June 08, 2016

A ressurreição de Jesus e a vida cristã

.
- Ricardo Barbosa

A ressurreição de Jesus encontra-se no coração da fé cristã. Quando olhamos para a história do cristianismo, percebemos que ela sempre existiu por causa da ressurreição de Cristo. Como diria Paulo: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé” – a fé perde seu significado. Não podemos pensar na vida e no caráter cristão sem levar em conta esta verdade.

A afirmação central de Paulo no capítulo 8 de Romanos, que fundamenta seus argumentos sobre a nova criação realizada em Cristo é: “se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. O Espírito Santo prometido e derramado sobre os primeiros cristãos em Jerusalém, no dia de pentecostes, é o Espírito da ressurreição de Jesus, o Espírito que vivifica, transforma o nosso corpo e tudo o que somos.

O escritor N. T. Wright, no seu livro “Creio. E agora?” onde ele trata da importância do caráter cristão, diz na introdução: “a vida cristã no presente, com suas responsabilidades e chamados particulares, deve ser entendida e moldada em relação ao alvo final, para o qual fomos criados e redimidos. Quanto mais entendemos esse alvo, melhor conheceremos o caminho que nos leva até ele”.

Vivemos entre dois grandes eventos: de um lado, a ressurreição de Jesus, e do outro, o destino final de todos os santos, a plena ressurreição. A vida cristã só faz sentido quando estabelece uma relação consistente entre um e outro. Isto traz implicações no caráter, na ética, na moral, nos relacionamentos, na missão e na espiritualidade cristã.

Se cremos na ressurreição; se reconhecemos que “fomos ressuscitados com Cristo”, somos chamados a “buscar as coisas do alto” e viver a partir delas. Fomos, juntamente com Cristo, crucificados para o mundo caído e corrompido e ressurretos para o novo mundo de Deus. Isto significa que morremos para as coisas deste mundo (prostituição, impureza, paixões lascivas, corrupção, imoralidades, toda a forma de idolatria, etc) e nascemos para viver a nova humanidade de Deus (mansidão, misericórdia, domínio próprio, paz, amor, alegria, etc).

O caráter cristão é o testemunho visível da ressurreição de Cristo.

Fonte: http://www.ippdf.com.br/comunidade/boletim-da-semana/a-ressurreicao-de-jesus-e-a-vida-crista/

0 Comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

<< Home