemos nos achegar diante do teu trono em busca de graça e misericórdia em tempos de necessidade então peço para o Teu Santo Espírito consolar todas as pessoas que sofreram perdas nesta semana sejam elas emocionais, espirituais ou físicas: o pai do menino Aylan Shenu, do Galip e da esposa; das famílias que perderam entes queridos como o do acidente em Paraty e da ciclista da av. Faria Lima; e constranja os corações daqueles que ocasionaram estas perdas para que se arrependam, pois se tivessem a Ti no coração, não teriam agido desta maneira.
 
Pai, sei que os Teus caminhos e pensamentos são mais altos que os nossos, então ajuda-nos a confiar de que o Senhor fará o melhor mesmo em circunstâncias tão difíceis, pois a Tua Palavra diz que não existe impossível para Ti.
 
Ajuda-nos Senhor, a acreditar em Tuas promessas mesmo quando não conseguimos enxergar. Abre os olhos de nosso coração para ficarmos em paz sabendo que Tu irás conduzir tudo com mãos fortes e poderosas até o retorno de Jesus Cristo porque sei que nenhum fio de nossa cabeça cai sem a Tua permissão.
 
Eu te louvo e te agradeço em nome de Jesus, amém.

September 06, 2015

Salmo 23

.
- Ricardo Gondim

Ousei escrever uma versão minha para o Salmo 23 (primeiro vamos ler na tradução mais conhecida da Bíblia):

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Agora, a minha:

O Senhor é meu tudo.
Ele me faz perceber que tudo falta em mim  – embora eu me sinta misteriosamente completo.
Consigo pensar em campinas verdes mesmo em meio ao caos urbano.
O Senhor me faz reconhecer que tenho carência de calma e serenidade.
Meus silêncios interiores precisam se parecer com as águas tranquilas de um ribeiro.
Meu vigor se renova.
O Senhor se sente feliz quando oriento minha vida com integridade e justiça.
Mesmo que eu me encontre em becos sem saída e em ruelas sujas e escuras, transformarei meu medo em destemor.
Tu juraste nunca me abandonar.
Tua mão e teu ombro me dão a sensação de que alguém cuida de mim.
Sou como um hóspede que ganhou um banquete em um salão protegido de inimigos.
Tu me honras como se eu fosse a pessoa mais importante do mundo.
Meu coração é como um cálice transbordando de alegria.
Estou consciente de que a tua companhia pode ser imperceptível, mas com ela entendo o que significa bondade e fidelidade.
Tu me fazes sempre sentir em casa – aqui e na eternidade.

Soli Deo Gloria

Fonte: http://www.pavablog.com/2015/08/29/o-meu-salmo-23/

PS- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=0fZ-tBR7LJ0
.

September 05, 2015

Quando eu digo "amo você"

.
Eu possuo um vocabulário particular. As palavras, quando ditas por mim, dificilmente estão revestidas do mesmo significado atribuído a elas por outras pessoas. 

Acho que é por isso que sou tão incompreendido. Você sabe que tenho um modo de falar um tanto grosseiro, pesado, desconexo...

Portanto, pelo menos com relação ao ‘amor’, eu gostaria de ser entendido. Não que eu necessite ser entendido por todo mundo. Basta que você me entenda. Afinal de contas, você é o meu mundo.

Eu quero que você saiba que quando eu digo ‘amo você’ não estou dizendo que lhe darei a lua, as estrelas, o céu ou a terra. Quando eu digo ‘amo você’, não estou lhe prometendo noites tresloucadas de prazer nem aventuras eróticas em praias desertas (ou povoadas). Não estou dizendo que me subjugo ao seu modo de pensar nem de agir. Não estou decretando que minha presença será certeza em todos os momentos. Não estou garantindo que quero ser seu namorado, noivo ou marido. Não estou declarando que serei cego para a beleza de outras mulheres, nem prometendo que terei mãos suficientemente fiéis perante possíveis aventuras.

Por favor, não se assuste com essas afirmações. Quando confesso tudo isso, não estou ‘lavando as mãos’ acerca de comportamentos que eu possa ter, aparentemente, de caráter um tanto duvidoso. Não estou assinando um atestado de engodo nem de mentira. Por incrível que pareça, sou sincero toda vez que digo que amo você.

É que, quando eu digo ‘amo você’, estou garantindo que, no que depender de mim, vou fazer o possível para me manter em harmonia com você.

Quero cultivar a unidade com você. Quero ficar em plena sintonia com seus sentimentos, compreender seus pensamentos, perceber suas ações. Quero sentir a sinergia do seu presente – da sua presença –, entender seu passado, sonhar e construir um futuro com você. Quando eu digo ‘amo você’, estou dizendo que não quero lhe pôr algemas, mas que respeito profundamente a sua liberdade (porém, desejo fazer parte dela).

Quando eu digo ‘amo você’, estou dizendo que sinto saudade, que quero o seu bem, que sonho com você, que você é especial para mim.

Estou dizendo que tudo o que faço com relação a você é com intenção positiva. Cada palavra, cada gesto, cada pensamento que tenho para com você é com o coração revestido de coisas boas. Se eu digo ‘sim’ ou ‘não’; se eu me faço presente ou ausente; se eu concordo ou discordo; se eu falo ou silencio; se eu abraço ou me afasto; não importa qual seja a alternativa tomada, ela sempre esteve, está e estará calcada no amor.

E eu não quero me portar inconvenientemente diante de você. Não quero procurar meus próprios interesses. 

É esse o tipo de amor que sinto, que busco, que semeio.

É esse o tipo de amor que tudo suporta, tudo espera, tudo crê.

É sobre isso que falo quando digo ‘amo você’.

