May 31, 2026

Deus vê o coração < 3

.


¹ O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei".
² Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor.
³ Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar".
⁴ Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: "Você vem em paz? "
⁵ Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício.
⁶ Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir".
⁷ O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".
⁸ Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu a este".
⁹ Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu".
¹⁰ Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes".
¹¹ Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? " Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue".
¹² Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".
¹³ Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

1 Sm 16:1-13

Deus sabe quem tem o coração segundo o coração dEle: https://www.youtube.com/watch?v=OumzcFxfIfw

.

May 23, 2026

Radiografia do coração

.


A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e
a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau.
Pois a boca fala do que o coração está cheio.
,Lc 6: 45
.
PS- Oração do dia (9'35"): 'Que as palavras da minha boca e o meditar do meu coração sejam sempre agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Redentor!' (Sl 19: 14)
.

May 16, 2026

Legado

A fé que aprendi com minha mãe
Ela me ensinou a amar a Cristo vivendo uma vida que só fazia sentido porque Cristo estava no centro dela

- Medson Barreto

Era madrugada. Todos da casa dormiam. A menina de dez anos levantou-se, caminhou pelos cômodos na ponta dos pés e abriu a porta da frente. Atravessou a rua, entrou pela porta dos fundos de uma igreja vazia e escolheu um canto discreto. Se ajoelhou. Por duas horas, contou a Deus todos os seus problemas: os acessos do pai, ora carinhoso, ora violento com ela e os irmãos; a saúde frágil da mãe; a pobreza da família. Acreditava que Deus podia atendê-la. Tinha fé. E fazia aquilo todos os dias.

Essa menina é minha mãe.

Maria Barros cresceu entre o interior do Paraná e Minas Gerais, sobreviveu a uma infância e adolescência difícil, casou-se, teve dois filhos e ficou viúva aos 37 anos, quando eu tinha apenas um ano e onze meses. Ela nos criou sozinha, sustentando nossa família com uma barraca de camelô no centro de Belo Horizonte. Ao longo dos anos, enfrentou endometriose com hemorragias que duraram quase uma década, depressão, e um problema na vesícula que evoluiu para cirrose, pancreatite e sepse. E, nesse meio tempo, fez algo que só décadas depois aprendi a chamar pelo nome: me discipulou.

Em Deuteronômio 6, Moisés instrui os pais a ensinarem a fé aos filhos “quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” A fé é transmitida no ritmo da vida, no ordinário de cada dia. Minha mãe entendia isso de modo instintivo. Depois do café da manhã, promovíamos o culto doméstico: canções, leitura da Bíblia, oração. Mesmo quando vinha de uma noite mal dormida, com o corpo ainda carregando o cansaço do dia anterior, fazia mesmo assim. Aquele era o modo como ela ordenava o mundo ao redor, nos mostrando, todos os dias, que havia um Deus real, próximo, digno de toda confiança.

Em muitas madrugadas, eu acordava e a encontrava passando mal, enfrentando uma crise de hemorragia, o corpo exausto. Mas o que eu ouvia, invariavelmente, era uma oração. Ela orava pelos filhos. Sem saber que eu estava acordado.

Aos treze anos, eu enfrentava bullying pesado na escola: agressões físicas, humilhações constantes. Vivia crises de identidade e uma depressão que eu ainda não sabia nomear. Precisava de um culpado para tudo. E escolhi minha mãe, como se ela fosse a responsável por cada dor que eu carregava. Cheguei em casa certa tarde e gritei: “Eu te odeio com toda a força do meu coração!”

Pensei que fosse me castigar. Mas ela se aproximou, segurou meu braço com carinho e disse: “Venha cá, meu filho. Fale por que me odeia e eu vou dizer por que te amo”. Desabei a chorar. Ela me ouviu, pediu perdão pelos erros que talvez tivesse cometido e me abraçou. Minha mãe se tornou, naquele momento, uma parábola viva do amor de Deus. Mais do que uma pregação ou um estudo bíblico, aprendi o que significa ser cristão, ao olhar para a vida daquela mulher.

Algum tempo depois, numa noite em que estava sozinho, orei: “Senhor, não consigo ter fé como a minha mãe tem. Me ajude a crer”. Não pedi a fé de Abraão. Pedi a fé daquela crente que eu via de perto, que sangrou e orou, e que me amou quando era odiada. O discipulado encarnado cria em você um desejo concreto: você não quer “ter fé” como algo abstrato; você quer a fé que aprendeu com alguém.

Há algo que minha mãe me ensinou e que demorei anos para articular com palavras: a fé cristã, no fundo, é amar a uma pessoa: Cristo. Os cultos da manhã, as orações que eu ouvia de madrugada, o abraço naquela tarde, a perseverança mesmo enfrentando tantas enfermidades, tudo era expressão desse amor. Fui sendo formado por ele antes de entender o que estava recebendo. 

Ela nunca me transmitiu grandes conceitos teológicos. Me ensinou a amar a Cristo vivendo diante de mim uma vida que só fazia sentido porque Cristo estava no centro dela.

Fonte: https://www.ultimato.com.br/conteudo/a-fe-que-aprendi-com-minha-mae
.

May 08, 2026

Onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade

.

Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
.2 Co 3:17,18

.

May 07, 2026

Convite à Liberdade

.

¹ O Espírito do Senhor Soberano está sobre mim, pois o Senhor me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos.
² Ele me enviou para dizer aos que choram que é chegado o tempo do favor do Senhor e o dia da ira de Deus contra seus inimigos.
³ A todos que choram em Sião ele dará uma bela coroa em vez de cinzas, uma alegre bênção em vez de lamento, louvores festivos em vez de desespero. Em sua justiça, serão como grandes carvalhos que o Senhor plantou para sua glória.
⁴ Reconstruirão as antigas ruínas, restaurarão os lugares desde muito destruídos e renovarão as cidades devastadas há gerações e gerações.

.

May 06, 2026

A luz resplandece nas trevas

.


.

May 05, 2026

Hobbysmo político

.

Anos atrás, o cientista político Eitan Hersh popularizou o conceito de hobbysmo político. Para muitos, sobretudo entre a esquerda confortável, a política deixou de ser um instrumento de mudança ou de conquista de poder.

Virou um hobby: algo que se pratica no tempo livre, por prazer, sem obrigação e, sobretudo, sem sacrifício.

Neste universo, o gesto conta mais do que o resultado.

A gratificação pessoal pesa mais do que a mudança real.

É a política transformada em spa: a consciência sai limpa; a realidade continua suja.
João Pereira Coutinho

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2026/05/micropilhagem-e-o-novo-hobby-de-quem-luta-por-um-mundo-melhor.shtml
.
.

May 01, 2026

Tudo ou nada

.

PS- Levar a sério [quem se leva a sério]: https://www.youtube.com/watch?v=EoXXbUwMbRY
.