Fonte: http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/quando-eu-digo-amo-voce
.

September 04, 2015

Amor e liberdade

.
- Ricardo Gondim

Liberdade e amor.

Não se pode ter liberdade e coerção ao mesmo tempo. Ninguém pode sujeitar o ser que ama com o intuito de conquistar seus afetos.

O ser amado precisa sentir-se livre para mudar, rejeitar ou sumir; e eu que lhe ofereço minha afetividade, sofrerei pelas suas escolhas.

Também, quanto maior o amor, maior a possibilidade de dor. Quem ama com amor infinito corre o risco de sofrer uma dor infinita.

Juan Luis Segundo afirmou: “… significa também que a pessoa amada, permanece livre para mudar, para rejeitar-me e infringir-me, assim, a maior dor que posso experimentar. De fato, amar é oferecer-se desprotegido à dor (segundo frase de Freud)“.

Que quer, então, verdadeiramente, a pessoa que acredita poder exigir de Deus uma criação onde o amor seja infalivelmente feliz?

Pretende um amor sem dom de si, isto é, um não amor, um egoísmo onde a pessoa a quem digo amar se converte em instrumento determinado e cego, sem capacidade de expressar livremente seu ser.

O amor infalível não é amor.

A dor é a outra face do dom de si mesmo, sem reservas, gratuito, como é todo amor verdadeiro.

Assim, o Deus que não se vulnerabilizou à possibilidade de ser rejeitado, não ama.

E o Deus incapaz de amar não é o Deus bíblico.

Soli Deo Gloria.

Fonte: http://www.ricardogondim.com.br/meditacoes/amor-e-liberdade/
.

September 01, 2015

Obediência, um exercício de confiança, fé e entrega

.
A .Algumas perguntas

Qual a coisa mais importante na sua vida?
No que você tem depositado toda sua esperança?
E se você tivesse de abrir mão de um sonho mesmo que ele tivesse sido concretizado?

B. Gênesis 22

1Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu:
— Estou aqui.
2Então Deus disse:
— Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.
3No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. 4No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. 5Então disse aos empregados:
— Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos.
6Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. 7Daí a pouco o menino disse:
— Pai!
Abraão respondeu:
— Que foi, meu filho?
Isaque perguntou:
— Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
8Abraão respondeu:
— Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho.
E continuaram a caminhar juntos. 9Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10Em seguida pegou a faca para matá-lo. 11Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
— Abraão! Abraão!
— Estou aqui — respondeu ele.
12O Anjo disse:
— Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
13Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. 14Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.”
15Mais uma vez o Anjo do Senhor, lá do céu, chamou Abraão 16e disse:
— Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o Senhor — que abençoarei você ricamente. 17Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. 18Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei.

C. Discussão

1)     Por qual motivo você acha que Deus ordenou a Abraão que sacrificasse seu filho?
2)     Você acha que Deus testa os seguidores de Jesus hoje? Por que?
3)     De que maneira a sua fé em Deus tem sido testada? O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre Deus com a experiência?

Para encorajar:

Você realmente confia em mim?

- Joyce Meyer


Deus tem bênçãos guardadas para cada um de nós. Antes de você e eu podermos recebê-las, Ele precisa desenvolver em nós um certo nível de maturidade e faz isto através de várias provações que somos conduzidos a passar. Assim como o Espírito Santo conduziu Jesus para o deserto para ser provado antes de promovê-Lo ao ministério, o Espírito de Deus nos conduz a épocas de provações antes de nos promover. Deus usa as provações para tirar de nós atitudes, mentalidades e comportamentos errados.

Uma provação que Deus nos concede repetidamente é a provação da confiança. Quando nossa fé é provada, estamos sendo preparados para a promoção. Quando Deus pediu para eu deixar a igreja em que servia, foi muito difícil CONFIAR que o lugar onde Ele estava me levando seria melhor de onde eu estava porque todas as pessoas me conheciam e eu era importante (ou pensava que era). Porém, quando deixei de fato, Deus tirou a minha confiança destas coisas e estabeleceu uma confiança profunda nEle e somente nEle.

DEUS QUER QUE CONFIEMOS NELE até mesmo quando não entendemos o que está acontecendo. Talvez vc esteja em uma situação difícil agora e é difícil para vc confiar em Deus para suprir suas necessidades. Talvez Deus falou algo com vc em seu coração e vc não entende como Ele vai fazer com que isto aconteça. Não entre em pânico, é apenas uma prova. Vá a Deus e diga a Ele "Pai, preciso da sua ajuda. Quero confiar em Ti, mas estou tendo dificuldades. A Tua Palavra diz que posso ir a Ti e pedir por graça para ajudar-me quando eu precisasse (Hb 4: 16). Por isto estou aqui agora. Como um ato da minha vontade, eu escolho lançar todas as minhas preocupações e ansiedades em Ti e peço que cuide delas (1 Pe 5: 7). Recebo Tua graça para confiar em Ti e para entrar no Teu descanso"

Uma vez que vc lançou seus cuidados nEle, comece a pensar em todas as vezes na quais Deus proveu no seu passado e cumpriu o que Ele disse em seu coração. Pode ser que vc queira escrever uma lista.

A sua confiança em Deus vai crescer e a paz dEle vai inundar a sua alma. Antes de vc perceber, a provação vai ter passado e vc estará desfrutando de um novo nível de vitória em sua vida.

Encerramento

Para algumas pessoas, o objetivo da vida pode ser:
- dinheiro / família / beleza = não é errado, só não pode ser o alvo da nossa vida!
- correr atrás de poder/admiração x colocar DEUS em 1º lugar (Mt 6: 33)

EXORTAÇÃO

Rm 12: 1-2 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
.